Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Deputado "sem noção"

          O deputado federal Vicente Cândido,  relator da Lei Geral da Copa 2014, mostrou ontem que não conhece nada sobre futebol. Num evento realizado nas obras da Arena do Corinthians, o homem soltou esta jóia: "Quero conversar no Congresso para que a gente tire a segurança pública de dentro dos estádios. Que seja segurança privada, contratada pelo organizador. Temos que jogar a responsabilidade para os organizadores do evento."
            Quando apertado pela imprensa, ele "caprichou" com mais esta: "Mas vale lembrar que, do lado de fora dos estádios, a competência continua sendo da Polícia Militar."
             Esse homem nunca entrou entrou num campo de futebol para ver um Fla-Flu, um Grenal ou um Atletiba. Vai morrer um monte de gente todo o domingo.
              Vicente Cândido da Silva (PT-SP)  é o mesmo deputado que está lutando para liberar a venda de bebidas alcóolicas nos estádios, durante a Copa de 2014. Agora imaginem, todo mundo bêbado e sem polícia no estádio.

Amanhã é dia de Zé-Cruz

                    Amanhã tem Zé-Cruz em Porto Alegre. Mas o que é isso, Zé-Cruz ?  Trata-se apenas de um jogo de futebol, um dos mais antigos clássicos de Porto Alegre : São José, fundado em 1913, x Cruzeiro, que também nasceu em 1913.
                    A propósito, proliferam no futebol gaúcho os clássicos tradicionais, todos eles devidamente apelidados. A título de curiosidade, vamos lá:
*** Ave-Cruz é o clássico de Santa Cruz do Sul, entre Avenida e Santa Cruz.
*** Ba-Guá é o classico de Bagé, entre Bagé e Guarani.
*** Em Pelotas existem três classicos envolvendo os três clubes da cidade, Pelotas, Brasil e Farroupílha; temos o Bra-Pel (o maior deles), o Far-Pel e Bra-Far.
*** Em Caxias do Sul, o melhor jogo é o Ca-Ju (Caxias x Juventude).
*** Rio-Rita é o classico da cidade de Rio Grande, reunindo Rio Grande (o clube mais velho do Brasil, embora muita gente ache que o mais antigo é a Ponte, de Campinas) e São Paulo, que é conhecido como Caturrita.
*** Em Santa Maria, o Rio-Nal reune os dois maiores times da cidade, o Riograndense e o Internacional-SM.
*** O Gre-Ju é o jogo Grêmio x Juventude.
*** O Juvenal reune Internacional  e Juventude.
*** O Clássico Noroeste/Missões é São Luis (Ijuí) x Santo Angelo.
*** E o Clássico da Polenta  é o confronto do Caxias com o Esportivo de Bento Gonçalves.

       E ainda existem muitos outros de menor expressão, espalhados pelo interior gaúcho. Vai gostar de botar apelido em jogo de futebol assim, lá no meio do mato.

Crise: Vasco não se concentra

              A coisa está feia lá no Rio. O Flamengo deve pra todo mundo e o Vasco também está com problemas para pagar seus jogadores. Como consequência, os vascaínos treinaram normalmente para o jogo de amanhã, com o Bangu, mas negaram-se a ir para a concentração.Vão se reunir num hotel, poucas horas antes da partida. A decisão foi tomada numa conversa dos jogadores (foto) após o treino final para a partida, quando decidiram boicotar a concentração.
              Roberto Dinamite não gostou, mas não pode fazer nada para mudar rapidamente a situação. Primeiro, ele terá que arranjar o dinheiro para pagar o mês de dezembro e o 13º salário, que o elenco não recebeu até agora.

Gostei do caminho escolhido

             Os responsáveis pelo time do Londrina /Sercomtel escolheram, na minha maneira de ver, o melhor caminho para tentar sair dos problemas em que o clube se envolveu. Pode ser que não dê certo, mas eles foram pelo melhor caminho. Eu estava temendo que fosse contratado um  treinador que não conheça nossa cidade, nosso voleibol, nossos problemas. Mas isso não ocorreu. Os dirigentes ouviram uma indicação da pessoa mais indicada para opinar: o treinador Percy Oncken, treinador da Seleção Brasileira infanto masculina. Um cara daqui, que viveu aqui e conhece o nosso vôlei como poucos conhecem.
              Percy indicou o Toninho (Antonio Claudio Resende), que também conhece o voleibol de Londrina. Repito: pode até não dar certo, mas Toninho chega com um aval poderoso e bem intencionado.  Por sua passagem por seleções de base, Toninho poderá até conseguir algum reforço.
              Só de saber que não temos mais parceria com cidades menores e menos expressivas do que a nossa, já estou mais aliviado. Pelo menos, espero que daqui para a frente o time entre na quadra com a cara de Londrina.

Tubarão começa a brigar com a torcida

               Estou ficando preocupado com o futuro do Londrina no Campeonato Estadual. Acho até que o time não tem jogado mal, mas começo a perceber vários focos de brigas do Tubarão com sua torcida. Em primeiro lugar, a questão dos ingressos. O povo reclama cada vez mais forte contra a cobrança de R$ 30 por uma arquibancada. É realmente caro, para a qualidade do futebol que se pratica por aqui. E todos sabemos que o torcedor comum não tem dinheiro para gastar de 100 a 200 reais por mês só com futebol. E o pior é que a direção do clube não dá uma explicação convincente para o público. Simplesmente, "é trinta e pronto"
              O segundo ponto que está gerando descontentamento é o não cumprimento da promessa de que bons reforços seriam contratados. Não veio nenhum grande jogador, até agora. O dinheiro da SM Esportes nunca é suficiente  para trazer um nome de comprovada competência. O último que chegou é o desconhecido Murilo, que é mais um jogador do esquema SM. Um garoto, sem passado marcante no futebol, dificilmente terá estrutura para aguentar a pressão que já começa a surgir. Cobrar ingresso caro e não contratar é mesmo pedir briga com a torcida.
              E o terceiro ponto é uma consequência de tudo isso. Os resultados não são os esperados e as cobranças aumentam a cada dia. Se (Deus nos livre) o time tropeçar contra o Arapongas, o bicho vai pegar. Peço até que os torcedores tenham um pouco mais de paciência. Será um jogo difícil, contra um adversário  que está invicto. Tudo pode acontecer. Vamos com calma. Os meninos estão só começando. Não é sobre eles que devemos direcionar as cobranças fortes, mas sim sobre os responsáveis pelo futebol do Tubarão.

Vem aí o Arapongas

      Amanhã será o dia de ver o bom time do Arapongas, que está invicto no Campeonato Paranaense, após três rodadas. O planejamento era para 7 pontos nestas três partidas e a marca foi conseguida. O técnico uruguaio Dario Pereyra está satisfeito, porque acha que o time está crescendo de produção. Mas eu duvido que ele jogue aberto contra o Londrina. Deve vir fechadinho. Pra você que vai ao jogo, os destaques individuais do Arapongão são o volante Edmilson, que jogou por muito tempo no Tubarão, o meia Edu Amparo e o artilheiro do time Léo Itaperuna.  Também vamos rever o amigo Sartori, que foi um craque nos seus tempos de jogador. Será uma noite muito agradável.

Fox vai mostrar Flamengo x Real Potosi

             A  Fox Sport, que está entrando com toda a força no mercado brasileiro, anuncia para amanhã, às 21h50m, pelo canal Fox (54 da Net) a transmissão do jogo entre Flamengo e Real Potosi, da Bolívia, que definirão uma vaga para a Fase de Grupos da Libertadores. Na semana passada, houve problemas na transmissão dos jogos do Flamengo e do Inter pela Pré-Libertadores. Mas, desta vez, a Fox está garantindo que mostra o jogo do Mengo no Engenhão.
              Como o Rubronegro perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, na Bolívia, ele só se classifica se ganhar amanhã. E todo mundo está recordando que, no ano passado, o Corinthians foi eliminado pelo modesto Tolima, da Colômbia,  numa situação idêntica. O Mengo se classifica com um simples 1 a 0. Se ganhar por 2 a 1, a decisão vai para os penaltis.

Amanhã à noite, em Manizales

              O time do Internacional já está no Hotel Carretero, na cidade colombiana de Manizales, aguardando o jogo decisivo de amanhã à noite (22 horas no Brasil), contra o Once Caldas, valendo vaga para a Fase de Grupos da Copa Libertadores da America. A viagem de Porto Alegre a Manizales durou 16 horas, com escalas em Manaus e Pereira. A delegação chegou por volta das quatro horas da madrugada, e a temperatura em Manizales era de 18ºC, com uma garoa fina caindo.
               Daqui a pouco, os colorados vão fazer o reconhecimento do Estadio Palogrande, palco da partida de amanhã. O Inter joga por um empate ou até mesmo por uma derrota com apenas um gol de diferença, desde que faça seu gol. Em Porto Alegre, na semana passada, os gaúchos ganharam por 1 a 0 dos colombianos.
Os jogadores do Inter, durante o vôo para a Colômbia

Aldrin está chegando

              O Blog do Flávio Campos ganha mais um seguidor. Que seja bem vindo o Aldrin Adilson Avanc, que agora está oficialmente com a gente. Espero também por suas opiniões, Aldrin. Um grande abraço, Amigo.

O velho sonho do Extremo Sul

           O pessoal lá em Pelotas deve estar festejando hoje. É que o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, anunciou esta manhã que a duplicação da BR-116 no trecho que liga Guaiba (encostada em Porto Alegre) a Pelotas será iniciada no máximo até março próximo. Finalmente. Há quantos anos a minha gente lá de baixo vem pedindo isto ao Governo Federal.
            Duzentos e cincoenta quilômetros numa estrada duplicada vai transformar a viagem de Pelotas a Porto Alegre num simples e relaxante passeio. E muita gente será beneficiada naquela região. O Super Porto de Rio Grande também vai ficar muito mais perto da Capital, progresso garantido para a exportação. É  uma grande notícia.

A torcida por Wando

         O cantor Wando, 66 anos, continua internado no Hospital Biocor, em Nova Lima, Minas Gerais. Depois de submetido a uma angioplastia coronariana de urgência para desobstrução de artérias do coração, Wando apresentou uma ligeira melhora, animando seus familiares e amigos. Mas ele continua sedado, respirando com ajuda de aparelhos, no CTI do hospital. Não há previsão de alta.
         A produção do cantor já remarcou, em princípio para março, os shows que estavam programados para Saquarema e São Gonçalo, no Rio, nos dias 4 e 10 de fevereiro. Com 28 discos gravados e 10 milhões de cópias vendidas, Wando está sendo tocado nas últimas horas em emissoras de todo o Brasil. Especialmente a música "Fogo e Paixão" está sendo lembrada com insistência.