Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 28 de setembro de 2013

Cada vez gosto menos do MMA

         Não é de hoje que eu olho o MMA com uma certa desconfiança, que aumentou depois que o Anderson Silva fez aquela palhaçada, decepcionando seus fãs. Acho que o MMA não tem a mesma seriedade do boxe, do qual gosto muito.  Na verdade, dificilmente assisto estas lutas do octógono. É uma mistura de várias modalidades. No fim, fica com cara daquele vale-tudo de antigamente, que por muito tempo foi explorado pela televisão. Um espetáculo bizarro.
         Outra coisa que não tem me agradado é o surgimento exagerado de lutadores. Será que toda está gente está preparada para lutar profissionalmente ?  Acho que não, e a morte do lutador Leandro Feijão (foto) reforça o meu pensamento. Faltou profissionalismo.
          Quem vai se responsabilizar pelo fato de Feijão ter passado a madrugada de quarta  para quinta-feira fazendo exercícios para perder peso e se enquadrar na categoria pela qual lutaria ontem ?
           O que pode estar acontecendo é que muitos jovens pobres estão vendo no MMA a chance de levantar o dinheiro que lhes possibilite melhorar sua condição de vida. E vão pra porrada, na base da raça. O que me parece ser uma loucura.

Pato está de saco cheio ?

       Não boto muita fé no que costuma dizer ou escrever o ex-jogador Neto, que já morou aqui em Londrina, quando defendia o Matsubara , e hoje é comentarista da Bandeirante. Mas ele escreveu hoje no seu blog (publicado na UOL), que o atacante Neto está de saco cheio de ficar na reserva do Corinthians. E que dificilmente continuará no clube para a próxima temporada.
                                  
        Neto defende Pato, alegando que embora jogando pouco, ele já marcou sete gols no Brasileirão, o mesmo número de gols anotados por Guerrero (4), Sheik (2) e Romarinho (1) juntos. E garante que tem gente no Corinthians que não passa a bola para o Pato, de sacanagem.
       Mas parece que o Tite não está nem aí para a opinião do Neto, pois já escalou o ataque que enfrentará a Portuguesa amanhã: Emerson, Guerrero e Romarinho. E eu acho que Tite está certo, embora ninguém esteja jogando nada no ataque do Corinthians.

Basquete Feminino também pipocou

       Depois daquela pipocada da Seleção Brasileira na Copa América Masculina, nosso time feminino também "pagou o maior mico", ontem no México, na semifinal da competição. Depois de quatro vitórias em quatro jogos, a equipe dirigida por Luiz Augusto Zanon "tremeu como vara verde" diante das cubanas, perdendo o direito de chegar a final da Copa América  e desperdiçando a primeira chance de classificação para o Mundial da Turquia, em 2014. Cuba 72 x Brasil 68 foi o resultado final do jogo disputado em Xalapa.  As mulheres brasileiras vão agora decidir o seu futuro no jogo de hoje à noite (19h45m) contra Porto Rico. Quem vencer leva a medalha de bronze e garante a última vaga para o Mundial.
         É inacreditável o que aconteceu com o Brasil no jogo de ontem. As cubanas já sairam "matando", abriram 14 a 4 e fecharam o primeiro quarto com 22 a 15. Enquanto Gelis, Noble e Okendo faziam o que queriam na quadra, as brasileiras só olhavam as adversárias jogar. Marcaram apenas 6 pontos no segundo quarto, e o primeiro tempo terminou com Cuba abrindo 19 pontos de vantagem: 40 a 21.
                                               Só Adrianinha (nº 4) encarou as cubanas
          Na volta para a segunda fase, o Brasil mostrou-se muito melhor, descontando 13 pontos no terceiro quarto e voltando a entrar no jogo. E continuou encostando no derradeiro quarto, assustando as cubanas, que cairam de produção. Até que, faltando um minuto e meio para o final, veio o empate de 68 a 68, dando a impressão de que as brasileiras virariam o placar. Mas elas continuaram perdendo todos os rebotes de ataque (ao todo foram 19 ganhos por Cuba). E foi aí que acabaram derrotadas.
           O comportamento do Brasil foi mesmo um desastre. Só escapou a veterana Adrianinha, que marcou 15 pontos e deu 7 assistências. Foi a única que não se assustou com as cubanas. O restante do time brasileiro pipocou mesmo.
            Acho que o Brasil deve ganhar de Porto Rico, que perdeu a semifinal para o Canadá, por 73 a 48. Não acredito que a "amarelada" de ontem possa se repetir. A equipe portorriquenha é bem modesta e já perdeu para as brasileiras na primeira fase do torneio, pelo amplo placar de 91 a 54. Mas mesmo que volte com a medalha de bronze da Copa América e garanta vaga para o Mundial, a Seleção Brasileira já não inspira mais confiança. É mesmo um time "pipoqueiro", que já havia tremido diante da Argentina e ontem se escondeu do jogo. Não devemos nos iludir, pois nem com a provável presença de Erika (desfalque agora), esse time de Luiz Augusto Zanon tem condições de brilhar na Turquia, diante das grandes equipes do basquete mundial. Vai dar vexame lá.
              E não posso deixar de reforçar minha crítica ao técnico Zanon, que diante da fraca equipe da República Dominicana trocava irônicas risadinhas com seus auxiliares no banco de reservas, enquanto o Brasil fazia 107 a 43 dentro da quadra.  Ontem, correndo o tempo inteiro atrás das cubanas, ele não mostrou o mesmo otimismo.  No primeiro tempo, também apenas assistiu Cuba abrir 19 pontos de vantagem no marcador. E só conseguiu rearticular a equipe tarde demais. Não me parece um bom treinador para a Seleção Brasileira.
 
 

Derrota também no futebol de areia

        O esporte brasileiro sofreu outro duro revés, na noite desta sexta-feira. Na areias de Papeete, no Taiti, nossa seleção de futebol de areia deu adeus à chance de chegar ao pentacampeonato mundial. O Brasil, que sempre derrotou a Espanha nesta modalidade, desta vez acabou perdendo de virada, por 2 a 1, na prorrogação.
                                   
                   Bruno Xavier fez Brasil 1 a 0, logo aos 4 minutos, mas a Seleção dirigida por Junio Negão parou por aí. Juanma empatou e a decisão foi para a prorrogação. Nico fez o gol da virada, com o "montinho artilheiro" surpreendendo o goleiro Mão.
          Desde 2005, quando o Mundial passou a ser organizado pela Fifa, esta é a primeira vez que o Brasil não chega a final. Os espanhois vão decidir com a Rússia, atual campeã mundial da modalidade. Brasil e Taiti disputam o bronze.

Pérolas que o Facebook nos traz


      A postagem é do amigo Alexandre Bianchi, ex-jogador do Londrina. Ele tem razão, os caras não estão perdoando ninguém