Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Esportivo e Passo Fundo na Elite Gaúcha

      Terminou o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. Os clubes que conseguiram o acesso ao Gauchão 2013 são o Esportivo de Bento Gonçalves, campeão da Segundona, e o Passo Fundo, que ficou em segundo lugar. O Guarani de Camaquã ficou em terceiro, perdendo do saldo de gols para o Passo Fundo.
      A surpresa maior foi o acesso do EC Passo Fundo, que está fora do Gauchão desde 2006. O  time foi dirigido no campeonato pelo técnico Ricardo Atolini. Entre seus jogadores figura o veterano goleador Sandro Sotilli, de grande nome no futebol do Rio Grande do Sul.
      Mas a melhor campanha foi mesmo a do Clube Esportivo Bento Gonçalves, que garantiu a vaga no meio da última semana, quando derrotou o Guarani, em Camaquã, por 2 a 0. A torcida fez uma festa no retorno da delegação, que desfilou por Bento Gonçalves num carro dos Bombeiros(foto). Luis Carlos Winck é o treinador campeão.

   
    

Cianorte é show de bola

      O Cianorte caminha a passos largos para buscar a classificação para a segunda fase do Campeonato  Brasileiro da Série D. Ontem, o Leão do Vale conseguiu mais uma vitória, abrindo 3 pontos de vantagem na liderança do Grupo A7. Jogando em seu estádio, a equipe paranaense derrotou o Concórdia, de Santa Catarina, por 2 a 1 (foto).
      Henrique fez o gol mais rápido do campeonato, logo aos 12 segundos. Ele mesmo ampliou para 2 a 0, aos 11 minutos. Os catarinenses descontaram de falta, ainda no primeiro tempo, através de Maicon. Com a vitória, o Cianorte chegou a 10 pontos, contra 7 do Mogi Mirim, 4 do Cerâmica e do Concordia e 2 do Marília. No domingo próximo, o Leão joga novamente no Estádio Albino Turbay, contra o Cerâmica-RS.



    ****** O Arapongas também vai muito bem na competição. Ontem, segurou o empate em Caxias do Sul, contra o Juventude, num jogo sem gols (foto). O Arapongão divide a liderança do Grupo A8 com o Metropolitano, que ontem derrotou o Mirassol, por 2 a 1. Os dois líderes se enfrentam domingo que vem em Blumenau.

Estão chegando as novas notas

           Vai demorar alguns dias para elas chegarem até nós, aqui em Londrina, mas as novas notas de 10  e 20 reais já estão sendo lançadas hoje pelo Banco Central. Elas vem com tamanhos diferenciados e marcas táteis, para facilitar a identificação dos valores pelos deficientes visuais.
            Esta é a segunda família do Real. As notas antigas continuarão valendo e serão substituidas aos poucos, à  medida que forem sofrendo o seu desgaste natural. As primeiras notas da família (cédulas de 50 e 100 reais) foram lançadas no ano passado. Já as notas de 2 e 5 reais somente serão lançadas no ano que vem. Não será lançada uma nova cédula de 1 real.

Desfalque na Seleção Feminina

            A Seleção Brasileira que vai disputar o torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos perdeu a meio-campista Elaine (foto), que está com uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Ela já foi cortada da relação junto a Fifa, que autorizou a inscrição de Danielli em, seu lugar.

            O Brasil estréia quarta-feira na competição, jogando em Cardiff, capital do País de Gales, contra a Seleção de Camarões. O jogo será no Millennium Stadium, a partir das 14h45m, com favoritismo brasileiro.

Bellucci chegou a Londres com moral

       Quem desembarcou hoje cedo em Londres foi o tenista brasileiro Thomaz Bellucci (ao centro). E chegou com moral. Há vinte dias atrás, ele estava por baixo e ia disputar os Jogos Olímpicos de favor (por convite). Mas as coisas mudaram rapidamente. Agora, depois de um vice em Stuttgart e do título de ontem, em Gstaad (Suiça), Bellucci está cheio de confiança.
        Ele desembarcou pela manhã no Terminal 5 do Aeroporto de Heathrow, o principal da cidade-sede da competição. Na bagagem, o troféu ganho no final de semana.

Joel caiu. Segura que vai mais gente

          Até que Joel Santana aguentou demais no Flamengo. Afinal, comandando um time ruim, ele conseguiu 63,4% de aproveitamento, com 17 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, em 31 jogos.  Mas hoje cedo, numa reunião da diretoria, ele foi dispensado.

           Os dirigentes rubro-negros estão procurando um substituto para Joel. Existem vários nomes, mas ao que parece Dorival Junior, que deixou o Inter há menos de uma semana, é o mais cotado.
            Depois de Falcão (Bahia), Dorival (Inter) e Argel (Figueirense), agora caiu Joel Santana. E tem outros pra cair nos próximos dias, inclusive Murici Ramalho (Santos) e Marcelo Oliveira (Coritiba). É só perder mais uns dois joguinhos. Pode ser até neste meio-de-semana, porque o Peixe joga em Belô, com o Atlético, e o Coxa vai a Recife, enfrentar o Náutico. Acho que os dois vão perder.

Olha o Maluco aí. Jaula pra esse vagabundo

      O cara que matou 12 e feriu 58,  num cinema do Colorado (EUA),  foi apresentado hoje à Justiça e, certamente orientado por advogados, tratou de se fazer de mais maluco ainda. Com seus cabelos alaranjados, ele mostrava uma fisionomia perdida e entristecida, pendendo a cabeça lentamente, ora para a direita, ora para a esquerda. Com olhar perdido, ele ficou de cabeça baixa, enquanto o juiz lia os seus direitos.

      James Holmes vestia um macacão marrom, usado pelos presos comuns, e não falou nada. A audiência durou menos de 10 minutos. Depois ele voltou para a prisão, onde está numa cela isolada, para que não seja morto por outros presos. Mesmo assim,  já surgiram notícias de que ele teria sido ameaçado de morte na cadeia.
      O que eu não entendi até agora é o que é que uma menina de apenas 6 anos (Veronica Moser) que morreu no cinema, e um bebê de apenas três meses, que ficou ferido, estavam fazendo numa estréia de um filme do Batman, a meia-noite, que era proibido pela Justiça para menores de 13 anos.

Agora é que eu quero ver

        A notícia de que o Sercomtel vai suspender os patrocínios a partir de setembro certamente deixou o pessoal que mexe com esporte de cabelo em pé. E como tem gente mamando nesta teta, aqui na cidade. Quando se pensa em levantar dinheiro para fazer qualquer coisa em Londrina, o primeiro nome lembrado é o do Sercomtel, que não se nega, apoiando totas as iniciativas, sejam elas esportivas ou culturais.
       No passado, existiam outros "patrocinadores de carteirinha", que aos poucos foram se cansando e acabaram pisando no freio. As empresas de Iran Campos e a Unopar bancaram muita coisa no Município, justiça seja feita. Mas nos últimos tempos, o "pai de todos" é o Sercomtel, que agora está com seu orçamento esgotado para esse ano. Quem quiser continuar mamando nesta teta, vai ter que renegociar para 2013.
       O esporte vai sentir. Se já não temos muitas equipes fortes, agora mesmo é que não vamos ter. Sinto muito, mas acho que o Sercomtel está certo, segurando um pouco esta distribuição de verba.

Estréia de Seedorf foi um grande fiasco

       O Rio de Janeiro se enfeitou todo para receber Seedorf e mais de 34 mil pessoas foram ao Engenhão. Mas a estréia do jogador holandês no Botafogo foi um grande fiasco. Dois bons passes (iguais ao que qualquer jogador brasileiro dá) e mais nada. Aquela festa exagerada da entrada em campo aumentou o tamanho do "mico".
       O pior é que ficou a impressão de que dificilmente Seedorf conseguirá jogar aqui no Brasil tudo aquilo que jogava na Europa. Sua imagem em campo é de um jogador em final de carreira. E, pelo jeito dele na saída de campo, aos 24 minutos do segundo tempo, acho que ele entendeu que não fará grande sucesso por aqui. Vai melhorar nos próximos jogos, mas não chegará a astro no Fogão.


      E o técnico Oswaldo de Oliveira "contribuiu" para que Seedorf  fracassasse na estréia. Tirar Andrezinho do time foi uma burrice pra lá de estúpida. Andrezinho é o melhor jogador do Botafogo e poderia ter ajudado o holandês, se tivesse entrado como titular. Até porque, ficou claro que Seedorf não sabe jogar como armador.
      A propósito, só conheço um jogador europeu que jogou bola com sucesso total, aqui no Brasil: o sérvio Petkovic. Esse sim, jogava ao nivel de qualquer craque brasileiro. Tivemos alguns outros, mas que nunca brilharam pra valer. O Palmeiras é que gostava de trazer europeus, antigamente. Como o italiano Marco Osio, um meia-boca que atuou aqui em 95/96. Jogou 20 partidas e só marcou um gol.
       Acho que Seedorf nunca será um Dejan Petkovic.

  

Bandeira do Brasil já está na Vila

        A bandeira do Brasil já está hasteada na Vila Olímpica, junto às dos demais países que estão prontos para abrir mais uma edição dos Jogos Olímpicos. A cerimônia de hasteamento ocorreu esta manhã, comandada pelo prefeito da Vila, Charles Alen, que deu as boas vindas a delegação brasileira, comandada por Bernardo Razjman. Aquele mesmo que lançou o saque "jornadas nas estrelas". Lembram dele ? 

         Mas de arrepiar mesmo foi a execução do Hino Nacional. O cavaleiro Rodrigo Pessoa, porta-bandeira do Brasil, ficou emocionado na cerimônia, especialmente porque o céu estava azul, como raramente ocorre em Londres.