Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mais sujeira na Cidade ?

              Vem aí mais sujeira para Londrina varrer pra baixo do tapete. Foi um dia quente na Câmara de Vereadores, com o Gaeco prendendo o ex-secretário de Governo e Gestão Pública de Londrina, Marco Cito, que pelo menos por uma noite, vai dormir na cadeia. A acusação é de tentativa de suborno do vereador Amauri Cardoso, para que este votasse contra a abertura de uma Comissão Parlamentar contra o prefeito Barbosa Neto.
              Amauri é da Oposição. Marco Cito e Ludovico Bonato, que também foi levado pelo Gaeco para prestar depoimento, são amigos do Prefeito Barbosa Neto. Fala-se em R$ 80 mil. A primeira parte do pagamento  ( R$ 20 mil) teria sido realizada hoje , em um escritório da rua Cambará. E foi neste momento que o Gaeco deteve Cito e Bonato. Amanhã  este será o assunto em toda Londrina.

Um ano sem Zeferino Pasquini

         Estive agora há pouco na Igreja dos Sagrados Corações, onde assisti a missa por um ano de falecimento do nosso saudoso Zeferino Pasquini. Lá estavam alguns amigos dele, como Tatinha, Gumercindo Marcantonio, Edmilson Estigarribia, Marival Mazzio e mais três ou quatro pessoas que fizeram questão de homenagear e rezar pela alma do ex-goleiro do Londrina, administrador do Estádio do Café, presidente da Liga de Futsal, enfim um homem que prestou inestimáveis serviços ao esporte londrinense. Ele nos deixou no dia 24 de abril do ano passado. E os seus verdadeiros amigos sentem a sua falta.

Chupa que é de uva, Barça !

           Nem a torcida de Galvão Bueno e sua equipe adiantou. O time que noventa por cento do mundo considerou como o exemplo de perfeição, está fora da final da Liga dos Campeões, fora da luta pelo título espanhol e, pelo jeito, vai ter que arranjar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.  Brincadeiras a parte, caiu a máscara do Barcelona.
            Venho afirmando sistematicamente neste blog que o Barça não é tudo aquilo que a maioria afirma. É um bom time sim, mas nada de excepcional. Um ótimo toque de bola e a presença do melhor jogador da atualidade, completam o quadro que provoca a empolgação do povo.
          Mas, quando encontrou pela frente um time sério, como o Chelsea, foi o que se viu. Derrota na Inglaterra e um melancólico empate de 2 a 2 no "sagrado" Camp Nou. Ficou claro que o Barça é como qualquer outro time. Que se assusta diante da valentia do adversário, se perde quando marcado com seriedade e sem medo, se irrita quando tudo começa a dar errado e fica tenso diante da adversidade. Seus jogadores estavam brancos que nem cera, durante a maior parte do jogo de hoje.
            E não faltou ajuda. O árbitro deu um penalti duvidoso (desperdiçado por Messi) e expulsou Terry, 'capitão' do Chelsea e da Seleção Inglesa. Com dez homens, o time inglês anulou Messi, que hoje não jogou nada. Quem queria ver Messi viu o brasileiro Ramires (foto acima) e o africano Drogba. O gol que Ramires fez foi fantástico. Ele e Fernando Torres, no último minuto (foto abaixo), anularam a vantagem que os espanhois haviam estabelecido com os gols de Busquets e Iniesta.

           

Um trágico mergulho para a morte

          Aconteceu no final-de-semana, mas a notícia só hoje está correndo o mundo. Um casal brasileiro morreu de forma trágica e misteriosa, numa caverna perto de Cancun, no México. O engenheiro da Embraer José Brugnaro Neto, 34 anos, e sua mulher Renata Alvez Quireno Brugnaro, uma médica de 36 anos, que trabalhava na Prefeitura de São José dos Campos, foram à caverna para mergulhar, acompanhados por um guia de mergulho, o espanhol Ismael Garcia Manzanares, de 34 anos. É só isso que se sabe. O fato é que os três morreram nas águas em Chacmol.
              Uma foto do casal durante um mergulho, divulgada no facebook de Brugnaro
            O casal contratou o serviço ao chegar no local, por volta das 16h30m de quinta-feira, sem consultar qualquer agência de turismo. E lá se foram os três para o mergulho sonhado pelo casal.
            Mas o tempo normal do percurso passou e nenhum dos três voltou. Os corpos só foram encontrados sete horas depois, já no início da madrugada de sexta-feira. A princípio, a morte deve ter ocorrido após a corda em que estavam presos ter se soltado. Eles estavam com um cilindro de oxigênio com capacidade para 45 minutos submerso. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal para necrópsia.  Vamos ver o que se descobre.

Seleção Feminina escapou do Japão

          A Seleção Brasileira conseguiu sua primeira vitória no Torneio Feminino de Futebol dos Jogos Olímpicos de Londres. Foi no sorteio realizado hoje, que determinou os grupos da primeira fase. As brasileiras escaparam do confronto com as japonesas, atuais campeãs mundiais, que vão chegar a Inglaterra cheias de confiança. O Brasil está no Grupo E e enfrentará Grã Bretanha, Nova Zelândia e Camarões.
            Estranhamente, o Brasil não era cabeça-de-chave, apesar de ser vice-campeão olímpico. Os três cabeças foram: Grã Bretanha (país sede), EUA (campeão olímpico) e Japão (campeão mundial). E tivemos sorte, porque dos três, o mais fraco (ou menos forte) é a Grã Bretanha.
            Se for 1º lugar no Grupo E, o Brasil enfrentará o 2º colocado do Grupo F, uma chave fortíssima que, além das japonesas, conta com as presenças de suécas, canadenses e sul-africanas. E aí qualquer adversário será perigoso.
             O primeiro jogo do Brasil será dia 25 de julho no País de Gales (em Cardiff), contra a Africa do Sul. No dia 28, no mesmo local, o adversário será o time da Nova Zelândia. E, fechando a chave, o time dirigido por Jorge Barcellos jogará em Wembley, contra as britânicas, anfitriãs dos Jogos.
         

Brasil pegou uma chave boa em Londres

            Acho que o Brasil teve sorte no sorteio dos grupos do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Londres. O time de Mano Meneses não vai enfrentar na primeira fase nenhuma  força tradicional do futebol mundial.  Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia a princípio não assustam. Mas  em se tratando de equipes sub-23, poderemos ter surpresas. Pergunto eu: quem é que conhece a fundo o potencial da gurizadada Nova Zelândia nesta faixa de idade ?  Podem acreditar que agora é que Mano vai atrás de informações concretas sobre os nossos adversários.
            Mas uma coisa é certa. Embora se classifiquem duas seleções por grupo, teremos que ficar em primeiro lugar, porque na segunda etapa o cruzamento será com o Grupo D, que tem equipes melhores: Espanha, Japão, Honduras e Marrocos. Se ficarmos em segundo lugar no Grupo C, corremos o risco de cruzar em seguida com a Espanha, que é favorita na sua chave. E seria bom deixar os espanhois mais para a frente.
                         Será que Mano Meneses conhece os nossos adversários ?
              A estréia do Brasil será contra o Egito, dia 26 de julho em Cardiff, no País de Gales. Depois, a Seleção vai para Manchester, na Inglaterra, onde enfrentará, pela ordem, Belarrússia e Nova Zelândia.
              Levando em conta a lista dos 52 jogadores pré-relacionados, temos condições de montar um bom time para os Jogos Olímpicos. O problema maior será escolher os três jogadores que podemos levar com idade acima dos 23 anos. Eu levaria o goleiro Jefferson (Botafogo), Ronaldinho Gaúcho para comandar o time dentro do campo, e um zagueiro, talvez Thiago Silva (Milan), que está em grande fase. Mas é só uma opinião. Sei que os eternos inimigos de Ronaldinho não vão gostar, porém acho que ele pode ajudar muito.