Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A grande atração do sábado

            Como todos os jogos da Série A serão disputados no domingo, a maior atração de amanhã é a  rodada final  da Série B, que apontará o último classificado para a Elite Nacional em 2012. Portuguesa, Náutico e Ponte Preta já garantiram o acesso. De quem será a quarta vaga ?
             Os três principais candidatos jogam fora de casa, o que torna a missão mais difícil. O Sport Recife, que só leva  vantagem sobre o Bragantino no saldo de gols (17 a 13), joga em Goiânia, contra o Vila Nova, que já está rebaixado e ainda atuará desfalcado do volante Túlio Souza, talvez o melhor jogador do time. O Rubro-negro pernambucano é o meu favorito para ficar com a vaga, pois tem um bom time. Jogadores experientes, como o goleiro Magrão e o meia Marcelinho Paraíba, podem fazer a diferença.Acho que todos os pernambucanos deveriam torcer pelo Sport amanhã, pois será a chance de Pernambuco colocar dois times na Série A, uma vez que o Náutico já subiu.

                                                   Marcelinho Paraíba, a maior arma do Sport           
   O Bragantino desperdiçou a grande chance na rodada anterior, quando perdeu em casa para o ASA. Agora terá que enfrentar o Paraná Clube em Curitiba. E os paranaenses precisam pelo menos de um empate para se garantir na Série B. Será portanto um jogo duríssimo. Mas, se o Braga empatar e o Sport perder em Goiania, a vaga poderá ser do time paulista, dependendo do resultado do Vitória.
                 Pois  o Vitória, terá que ganhar do ASA, nas Alagoas, e contar com empates ou derrotas de Sport e Bragantino. Não é nada tão impossível, mas pouco provável. Até porque o ASA precisa vencer para não cair para a Série C.
                  E bem por fora, correm Boa Esporte e Americana. Um deles pode subir, desde que vença hoje e os três mais prováveis (Sport, Bragantino e Vitória)  percam seus jogos. Dá para acreditar nesta hipótese?

Aqui, o clima da F1 em Interlagos

             Hamilton, Vettel, Webber e Alonso, pela ordem, foram os melhores dos treinos livres de hoje em Interlagos, na preparação para o pior GP Brasil da história do nosso automobilismo. Em anos passados, numa ante-véspera da prova já estava todo mundo ligado, torcendo para os nossos pilotos e "secando" os adversários mais fortes que vinham de fora. Também pudera, nos treinos livres de hoje, Massa foi o 6º, Senna o 12º e Barrichello o 19º. Já não nos impomos nem dentro de casa, em Interlagos. Até o Schumacher fez melhor tempo que os nossos.
              Vivemos de  homenagens ao saudoso Airton Senna, como no capacete de Lewis Hamilton (foto), que traz o nome do nosso último grande astro da modalidade. Penso que a melhor homenagem que poderia ser prestada a Senna (o legítimo) seria uma participação mais competitiva dos nossos pilotos atuais.

#####    Humilhante mesmo é ver Rubens Barrichello chorando pelos cantos e tentando convencer alguém a bancar a continuação de sua carreira. Ele nunca foi um piloto excepcional, mas foi o melhor que tivemos desde que Airton Senna se foi.

#####     Já ouvi o Nelson Piquet dizer isto no programa de Reginaldo Leme, e agora ouço novamente o tricampeão afirmar que o acidente sofrido em 2009,  na Hungria, é a razão da queda de rendimento de Felipe Massa nas duas últimas temporadas. Piquet, que também sofreu um acidente grave, em 87 (GP de San Marino), fala com conhecimento de causa: "Depois de uma pancada daquelas, na cabeça, a gente muda mesmo, não tem jeito." Massa nunca mais ganhou uma corrida, não é mesmo ? Este ano, nem subiu no pódio.
 
#####     O GP Brasil será a 100ª prova de Felipe Massa pela Ferrari. Já é um feito, porque poucos pilotos atingiram esta marca. Mas a cada homenagem prestada pela direção da Equipe, fica claro o aviso: Massa terá sua última chance em 2012. Em 99 provas, desde 2006, o brasileiro conseguiu 11 vitórias, o mesmo número de triunfos que Sebastian Vettel obteve só esse ano.

#####      Paulo Cesar Ganso, jogador do Santos, esteve em Interlagos hoje, para conhecer pessoalmente o piloto Bruno Senna. Ganso vestia uma camisa da equipe de F1, que assim como ele tem patrocínio da Gillette.

            

A queda da Natação em Londrina

            Londrina já foi grande na natação paranaense e até nacional. Mas aos poucos a modalidade foi perdendo espaço na Cidade, embora continue sendo um dos esportes que mais tem dado vitórias ao País. Grandes campeões saíram das piscinas de Londrina, mas isto está se tornando cada vez mais raro.
            Country, Acel, Canadá e AABB, que já brilharam na modalidade não possuem mais piscinas aquecidas para treinamento. Sem elas, é impossível revelar e treinar nadadores. Segundo informações que obtive, somente a Arel e a Associação dos Funcionários Municipais continuam com boa estrutura para a modalidade. No momento em que os nadadores brasileiros estão entre os melhores do mundo, Londrina desiste de investir na modalidade. Como se explica isso ?
             Um exemplo apenas: Londrina não levou equipe de natação aos Jogos Abertos. Mas uma nadadora da Arel, uma grande revelação de apenas 16 anos, ganhou 4 medalhas disputando por Toledo (sua cidade natal). São medalhas que poderiam ter vindo para Londrina.

Desta vez, Bolsanaro foi longe demais

             As "agressões" praticadas pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra a presidente Dilma Rousseff, durante discurso no plenário, ontem em Brasília, passaram mesmo dos limites. Ontem, eu até desisti de comentar o assunto, por entender que se tratava de baixaria demais. Mas não dá para ignorar a conduta deste parlamentar que frequentemente "apela para a ignorância". Insinuar que Dilma pode ter admiração e até ligação com o homossexualismo, aí já é desrespeito total.
             O discurso desse maluco foi tão pesado que  seu colega Domingos Dutra (PT-MA) retirou suas palavras das notas taquigráficas oficiais da Câmara. "Pare de mentir, Presidente. Se gosta de homossexual, assuma. Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma" - chegou a dizer Bolsanaro em sua crise de descontrole.
              E sobrou para os ministros Fernando Haddad (Educação) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), que no entender de Bolsanaro poderiam estar enganando a presidente Dilma nas discussões sobre o combate a homofobia nas escolas. Se nada for feito para punir Bolsanaro, o nível na Câmara vai cair ainda mais.

LDU sai na frente na Sul-Americana

                  A LDU, do Equador, fez com o Velez o que o Vasco não fez com a Universidad do Chile. Jogando a primeira partida da semifinal em casa, ganhou por 2 a 0 e vai para Argentina com uma consideravel vantagem. Esta partida da Copa Sul-Americana foi disputada ontem à noite, no lindo Estádio Casa Blanca, em Quito. Gonzalez e Barcos (foto)  fizeram os gols.
                  Apesar dos 2 a 0, a LDU deve encontrar dificuldades na Argentina, onde a pressão dos torcedores do Velez certamente será muito grande. O time equatoriano é formado em sua maioria por jogadores veteranos, que costumam mostrar cansaço no segundo tempo. O Velez tem mais gás e vai botar velocidade no jogo, que promete ser sensacional.

Bernardinho agora virou brincalhão

                 Bernardinho, que sempre dirigiu a Seleção Brasileira com seriedade (as vezes, até demais), de repente resolveu brincar. E quase pagou caro. Ele colocou um time praticamente reserva na quadra, nesta madrugada, para enfrentar a China, lanterna da Copa do Mundo do Volei Masculino. Resultado: o bicho pegou e o Brasil precisou de um tie break para vencer a partida por 3 a 2 ( 23/25, 25/10, 25/18, 19/25 e 15/8).
                 Dos titulares, apenas Murilo e Escadinha foram escalados para começar o jogo. Houve um nítido menosprezo aos chineses, que não haviam marcado nenhum ponto na competição. Mas o jogo endureceu e, no set final, Bernardinho teve que colocar Lucão e Wallace para escapar do que seria um grande vexame.
                 Como consequência da brincadeira de Bernardinho, o Brasil caiu para o terceiro lugar, porque marcou só dois pontos. A Polônia lidera e a Rússia está em segundo.
                  O jogo de hoje (foto) foi Kumamoto, mas as próximas partidas do Brasil serão em Hamamatsu, contra Argentina, Cuba e Sérvia.

MPB e Jazz no Bar Da Silva

             Com muita satisfação, tenho lido nos jornais da Cidade que o show do violonista Filó, no Bar Da Silva, indicado aqui no meu blog, foi um sucesso. O Filó continua o mesmo, cantando e tocando bem . Neguinho bom está ali.

                                
              Ao mesmo tempo, fico feliz com os planos futuros do Bar Da Silva. Ricardo Coelho me mandou um e-mail, há três ou quatro dias, e agora leio no jornal que vem aí a sequência do Projeto Bar da Silva MPB e Jazz, aberto com a vinda do Filó. A partir de fevereiro, de 45 em 45 dias estarão em Londrina grandes nomes da música brasileira, como Marcos Valle, Roberto Menescal, Leila  Maria e outros. Só gente do Primeiro Time. No apoio a iniciativa estão Ricardo e Ricardinho Coelho, Zé Flávio Garcia, Renato Mantovani e Pedro Franciscon, entre outros. Vai ser um novo sucesso.

Prefeito é bom patrão

                  O prefeito Barbosa Neto tem sido muito criticado nos últimos meses, especialmente pelas medidas polêmicas que têm caracterizado sua gestão. Ontem, entretanto, ouvi um forte elogio ao Chefe do Executivo Londrinense. É justo pois, que ele seja divulgado.
                   Quando quero saber como andam as coisas na Prefeitura, eu converso com um antigo servidor municipal, o Alaor Sencio Paes. Pela cara que ele faz, eu já sei se os funcionários estão satisfeitos ou não com o Prefeito. Alaor é um velho amigo meu, companheiro de rádio, um cara sério.
                    Pois ontem, na sauna da Arel, quando perguntei a ele como estavam as coisas, Alaor soltou aquele enorme vozeirão que Deus lhe deu ele tem e me disse: "Depois do dr.Dalton Paranaguá, não há dúvida que Barbosa Neto é o melhor patrão que tivemos, lá na Prefeitura."  E foi mais longe: "Acho que se dependesse dos funcionários municipais, ele seria reeleito."