Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Flu elimina o Inter, num grande jogo

         Fluminense e Inter fizeram um grande jogo, esta noite no Engenhão. Era a briga pela última vaga brasileira para as quartas-de-final, e os dois times se atiraram à luta com muito empenho. Deu mais sorte o Flu, que soube explorar o ponto fraco do adversário ( a extrema defesa) para chegar a vitória e a classificação. O Tricolor carioca vai pegar o Boca Juniors na próxima fase.
         O primeiro gol foi do Inter, logo aos 13 minutos. Leandro Damião marcou, no aproveitamento do passe de Oscar. Mas aí surgiu a jogada que matou o Colorado gaúcho. Dois lances de bola parada, dois levantamentos de Thiago Neves, duas bobeadas da zaga do Inter e os dois gols que decidiram o jogo. O primeiro foi do zagueiro Leandro Eusébio e o segundo do artilheiro Fred, ambos de cabeça. Fluminense, 2 a 1.

****** E na outra partida que fechou as oitavas-de-final, disputada em Santiago do Chile, aconteceu o inesperado. A Universidad de Chile, que havia perdido por 4 a 1 para o Deportivo Quito no jogo de ida, ganhou em casa por 6 a 0 e ficou com a vaga para enfrentar o Libertad, do Paraguai. La U, como é chamada pelos chilenos, mostrou porque é a atual campeã da Liga Sul-Americana. Na certa vai dar muito trabalho na sequência da Libertadores.

São Paulo foi buscar a sua vaga

       A Ponte Preta até abriu o placar, com um golaço de Somália, mas o São Paulo, com muita disposição, foi buscar a vitória por dois gols de diferença, que precisava para garantir vaga para as quartas-de-final da Copa do Brasil. O Tricolor virou o jogo e chegou aos 3 a 1, com gols de Casemiro, Lucas e Luis Fabiano. Uma grande vitória do time dirigido por Emerson Leão, que vai pegar o Goiás na sequência da competição. Na foto, o gol da classificação, marcado por Luis Fabiano.

Copa do Brasil: Bahia elimina a Lusa

                    Os dois times baianos estão classificados para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Ontem, foi o Vitória, que matou o Botafogo. E agora há pouco, em Pituaçu, o Bahia de Paulo Roberto Falcão despachou a Portuguesa de Desportos, por 2 a 0, e também se garantiu na próxima fase. Vai pegar o Grêmio.
                  Foi um jogo bom. A Lusa até foi melhor na primeira meia hora e ameaçou estragar a festa da grande torcida do Bahia. Mas Fabinho (foto), de cabeça, abriu o marcador para o Tricolor da Boa Terra, que fechou a festa no segundo tempo, com um gol de Junior, numa linda "cavadinha". O londrinense Heber Roberto Lopes apitou, com a correção de sempre.

Santos arrasador: 8 a 0 no Bolivar

            A cada dia, o Santos joga mais bola. Hoje foi demais: 8 a 0 sobre o Bolivar, eliminando o time boliviano e garantindo o direito de enfrentar o Velez Sarsfield, nas quartas-de-final, com o primeiro jogo lá na Argentina. Foi um massacre. No primeiro tempo o placar já foi de 5 a 0, com gols de Elano, de fora da área; Neymar, cobrando penalti; Ganso, de letra, num grande lance; Alan Kardeck e novamente Neymar.
                            Ganso comemora o "gol de letra". Depois, ele fez outro
             E o Peixe voltou para o segundo tempo querendo mais. Já aos 5', Elano fez 6 a 0. Ganso de falta marcou o sétimo e sobrou até uma chance para o Borges, que estava precisando voltar ao time e marcar um gol.   Alegria total para os 15.070 pagantes, e a renda na Vila Belmiro foi de R$ 535 mil. Boa a arbitragem do uruguaio Martin Vasquez.

As quartas-de-final da Copa do Brasil

       Os locais dos jogos de ida e volta das quartas-de-final da Copa do Brasil foram definidos agora à tarde na CBF, por sorteio.  Palmeiras, Grêmio, Coritiba e Goiás farão a primeira partida fora de casa, o que significa que decidirão as vagas para as semifinais em seus estádios.
       Falta preencher duas vagas, que serão definidas agora à noite, nos jogos São Paulo x Ponte Preta e Bahia ou Portuguesa. E os vencedores de hoje já sabem que decidirão a próxima fase fora de casa, respectivamente contra Goiás e Grêmio. Os dois confrontos das quartas já definidos são Atlético Paranaense x Palmeiras e Vitória x Coritiba.

Alemão dá festa no seu próprio túmulo

         O velho piadista alemão Karl Albrecht está fazendo piada sobre sua própria morte. Ele morreu aos 88 anos, no mês passado, mas deixou escrito o seu próprio obituário, publicado agora pela família, conforme seu pedido.
          É como se fosse um aviso de mudança, convidando os amigos para uma celebração animada  em sua nova casa, no cemitério de Hamburgo. Diz o anúncio: "Eu mudei de casa. Meu novo endereço é Cemitério Olhsdorf-Ruhewald, canteiro 65/28. Ficarei satisfeito em receber uma comitiva animada. No túmulo haverá schnapps (aguardente) para todos os convidados."
           A viúva Anastásia contou a imprensa que Albrecht deixou instruções para que a família publicasse a nota no jornal. Ele foi um vendedor de seguros que adorava dar risadas. A viúva disse também que ele não quer ninguém vestindo preto na festa. E que as mulheres devem usar vestidos florais de cores claras.

Julio Iglesias roubado na Venezuela

             O cantor espanhol Julio Iglesias e seus músicos foram vítimas de furto em seu quarto de hotel, enquanto faziam uma apresentação na cidade de Valência, na Venezuela. A Polícia local confirmou hoje que está investigando o fato,  ocorrido na noite do último domingo.

             O jornal "El Universal" escreveu que foram furtados dinheiro, passaporte e objetos de valor de Iglésias, que está com 68 anos. Ele segue a sua agenda e amanhã se apresentará no Peru, como parte de sua turnê "1 World Tour 2012".

Outra crise no Verdão. Esta vai ser feia

      Estranhei, um dia desses aqui no Blog, que Luis Felipe Scolari estivesse aceitando tudo que a diretoria do Palmeiras decide. Pois ontem, depois da goleada sobre o Paraná Clube, Felipão resolveu chutar a barraca.  Meteu a boca geral: "Apresentei uma lista com seis ou sete nomes, e não contrataram nenhum. Se não tem dinheiro, a diretoria tem que ter hombridade de falar que não tem dinheiro. O Borges está na minha lista. Mais uma vez, para ajudar o Palmeiras, eu vou trabalhar com o que me derem. Atuo apenas como técnico. Passo a lista e eles contratam. Há dois dias atrás, na reunião, me foi dito que não tem dinheiro. Estou contente com meu grupo, mas preciso ter outras alternativas. Depois não venham passar para a torcida que eu contratei Juquinha. Tem que assumir esta merda" - disse bem alto o treinador palmeirense.
      A bronca repercutiu. Arnaldo Tirone rebateu as crítica de Felipão e disse que fez tudo o que o técnico pediu recentemente no mercado.  Não é verdade. Luis Felipe colocou na sua lista Borges (Santos), Éder Luis (Vasco), Thuago Ribeiro (Cagliari), Fellipe Bastos (Vasco) e Obina, que está na China.
      O presidente respondeu que "o Palmeiras não é Banco Central ou Casa da Moeda, que emitem dinheiro todo o dia. O importante é que pagamos em dia, apesar do passivo que o clube tem."
       Assim que o vice Roberto Frizzo e o gerente Cesar Sampaio voltarem do Rio, onde foram assistir ao sorteio dos mandos de campo nas quartas-de-final da Copa do Brasil, Tirone se reunirá com eles para analisar o desabafo de Luis Felipe.

Brasil de Pelotas ganha vaga na Série C

         O Brasil de Pelotas, que já aparece na tabela do Campeonato Brasileiro da Série D, conseguiu uma liminar na Justiça Comum que lhe garante um lugar na Série C, da qual foi rebaixado no ano passado, por conta da escalação irregular do lateral Claudio Roberto, na partida com o Santo André, o que gerou a perda de seis pontos ao clube gaúcho.
          Depois de esgotar todos os recursos na Justiça Desportiva, o clube pelotense foi a Justiça Comum, embora ameaçado até de desfiliação pela CBF. E surge agora esta decisão, na qual consta a determinação de imediata inclusão do Brasil na Série C, sob pena de pesada multa diária  em caso de descumprimento.
           O presidente do GE Brasil está comemorando a decisão, mas disse que não se surpreenderá se a CBF trentar cassar a liminar. Por causa de tudo isto, o início da Série C, programado para o próximo dia 27, poderá ser retardado. Vem bronca feia por aí.

Time do Billy e do Itamar perdeu o título do MS

       O sonho dos londrinenses Itamar Bernardes(técnico) e Billy de Paula(fisicultor) de levar o Naviraiense ao título de campeão do Mato Grosso do Sul se desfez ontem à noite, em Rio Brilhante, no empate de 0 a 0 com o Águia Negra, que chegou ao bicampeonato estadual. A partida foi disputada no Ninho da Águia e teve transmissão ao vivo para todo o Mato Grosso do Sul, pela TV Morena.
        Com melhor campanha ao longo do certame, o Águia(foto) jogava por dois resultados iguais e já havia conseguido um empate (1 a 1) no primeiro jogo, em Naviraí. Ontem, a partida foi mais uma vez muito equilibrada, com inúmeras chances de gol. Mas o placar ficou mudo, como queria a torcida rubro-negra.

Times do Norte vencem na Segundona

           Dois jogos deram sequência ontem à Segundona Paranaense. E duas equipes aqui do Norte venceram. Em Maringá, no Estádio Willie Davids, o Grêmio Metropolitano, ainda invicto na competição, derrotou o Foz do Iguaçu, por 3 a 1, num bom jogo. Carlos Lima fez dois gols de penalti e Tiago Henrique marcou o terceiro dos maringaenses. Marcão descontou para o Foz.

          Já em Rolândia, finalmente o Nacional conseguiu a primeira vitória em quatro jogos. Ganhou do Cascavel por 4 a 2 e melhorou sua posição na tábua de classificação. Clênio (2), Joelson e Rodrigo (para os rolandenses) e Rafael Santos e Irineu (para a Serpente) foram os goleadores.

                              NOVA CLASSIFICAÇÃO

       1º - Paraná Clube, 9 pontos (3 jogos). 2º - Junior Team, 6 pontos (3 jogos). 3º - Cincão, 5 pontos (3 jogos). 4º - Grêmio Metropolitano (2 jogos), Cascavel (4 jogos) e Nacional (4 jogos), 4 pontos. 7º - Grêmio Maringá (2 jogos) e Foz do Iguaçu (3 jogos), 3 pontos. 9º - Grecal, 2 pontos (4 jogos). 10º - Serrano, 1 ponto (2 jogos).