Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Camisa da Seleção está irregular

     É duro admitir isto, mas no Brasil quase tudo é "feito nas coxas". Pessoas sem maior conhecimento assumem cargos de responsabilidade e acabam cometendo grandes bobagens. É o caso, por exemplo,  de quem autorizou a Nike a confeccionar a nova camisa que a CBF está anunciando como oficial para a próxima Copa do Mundo. Certamente, os responsáveis desconheciam que a entidade tem um estatuto que, em seu capítulo três, trata dos símbolos e das insígnias. Pensavam que era só introduzir novidades e mandar confeccionar.
     Agora, depois de apresentar a nova camisa (que por sinal tem uma gola e um corte horríveis) se deram conta de que um erro grave foi cometido. Tiraram a inscrição "Brasil", que históricamente apareceu nas camisas da Seleção ao longo dos anos, desde 1982. As cobranças estão sendo muitas. E temos que pagar mais esse "mico".
      Desculpas estão sendo dadas, mas não há dúvida que se trata de mais um erro que se comete na administração do futebol brasileiro, como pode ser confirmado pelo gráfico publicado pela Folha de São Paulo, que mostramos abaixo.

Os tais potes "encheram o saco"

      Os jornais brasileiros gastaram imensos espaços com a definição dos potes com  os nomes dos países que vão disputar a Copa do Mundo. Coisa de brasileiro deslumbrado com a realização do Mundial aqui no País. Afinal, regras foram quebradas, ranking desrespeitado e rolou muita conversa, mas nada tem importância maior na competição. O que realmente importa agora é o sorteio dos grupos, que será realizado depois de amanhã, na Costa do Sauipe, na Bahia.
                                  
       A festa custará R$ 26,4 milhões. A Fifa paga 20 milhões e o resto é bancado pelo governo da Bahia. Haverá transmissão para 193 países. Cerca de 1.300 convidados estarão no Sauipe, ao lado de mais de 2 mil credenciados da imprensa. O evento vai definir as oito chaves do Mundial e a ordem das partidas que serão disputadas de 12 de jundo a 13 de julho do ano que vem.
        Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert (foto) vão apresentar a festa de sexta-feira. A Globo queria Camila Pitanga e Lázaro Ramos, mas a Fifa preferiu a experiência que Fernanda e Rodrigo já tem em eventos da entidade.

A Brazuca já está no mercado

      A Adidas diz que 600 jogadores de 10 países testaram durante dois anos a bola que será utilizada na nossa Copa 2014. Não sei se é boa, mas aí está a "Brazuca", cheia de cores e de curvas. Ela foi lançada ontem no Parque Lage, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na  festa do lançamento, Cafu, Seedorf e Hernane comandaram a exibição da bola, que é totalmente brasileira.
      Bonita ela é. Vamos torcer agora para que seja melhor do que a Jabulani, muito criticada pelos goleiros na Copa da África do Sul, em 2010. A Brazuca já está a venda em várias lojas de material esportivo, com preço a partir R$ 69,90 em três pagamentos. Qualquer guri quer ganhar uma do Papai Noel.

Pérolas que o Facebook nos traz



    Um abraço ao amigo Waurides Brevilheri Junior, autor desta postagem. É isso aí, todos querem aprender inglês.