Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Quem vai à Copa e quem cai


         O assunto principal da semana são as chances de classificação para a Copa Libertadores e as possibilidades de rebaixamento que os clubes correm neste final de Campeonato Brasileiro. Com base nos cálculos feitos pelo matemático Oswald de Souza, esta é a situação real dos envolvidos na disputa:
          Cruzeiro e Grêmio estão garantidos na Copa Libertadores, e o nosso Atlético Paranaense é o clube que tem maiores possibilidades de obter a terceira vaga, com 86%. Na briga por uma possível quarta vaga, as chances do Goiás são de 61%, e o Botafogo aparece com 47%. Entre os demais, apenas o Vitória ainda está vivo, com 6% de chances.
          Na luta para escapar do rebaixamento, a pior situação é do Fluminense, que tem 80% de probabilidades de cair. Mas o Vasco (63%) e o Coritiba (47%) também correm sérios riscos. Os dois que completarão a lista dos rebaixados estão entre estas três equipes.  Entretanto, o Criciuma (9,5%) ainda pode cair, bem como o Internacional (0,5%). Ponte Preta e Náutico já estão matematicamente rebaixados para a Série B.

O câncer levou mais um

       A grande praga da atualidade, o impiedoso câncer, matou hoje mais um brasileiro ilustre. Com apenas 53 anos, morreu o governador do Sergipe, Marcelo Déda, que estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, tentando derrotar a maldita doença, instalada no estômago e no pâncreas.
        Déda morre com a reputação de político honesto, que foi duas vezes deputado federal, prefeito de Aracajú e estava no seu segundo mandato de governador do Estado. A doença foi descoberta em 2009. Marcelo Déda(PT) tentou de tudo para superar o problema. Em maio deste ano, ele transferiu o cargo para o vice-governador Jackson Barreto(PMDB), com a intenção de passar por um tratamento em São Paulo e retornar ao governo em 15 dias. Mas não conseguiu mais voltar.
         Marcelo Déda deixa cinco filhos de dois casamentos. Seu corpo está sendo velado no Palácio Museu Olimpio Campos, na capital sergipana, por 24 horas, numa cerimônia aberta ao povo.  Na quarta-feira, será transferido para Salvador-BA, onde será cremado.

Sou obrigado a torcer para o Lanús

           Acho injusto este sistema de credenciamento para representar o País na Copa Libertadores. Depois do que se viu em todo o Brasileirão, está mais do que claro que Cruzeiro, Grêmio, Atlético Paranaense e Goiás  (ou talvez até o Botafogo) merecem se juntar ao Atlético Mineiro (atual campeão do torneio continental)  e ao Flamengo (campeão da Copa do Brasil), para defender o prestígio do Brasil na Libertadores 2014.
          Entretanto, surgiu esta história de classificar também o campeão da Copa Sul-Americana. Penso que seria até muito bom, mas não no lugar do quarto colocado do Brasileirão. Deste jeito, a Sul-Americana não está gratificando o seu campeão com uma vaga. Ela está roubando o lugar de um clube que lutou o ano inteiro para ficar entre os primeiros do certame nacional. E ficar entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro é muito mais difícil do que ser campeão da Sul-Americana. Ou não é ? Tanto assim, que o vencedor desta competição poderá ser rebaixado para a Série B do nosso País.
            Quer dizer que meia dúzia de clubes ficaram o ano inteiro brigando pelo G4, e agora descobriram que o vale mesmo é o G3 ?
           Tenho grande simpatia pela Ponte Preta, até porque representa uma cidade do interior. Mas em nome da justiça, vou ter que torcer para que ela não ganhe esta disputa com o Lanús da Argentina.  

Campeão briguento e "entregador"

       O Cruzeiro está parecendo até o Corinthians no seu tempo de vitórias. Quanto mais o Timão ganhava jogos e conquistava títulos, mais a sua torcida brigava e quebrava tudo. Pois é o que está acontecendo com os cruzeirenses, que conseguiram estragar até a festa deles mesmos, ontem na cercanias do Mineirão. Duas torcidas organizadas do clube sairam na porrada, e a Polícia teve que fazer muita força e meter trinta brigões  na cadeia  para as coisas se acalmarem. A festa do título foi até cancelada pela direção cruzeirense. Que vergonha.
    
       Porém, mais vergonhoso tem sido o comportamento do time, depois da conquista do Brasileirão. Não sei se está sendo proposital, mas o Cruzeiro está "entregando" um jogo após o outro. Na semana passada foi naquela derrota de 2 a 1 para o Vasco. O assunto deu muito o que falar durante vários dias. E ontem foi em casa, em nova derrota de 2 a 1, desta vez para o Bahia, que escapou do rebaixamento graças ao vergonhoso segundo gol. Parece que a "Raposa" está virando uma espécie de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres. O Azulão ganhou dos "grandes" e agora está ajudando quem está na zona de rebaixamento. Vergonha mesmo!

Pérolas que o Facebook nos traz


       Lá no Rio Grande, os gremistas como a querida Cristina Costa estão deitando e rolando em cima do pessoal do Inter. E o "campeão de tudo" ainda pode até cair pra Série B.