Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

                                              ISSO É QUE É CAIR
                  NOS BRAÇOS DO POVO
 
           Pela terceira vez, o atacante Nilmar foi apresentado hoje à torcida do Internacional. Mais de três mil colorados foram ao Beira-Rio, inclusive muitas mulheres, para receber esse jogador que nós aqui do Norte do Paraná conhecemos bem.  Afinal, ele é natural de Bandeirantes e começou carreira nas categorias de base do Matsubara, de Cambará. O Inter foi buscá-lo no Catar, para tentar resolver o seu problema de ataque. E olhem o que a torcida fez com ele no Beira-Rio

A mania de perseguição dos palmeirenses

        A cada rodada, aparecem três ou quatro times reclamando que foram prejudicados pelas arbitragens. E não é só no Brasil não. Os clubes reclamam, mas acabam "engolindo".  Os palmeirenses, entretanto, acham que podem consertar o mundo. Reclamam de tudo, muitas vezes sem razão, e vivem pedindo que juízes que erraram contra o Verdão sejam punidos, suspensos e até afastados.
         A bronca agora é contra esse moço da foto, o gaúcho Anderson Daronco, que segundo os palmeirenses teria ajudado o Flamengo, anteontem no Pacaembu. O clube protocolou hoje um pedido de afastamento e reciclagem do apitador. Minha opinião: não vai dar em nada.

   Antes de afastar os juízes, o Palmeiras tem que afastar o Valdívia

Joelho aposenta Na Li


         A tenista chinesa Na Li, 32 anos, única asiática a conquistar um título de Grand Slam, foi derrotada pelas seguidas lesões no joelho. Ela decidiu encerrar sua carreira, depois de várias tentativas de recuperação.
         Segundo a revista Forbes, Na Li era a segunda atleta com maior receita no mundo: cerca de 23,5 milhões de dólares por ano. Ela foi campeã de Roland Garros em 2011 e é a atual detentora do título do Aberto da Austrália.
    
   QUE DESPERDÍCIO UMA MULHER COMO ESTA
                        PARAR DE JOGAR, HEIN ?
      

Copa de Basquete: confira as 12 do Brasil

    Adrianinha, Débora e Tainá (armadoras), Tatiane, Joice, Isabela, Jaqueline e Patrícia(alas), Damiris (ala-pivô), Eríka, Clarissa e Nádia (pivôs) são as doze jogadoras que o Brasil levará à Turquia, para a disputa da Copa do Mundo de Baquete Feminino, que começa dia 27 e vai até 5 de outubro, com acompanhamento total do Blog do Flávio Campos. A delegação viaja neste sábado.
       O último corte foi feito esta semana. Saiu da lista a pivô Fabiana Caetano.
        "Queremos voltar com uma medalha no peito" - disse hoje a pivô Érika de Souza (foto), que há doze anos atua no basquete dos  Estados Unidos. O Brasil está no Grupo A do Mundial, com sede em Ancara, ao lado de República Tcheca, Espanha e Japão. O técnico Luiz Auguisto Zanon está confiante.
       

FIVB pune Bernardinho. Murilo ameaçado

         A Seleção Brasileira passou a ser alvo de punições da Federação Internacional de Vôlei, depois dos incidentes ocorridos após aquela polêmica derrota do Brasil para a Polônia. O técnico Bernardinho, que a partir da tumultuada partida não mais compareceu as entrevistas coletivas de pós-jogos, foi multado em mil dólares (cerca de R$ 2,3 mil). Os técnicos e capitães de todas as seleções são obrigados a comparecer às coletivas. Mas Bruninho, 'capitão" brasileiro, não foi punido, embora também não comparecido nas duas últimas entrevistas.
         Entretanto, uma punição maior poderá ser anunciada nas próximas horas. É que o ponteiro Murilo jogou uma toalha em um fiscal da FIVB, depois da derrota para os poloneses. Ele poderá ser suspenso e ficar de fora da semifinal de amanhã contra a França, às 11h40m (de Brasília).
  
 O VÔLEI MASCULINO DO BRASIL, QUE QUASE SEMPRE GANHA, TAMBÉM TEM QUE APRENDER A PERDER

A quinta-feira foi "braba"

       Ontem, destaquei aqui no Blog que havia assistido a jogos interessantes na quarta-feira. Mas hoje não dá pra dizer a mesma coisa. Os jogos da quinta-feira não agradaram. Tem muita gente enganando no futebol brasileiro. Pelo menos os dois que acompanhei de perto: Grêmio 0 x Santos 0 e Corinthians 1 x Chapecoense 1.  Na verdade, gremistas, santistas e corintianos estão jogando só com o nome.
         Espetáculo deprimente, em Porto Alegre. Os caras ficaram se estranhando o jogo todo e não jogaram nada. Segundo o Sportv, foram 71 passes errados. São dois times muito ruins. Os gremistas tinham obrigação de "dar um trôco" nos santistas, mas ainda fizeram foi o "nome" do tal do tal do Aranha, que está tirando o maior proveito desta história de racismo. É um pilantra esse cara.
         Com Luans, Dudus, Bitecos e Lucas o meu Grêmio não vai a lugar nenhum.
         Mas outro timinho é esse Corinthians do Mano Meneses. Que coisa horrível, contra a Chapecoense. Como é que, jogando essa bolinha, ainda está em quarto lugar. Nosso futebol está ruim demais mesmo. Um cara como aquele "Ferrugem" pode jogar no Corinthians ? Não dá para entender mesmo.

The Voice Brasil não mexeu comigo


       Com grande expectativa, assisti ao programa que marcou a estréia da nova temporada do programa "The Voice Brasil", ontem na Globo. Mas não consegui me emocionar com o que vi e ouvi. Nenhum dos 12 candidatos apresentados mexeu de maneira mais intensa com a minha emoção. Bons candidatos, porém sem um brilho maior. Apenas duas candidatas - a paranaense Ana e a gaúcha Teffy -não conseguiram classificação para ingressar definitivamente no reality show.
         Os grupos começaram a ser formados. Lulu Santos já tem três integrantes; Claudia Leitte também; Carlinhos Brown ficou com dois e Daniel com os outros dois. Tiago Leifert comandou com a habilidade de sempre e a presença de Fernanda Souza também foi muito boa. Ela é esperta.
         Fiquei contente com a presença da londrinense Carla Casarim (foto), que mora em São Paulo. Ela cantou  "Verde", aquela música maravilhosa do Eduardo Gudin (com parceria do Costa Netto), que revelou a intérprete  Leila Pinheiro, no Festival da TV Globo de 1985.
          Aliás, uma das coisas ruins do programa, foi a presença de um grande número de músicas americanas. Não entendo o que pensam os intérpretes que agem assim. Eles não estão tentando se revelar como grandes cantores e se projetar no mercado nacional ?   Só vi um vencedor de uma disputa do gênero virar um grande cantor no Brasil: Emílio Santiago, que ganhou o concurso "A Grande Chance", há muitos anos.  É que Emílio cantava música nacional.  E pergunto: qual é o grande compositor norte-americano que vai entregar uma música sua para um brasileiro gravar ?

              Como não poderia deixar de ser, nesta época de eleições os candidatos ocupam muito espaços no Facebook. Coisas curiosas e inteligentes têm surgido todo dia, como esta postagem da amiga Rosani Maia, lá de Fortaleza.