Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Elas estreiam às três da madrugada


       Quem quiser ver mais um show da Seleção Brasileira vai ter que ficar acordado na próxima madrugada. É que as nossas meninas vão estrear na fase final do Grand Prix de Vôlei às 3 horas de  Brasília, contra a Turquia, em Tóquio, no Japão.
       Com 9 vitórias em 9 jogos, o Brasil surge como grande favorito, mas além da Turquia, grandes adversários virão a partir de amanhã : China, Bélgica, Rússia e Japão

Olha a Seleção do Dunga aí

           GOLEIROS - Jefferson (Bota) e Rafael Cabral (Napoli); ZAGUEIROS - David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Gil (Corinthians) e Miranda (Atlético de Madri); LATERAIS - Maicon (Roma), Filipe Luis (Chelsea), Alex Sandro (Porto) e Danilo (Porto); MEIO-CAMPISTAS - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City), Ramires (Chelsea), Everton Ribeiro (Cruzeiro) e Oscar (Chelsea); ATACANTES - Hulk (Zenit), Ricardo Goulart (Cruzeiro), Willian (Chelsea), Neymar (Barcelona), Philippe Coutinho (Liverpool) e Diego Tardelli (Atlético Mineiro).
           Aí estão os novos jogadores da Seleção Brasileira, que volta a ser dirigida por Dunga, e que fará dois amistosos difíceis nos dias 5 e 9 de setembro, contra Colômbia e Equador, duas seleções que fizeram uma ótima Copa do Mundo.
             É claro que vamos ter muitas opiniões divergentes, em torno dos nomes escolhidos. Dez deles estiveram na última Copa. E chama a atenção a convocação de seis jogadores que estão atuando no futebol brasileiro.
            O que eu realmente acho, é que o Brasil não tem mais aquele grande número de craques que teve num passado não tão distante. Não está fácil relacionar 22 jogadores comprovadamente competentes. Por isso, vou "engolir" alguns nomes que eu não convocaria, tipo Hulk. Luiz Gustavo, Willian e pelo menos mais uns três ou quatro.

A RELAÇÃO DE DUNGA MOSTRA QUE NÃO TEMOS GRANDES CRAQUES NO MOMENTO

As medalhas que o futebol não ganha

           Enquanto a esmagadora maioria morra de amores pelo futebol, são alguma modalidades menos prestigiadas que continuam ganhando para o Brasil as tão cobiçadas medalhas olímpicas.
Esportes como judô, taekwondo, ginástica, natação e outros menos prestigiados, são os que ainda garantem a presença do nosso País entre as forças intermediárias do esporte.
           Mais uma vez está sendo assim nestes Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo disputados em Nanquim, na China. Hoje, o Taekwondo nos deu a segunda medalha de ouro, através de Edval Marques  (foto), campeão da categoria até 63 kg. Netinho, como é chamado, o novo campeão olímpico, venceu na final o mexicano José Rodriguez por pontos (7 a 6), com o golpe decisivo no estouro do cronômetro.
            Ontem, a jovem judoca Layana Colman (*foto abaixo) já havio ganho o primeiro ouro brasileiro, ao conquistar o título da categoria até 52 kg.   A outra medalha conquistada pelo Brasil até agora foi a de prata no revezamento 4x100m livres da natação.
 

O novo título do basquete


        Jogando "para o gasto", como se costuma dizer, a Seleção Brasileira de basquete feminino ganhou ontem no Equador seu 15º título sul-americano consecutivo, mantendo uma hegemonia que vem desde 1984.
                           A pivô Clarissa foi escolhida a melhor jogadora do Sul-Americano
          O próprio técnico Luiz Augusto Zenon admitiu que o Brasil não fez um grande campeonato, mas enalteceu o esforço das meninas, que na final derrotaram a Argentina por 59 a 47. Porém, foi uma vitória difícil, bastando mencionar que a menos de dois minutos para o final o placar era de 44 a 44.
          Entretanto, é preciso lembrar que o Brasil não levou Adrianinha,  Érica e Damiris, atletas importantes, que deverão integrar a Seleção na Copa do Mundo da Turquia, de 27 de setembro a 5 de outubro.  De qualquer forma, a equipe terá que crescer muito para fazer boa figura na Copa.

Bellucci já voltou perdendo

       Número 92 do mundo (não entendo porque ele ainda figura no Top 100) o tenista brasileiro Thomaz Bellucci voltou às quadras ontem, e já apanhou de novo. Estreando no ATP 250 de Winston-Salem, o paulista foi eliminado pelo canadense Frank Dancevic  por 2 sets a 1, com 7/5, 3/6 e 6/2). 
       O jogo sofreu uma paralização de quase duas horas, por causa da chuva e, no reinício, Bellucci parecia ter deixado o "jogo" no vestiário. Cada vez que vejo Thomaz Bellucci jogar, sinto que ele está piorando ao invés de melhorar.   Na certa vai dar novo vexame no US Open, em Nova York, a partir da próxima segunda-feira.

Chegou o Horário Eleitoral

                   Já está no ar desde às 7 horas da manhã de hoje, pelas emissoras de rádio, o tão criticado Horário Eleitoral.  É o "pavor" dos proprietários de emissoras, que são obrigados a interromper sua programação duas vezes por dia, para apresentar os candidatos. É prejuízo certo.
                   Na televisão, o esquema começa a funcionar agora às 13 horas, voltando com nova edição às oito e meia da noite. As estações de TV são forçadas a mudar sua programação, adiantando ou atrasando  jornais, novelas, etc. Um baita problema.
                  A minha expectativa é de que nesta eleição o nível seja melhor, para que os eleitores possam conhecer realmente estas pessoas que desejam comandar o Brasil. Eu acho que é possível tornar o Horário Eleitoral um programa atraente. E sobretudo útil, para que as pessoas escolham certo. Vamos torcer.

A nova musa do vôlei mundial


        O voleibol e o tênis são certamente os esportes que reúnem maior quantidade de mulheres bonitas. E temos uma nova musa no vôlei, desta vez vinda da Ásia. A seleção do Cazaquistão tem pouca expressão mundial, figurando apenas como 23ª colocada do ranking da FIVB. Mas o mundo inteiro está de olho numa garota que se tornou a sensação da Copa Asiática Sub-19. É Sabina Altynbekova, de apenas 17 anos, já provocou até uma estranha reação de seu treinador.
         Morena, 1m82, Sabina já tem mais de 300 mil seguidores no Istagram. E adora posar de musa pra todos eles. No meio da Copa Asiática, o técnico da Seleção Cazaque, Nurlan Sadikov, achou que a admiração por Sabina já estava atrapalhando: "As pessoas só olham pra ela, como se fosse a única jogadora do campeonato. Fica difícil trabalhar assim" - disse ele ao jornal local "Vesti".
                  Mas ela é realmente uma gracinha, não é mesmo ?
          O Facebook geralmente reflete o estado de espírito das pessoas. Nos últimos dias, tenho visto muitas mensagens otimistas, ingênuas até. Como esta escolhida pela querida sobrinha Cristina Costa, lá de Pelotas