Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Renascimento ? Agora é tarde

        Parece que os palmeirenses estão cada vez mais perdidos. Até o leitor do blog, que se identificava como "Palmeirense" está sumido. Mas um movimento que vem sendo articulado para tentar fazer o clube ressurgir, e que se intitula "Renascimento", já começou a trabalhar. A primeira idéia é lotar o Pacaembu, domingo próximo, no jogo Palmeiras x Atlético Goianense, numa verdadeira prévia da Segundona 2013, já que os dois clubes estão sendo rebaixados.


      A idéia tem o seu valor. Seria uma demonstração de força da torcida alviverde. Mas seria também um atestado de mediocridade, porque o clube não está contatando ninguém importante para montar um time reabilitador. A equipe inclusive será formada por garotos da base, que começarão a ser testados. Certamente surgirão novos Artur, Juninho, Henrique, João Vitor, Luan, Fernandinho, Obina & Cia. Ltda.
       Na verdade, os palmeirenses deveriam ter reagido bem antes, a ponto de tentar impedir o rebaixamento que, diga-se de passagem, teve significativa participação de culpa da torcida, violenta e ignorante nas suas manifestações, que determinaram inclusive a perda de mandos e outras punições ao clube.  Agora é tarde para mostrar toda esta força.
  

Deu certo a "jogada' de Bruno

           E íncrivel mesmo. Depois de já estar em julgamento há dois dias, o ex-goleiro e capitão do Flamengo, Bruno Fernandes, conseguiu suspender o processo e adiou seu julgamento para março do ano que vem.  São coisas assim que fazem o brasileiro acreditar cada vez menos na sua Justiça.
            Bruno arriscou uma "jogada". Declarou que não estava se sentindo seguro e pediu para trocar sua equipe de defesa. Parecia até goleiro reclamando da insegurança dos zagueiros. Mas deu certo, pois a juiza Marixa Rodrigues, do Tribunal de Justiça de Contagem, aceitou o pedido e tirou Bruno da sessão atual. Ele já foi levado de volta ao presídio, como mostra a foto abaixo.

          Como  o ex-policial Marcos Aparecido os Santos (o Bola) e a ex-mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues do Carmo, também foram excluidos do atual procedimento, ficaram apenas o Macarrão (Luiz Henrique Ferreira Romão) e a ex-namorada de Bruno, Fernanda Gomes de Castro. Houve um esvaziamento sensivel no julgamento, que hoje vive o seu terceiro dia. Grande parte da imprensa nacional que cobria a sessão, até já deixou Contagem, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ney Latorraca está se recuperando

         Quando muita gente já falava em "situação irreversível", o ator Ney Latorraca, de 68 anos, começou a se recuperar de forma surpreendente.  Depois de passar 20 dias na UTI da Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, zona sul do Rio, Latorraca viveu sua primeira noite na Unidade de Terapia Semi-Intensiva, e reagiu muito bem.


         Hoje cedo veio a informação de que ele já está alimentando via oral e se mantem em boa condição clínica, lúcido e sem febre. Ney está internado desde o dia 25 de outubro, passou por uma cirurgia de retirada de vesícula e exploração das vias biliares. Durante esta cirurgia, os médicos constataram que ele também apresentava uma inflamação no peritônio.  Sua situação se agravou e ele passou a apresentar também insuficiência respiratória.
        Mas pouco a pouco os problemas foram sendo eliminados e já é grande a esperança de que o conhecido ator global venha a se recuperar plenamente. Porém,  ainda não há previsão para alta.

Pérolas que o Facebook nos traz


        Continuo vibrando com o que diariamente o Facebook me traz. É lógico que, no pacote, vem muita bobagem. Mas é raro o dia em que não "pinta" alguma coisa interessante, engraçada ou emocionante. Como o que vemos nesta postagem feita com muita sensibilidade pela querida amiga Juliana Catarin. Bonito, não é mesmo ?

Uma tabela pra ajudar a embalar

        A gente sempre reclama da Federação Paranaense de Futebol, achando que ela não gosta do Londrina e que seguidamente prejudica o Tubarão. Mas, desta vez, temos é que agradecer aos curitibanos da FPF pela tabela do Paranaense 2013, divugada ontem. O esquema dos jogos do primeiro turno é a maior ajuda que o LEC poderia receber para embalar no campeonato.
        Nesta etapa inicial do certame, o Alviceleste vai disputar seis jogos em casa e apenas cinco fora do seu reduto. E mais: dos cinco primeiros jogos, três serão realizados no Estádio do Café, e contra equipes do mesmo nível ou até mais fracas que o Tubarão.  Outro detalhe super-importante para quem tem tanto medo de jogar na Capital, como o LEC, é que os jogos contra Coritiba e Atlético serão jogados em Londrina. Isso pode ser decisivo, pois todo o mundo sabe que na primeira etapa da competição a dupla Atletiba não estará com sua força máxima, em função de férias, pré-temporada e etc. No returno é que eles virão com tudo.
        É claro que no segundo turno ocorrerá o inverso, mas se aproveitar o começo para embalar, o Tubarão poderá realizar uma ótima campanha. É só não ficar apenas  na conversa e contratar logo bons jogadores, para montar um time bom. E também será importante fiscalizar e cobrar o técnico Claudio Tencatti nestas quatro primeiras rodadas. Se ele vacilar, como fez no ano passado, que a SM Sport se mexa rápido e contrate um técnico de experiência comprovada.  Da Federação, não podemos reclamar, pois ela nos deu a melhor tabela possível para que Londrina embale no Campeonato Estadual.

É um time assim que a cidade quer

        O companheiro Jairo Silva, que brilhou em Londrina e hoje atua na crônica esportiva de Curitiba, postou no facebook  um comentário sobre o Tubarão, comemorando o 20º aniversário da última conquista de título paranaense obtida pelo clube londrinense. E ilustrou sua postagem com a foto abaixo, daquele time que deu à cidade o título estadual.


            Pelos jogadores que aparecem na foto, é possível constatar que não era um time tão caro assim. André Dias, Alexandre, Souza, Roberto, Amarildo, Marcio Alcântara, Aléssio, Marquinhos, Claudio José, Tadeu e Celso Reis não recebiam salários altíssimos, assim  como João Neves, Zé Roberto e outros que não aparecem na foto. A maioria deles formados no próprio clube. Mas todos  eram jogadores de capacidade comprovada, e isso foi o que pesou.
           E o treinador era Varlei de Carvalho, experiente e esperto, que soube explorar o elenco, tirando dele tudo o que era possível. O Tubarão teve  muita dificuldade durante a disputa, mas chegou a final e aí despachou o União Bandeirante. Varlei era considerado um técnico Barato.
           Dorival Pagani e José Jurandir Barrozo comandavam a diretoria, que tinha ótimos dirigentes. O supervisor Aldivino Generoso comandava o grupo de profissionais, que além de Varlei contava com os fisicultores Venturini e Billy de Paula, o médico Jair Furlan e vários outros nomes importantes. Como o administrador Adirley Nonino, por exemplo.  
          Especialmente o gestor Sergio Malucelli tem que ser alertado pela direção do clube e cobrado por toda a imprensa londrinense. É um time assim que todos nós queremos. Não adianta apostar em meninos que podem dar certo, mas também podem fracassar. Apesar de não custarem tão alto, neste time da foto temos no mínimo seis jogadores que jogariam ( e vários até jogaram) em qualquer grande clube do Brasil.