Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 23 de março de 2012

É bem coisa de britânico

       Os atletas britânicos vão evitar o aperto de mão nos próximos Jogos Olímpicos. Quem mandou foi o médico da Associação Olímpica Britânica, Ian Curdie. É que os médicos acreditam que qualquer pequena doença pode afetar as chances de triunfo da equipe anfitriã. Curdie disse que "dentro do razoável, devemos evitar as saudações aos rivais."
        Os ingleses acreditam que o maior risco na hora de obter um bom rendimento são as doenças e as lesões. Dizem que tudo é uma questão de higiene, e que é preciso minimizar o risco de doença. É um comportamento bem típico dos britânicos que, por causa de aitudes como esta, são considerados arrogantes pelo resto do mundo.
        Acho bom mesmo que os brasileiros não toquem nos britânicos, pra não pegar essa mania de grandeza deles.

Ganhou só com o nome

         Atletas britânicos apresentaram os uniformes que a Inglaterra utilizará nos Jogos Olímpicos, em julho próximo. Sinceramente, não gostei. O que chama a atenção é que os uniformes foram criados por Stella McCartney, estilista que é filha do ex-beatle Paul McCartney.Ela tem uma marca desde 2001, em parceria com a Adidas, e desenvolveu os desenhos dos uniformes que serão utilizados nos Jogos Olímpicos e também nos Paraolímpicos.
          Duvido que estes uniformes que vemos na foto fossem os escolhidos se o estilista não fosse um nome tão famoso.

Barrichello continua o mesmo

          Gosto muito de Rubinho Barrichello, mas não posso perder a chance de "tirar um sarrinho". Ele continua o mesmo. Saiu da Fórmula 1, foi para a Fórmula Indy, mas continua lá atrás. Hoje, nos treinos livres no circuito de Petersburg, palco da primeira prova da temporada, 26 pilotos trabalharam. Rubinho teve problemas no câmbio(foto) e ficou em 24º lugar, com o tempo de 1m05s668. O melhor do treino foi o neozelandês Scott Dixon, que marcou 1m03s440.









            Mas o companheiro de equipe de Barrichello, o também brasileiro Tony Kanaan, não foi muito melhor não. Ficou em 18º, com o tempo de 1m04s140. O melhor píloto da equipe foi o venezuelano E.J.Viso, 12º colocado com 1m03s914.
             O Grande Prêmio de St. Petersburg será disputado domingo, a partir das 14 horas, com 14 voltas no circuito misto da Flórida.

Adeus, querido Chico. Tens o nome de meu pai

       Quando postei, ontem, a notícia de que Chico Anísio estava em estado crítico, tive a certeza de que estava me despedindo dele. Já era sofrimento demais, Sua hora estava chegando. Hoje, não há muito mais o que dizer deste homem que durante muitos anos nos fez rir. Apenas aproveitar que meu pai também era Francisco para mandar um abraço através de quem segue agora. Quem sabe os dois se encontram lá em cima.
         Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho vai embora aos 80 anos. Era cearense de Maranguape. Nasceu no dia 12 de abril  de 1931 e morreu agora há pouco (às 14h48m), no Hospital Samaritano, no Rio, por conta de uma falência múltipla de orgãos.
         Duvido que exista alguém (em idade adulta) neste país que nunca tenha ouvido o seu nome. Chico Anysio foi um dos brasileiros mais populares de todos os tempos. Tipo Pelé das artes cômicas.
          São tantos os seus personagens, e não me lembro de um sequer que não me tenha feito rir. Chico era engraçado em qualquer situação.  Certamente por minha ligação com o futebol, acho que nunca esquecerei o"Coalhada". Esse sim foi um craque difícil de esquecer.

O que mais me diverte no Blog

          O que mais me diverte no dia-a-dia deste blog é a rivalidade estampada por corinthianos, palmeirenses, são-paulinos e santistas nas suas postagens. É um negócio realmente incrível. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha, ou a sardinha para a sua brasa.
           O jogo é o mesmo, mas cada um ve de um jeito. Para o palmeirense, a defesa do Corinthians fez penalti. Mas para o corinthiano, o atacante do Palmeiras deveria receber cartão amarelo porque simulou um penalti que não houve. E pau no juiz.
             Um dia destes, um amigo me perguntou por que é que eu, sendo gremista assumido,  critico tanto o goleiro Victor, o meia Kleber Gladiador e o centroavante André Lima ? Sabem que eu tive que pensar um pouco para responder ?  Mas na verdade, por militar por tanto anos na imprensa, eu aprendi a esquecer a cor da camisa. Se o futebol de um jogador não me agrada, me sinto obrigado a criticá-lo, mesmo que ele seja do meu time. E até me dei conta de que eu tenho elogiado muito mais o Inter do que o Grêmio. Por que? Ora, porque o time do Inter é muito melhor do que o do Grêmio.
              Mas admito, seria exigir muito de um torcedor apaixonado, pedir que ele tivesse o mesmo comportamento de quem vive há mais de 50 anos só procurando erros e acertos no futebol.
              Continue assim, amigo torcedor, pau no juiz !

Elvis no palco, 35 anos depois

           Os músicos, os mesmos que trabalharam com ele na década de 70, estão ali no palco, "vivinhos da silva". Todos tocando seus instrumentos com a mesma habilidade. Mas Elvis Presley entra no palco com os mesmos trejeitos, só que através de um telão que enloquece a platéia. É assim o show "Elvis in concert", que está abalando Londres, e que chega ao Brasil ,em outubro, para espetáculos nos dias 6 (em Brasília), 9 (em São Paulo) e 11 (no Maracanãzinho).
       Para os músicos que tocaram com Elvis, sua presença é real, como conta o guitarrista James Burton: "As vezes fechamos os olhos e sentimos a sua presença. Ele diz, 'Toca aí James' e me apresenta à plateia. É como se ele estivesse mesmo ali".
            Na verdade, é como se Elvis, que morreu há 35 anos, estivesse ali mesmo. Afinal de contas, quando se vai a qualquer grande show hoje em dia, o que é que a gente vê? Telões, grandes telões que nos aproximam dos artistas. Não é assim ? 

Cuidado, paulistas vão tomar conta da CBF

        No passado já um pouco distante tivemos uma experiência parecida, quando Nabi Abi Chedid chegou a vice-presidência da CBF e comandou a delegação brasileira  na Copa do México, em 86. Foi uma péssima época para o futebol brasileiro.
         Pois tudo está sendo armado para São Paulo voltar a dar as cartas no futebol nacional. E já começou com a posse de José Maria Marin e a nomeação de Marco Polo del Nero, atual presidente da FPF,  como substituto de Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa. Tudo isso soa como uma preparação para que Marco Polo receba de Marin o comando da CBF, em janeiro de 2015.
          Como ninguém quer tumultuar as coisas agora, por causa da Copa do Mundo, as outras federações vão aceitando. E esse povo esperto vai se instalando nos lugares-chave. Todos eles têm telhado de vidro. Marco Polo, inclusive, foi citado e teve que se explicar naquele rumoroso caso de suposto suborno de juizes de futebol. Mas o tempo passa e o povo esquece tudo.

            Um detalhe importante: Del Nero (foto), advogado em direito penal, se transformou em braço de Ricardo Teixeira. Agora, com ele na Fifa e Marin na CBF, Teixeira mantem sua base aliada no poder, para evitar mudanças drásticas na estrutura da CBF. Assim, Júlio Avelleda (secretário geral), Antonio Osório (diretoria financeira) e Andrés Sanchez (área de seleções) estão garantidos nos seus cargos. Que curriola, hein ?

São Gonçalo x São Gonçalo

         Há alguns anos atrás, alguns londrinenses pouco inteligentes impediram que nascesse na cidade um clube que estava sendo bem estruturado. Só porque ele se chamaria "Grande Londrina". Disseram que o  nome Londrina era do Tubarão e procuraram até caminhos judiciais. Resultado: o novo clube morreu antes de nascer.
        Agora vejo que no Estado do Rio de Janeiro surgiu um caso parecido, que foi encarado com mais inteligência. E não foi numa cidadezinha não. Foi no segundo mais populoso município do Rio, que é também o 16º com maior população no País: São Gonçalo, conhecido como Manchester Fluminense, que tem 1.008.064 habitantes. É a terra da cantora Claudia Leite, que muita gente pensa que é baiana.
            Também houve alguma discussão em torno do nome, mas prevaleceu o bom senso e a justiça, o que tornou possível a existência do  São Gonçalo Futebol Clube e do São Gonçalo Esporte Clube. E eles vão se enfrentar domingo, pela primeira vez, no Estádio do Cordeiros, no Bairro de Santa Izabel. Será o primeiro "Classico dos Xarás".
             Os dois ainda são "pequenos", estão na Série C do Campeonato Carioca. Mas a rivalidade já é grande. O SGEC ganhou seus dois primeiro jogos no campeonato, mas o SGFC só conseguiu vencer no terceiro jogo que disputou. E as brincadeiras pela cidade já são muitas.
              Com forte apoio político, o São Gonçalo EC é mais rico. E não esconde que quer chegar à Primeira Divisão Carioca em dois anos e rapidamente alcançar a Série C Nacional. Nele jogam o goleiro Silvio Luiz, ex-São Caetano, Corinthians, Vasco e Seleção Olímpica; Roberto Brum, ex-Flu e Coritiba; e Marco Brito, ex-Fluminense. E não jogam outros profissionais conhecidos porque na Série C do Rio cada time só pode utilizar dois jogadores com mais de 23 anos. O clube está ajeitando o Estádio do Mauá, que será inaugurado em abril, com a presença de Romário.
              

Dilma está enfrentando o "machismo"

           Começo a ficar preocupado com o futuro da presidente Dilma Rousseff, a quem tenho elogiado em diversas postagens aqui no Blog. De repente, pintou uma instabilidade no relacionamento com senadores e deputados. E já tem gente até abusando, como o senador Jarbas Vasconcelos, integrante do grupo de senadores do PMDB não alinhados ao governo Dilma. Ele chamou Dilma de "mulher muito arrogante", ontem num programa da UOL/Folha, conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues. Por que razão ele não disse apenas "arrogante" ? Por que fez questão de dizer "mulher arrogante"?
            Todos sabemos que Dilma não tem a mesma "cintura"que tinha o presidente Lula, muito mais carismático e experiente. Mas eu também sinto que está ocorrendo um certo "machismo". Tem muito homem que não se conforma de estar sendo comandado por uma mulher. Gente que nunca chegou ao posto alcançado por Dilma Rousseff. Como o próprio senador Jarbas Vasconcelos, que está há décadas na política. Acho até que as mulheres deputadas e senadoras já deveriam estar reagindo contra esta posição que alguns homens fracos estão assumindo.
              Machismo é preconceito. E eu não aceito.
            

Brasil teve boa semana na Libertadores

          O Santos fechou mesmo com 2 a 0 o jogo de ontem no Pacaembu, com chuva, frio e apagão. Fechou também uma boa semana para o futebol brasileiro na Copa Libertadores da América. O Brasil participou de  quatro partidas e não perdeu nenhuma. Ganhou as três que disputou em casa  (Santos, Vasco e Corinthians) e empatou a que jogou fora de casa (Inter).
           Santos, Fluminense, Vasco e Corinthians lideram seus grupos. Inter e Flamengo estão em segundo lugar nas suas chaves.  Podemos querer mais do que isto ?  Todos têm boas possibilidades de conseguir a classificação para a etapa seguinte. Meu único receio é que o Internacional acabe sendo prejudicado por causa da bronca que envolve Oscar. O Juan Aurich já está pedindo os pontos do jogo que disputou com o Colorado.
            Ainda ontem, outros dois jogos foram disputados, fechando a semana. Em Medellin, na Colômbia, o Atlético Nacional, lider do Grupo 8, não conseguiu vencer o surpreendente Godoy Cruz, da Argentina. O jogo terminou empatado (2a2) com dois gols de Mosquera para os colombianos e Curvello e Castillon marcando para os argentinos. O londrinense Heber Roberto Lopes passou apertado na arbitragem, com muita pressão de dirigentes e torcedores.

             E na Argentina (foto), o Velez Sarsfield, lider do Grupo 7, manteve a boa posição derrotando o Deportivo Quito, do Equador, por 1 a 0. Mas foi difícil. O gol só saiu a dois minutos do final, marcado por Juan Martinez.