Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Câmara quer engavetar texto da reforma da Previdência



                   Sem previsão de que o governo conseguirá os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto) pretende engavetar o projeto e transferir a derrota para o Palácio do Planalto.
                  Maia não deve agendar nova data para a apreciação da proposta de mudanças nas aposentadorias caso não haja apoio de 308 dos 513 deputados para aprová-la em 20 de fevereiro, para quando está prevista a votação em plenário.
                    O plano é dizer que o texto ficará como legado para ser votado em 2019 pelo novo presidente da República.
                    O deputado se irritou com as declarações do presidente Michel Temer sobre ter feito sua parte para que a reforma avançasse no Congresso, e estuda fazer um discurso duro, com críticas à articulação do Planalto, caso não haja votos suficientes para aprová-la na data prevista.
Namorado de Fátima Bernardes
   faz "bico" vendendo bebidas 



                       Túlio Gadêlha, namorado de Fátima Bernardes, chamou atenção dos foliões mais atentos neste fim de semana, durante o Carnaval de Recife , em Pernambuco. O rapaz estava fazendo um "bico" como vendedor de bebidas na rua. 

                     Em sua conta no Instagram, Túlio explicou aos seguidores. "Quando você encontra seu irmão caçula vendendo cerveja e mostra como se faz!"- escreveu na legenda do vídeo que mostrava o ex-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) negociando com os clientes. 
                         

Bolsas americanas despencam !



             A Bolsa de Valores de Nova York fechou em queda de 4,6% nesta segunda-feira . O índice Dow Jones Industrial, o principal indicador do mercado, despencou uma hora antes do encerramento do pregão e fechou em 24.345 pontos. Os mercados financeiros reagem a uma eventual alta dos juros nos EUA, que afeta negativamente as bolsas de valores.

       O pessimismo no mercado financeiro americano também influenciou as bolsas internacionais e a cotação do dólar frente às demais moedas. A Bovespa fechou em queda de 2,59%, enquanto o dólar subiu 0,99% frente ao real.
                 A reação negativa nas bolsas americanas começou na sexta-feira, que foi o pior pregão do mercado de ações nova-iorquino em quase dois anos. O índice Dow Jones terminou com forte baixa de 2,54%.
                   O mercado financeiro internacional reage ainda a dados divulgados na sexta-feira passada, que mostram que os salários avançaram 2,9% em janeiro, na comparação com o ano anterior, a maior alta em um ano registrada em 12 meses.
                    Esse número pode indicar que as pressões inflacionárias estão mais fortes nos EUA e influenciar as futuras decisões do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) sobre a taxa de juros americana. Uma eventual alta dos juros influencia negativamente o mercado de ações por 2 motivos:  o investimento em títulos americanos fica mais atrativo quando o juro aumenta, atraindo parte do capital investido em ações;  e o custo do crédito fica mais caro para as empresas quando o juro básico sobe
                     Nesta segunda-feira, os títulos públicos americanos, os chamados Treasuries, tiveram uma alta de juros nesta segunda-feira, atingindo o maior valor desde janeiro de 2014.
                  Na bolsa de Nova York, a sessão tinha começado em baixa, mas apresentou alguma recuperação uma hora depois. No entanto, por volta das 13horas  locais (16horas  em Brasília), os principais indicadores começaram a despencar.
O setor que apresenta maior baixa é o de energia, com queda de 3,33% uma hora antes do fechamento, pouco depois que foi registrada uma redução de 1,99% no preço do barril do petróleo do Texas.
CARNAVAL 2018
O Rio está pronto para a folia !


             O domingo foi de contagem regressiva para a semana de Carnaval no Rio. Com a lavagem da Sapucaí e quase 50 blocos nas ruas, grandes desfiles, como o Bloco da Preta, no Centro, arrastaram uma multidão. E não faltou criatividade na hora de escolher as fantasias. Teve de tudo: de Pabllo Vittar enrolada em uma cobra no trio elétrico até figurino em alusão à febre amarela, com direito a soro de mentira e recado contra a morte de macacos.

            Já pela manhã, por volta das 8 horas, o Cordão do Boitatá, que desfilou da Praça da Cruz Vermelha até a Tiradentes, fez a festa da galera. Cláudio Barcelos, de 26 anos, Augusto Dias, de 28 e Andriele Santos, de 24, aproveitaram a folia também para alertar sobre o perigo da Febre Amarela. Eles foram fantasiados de mosquito. "Viemos assim porque queremos que todos se lembrem do perigo que é a proliferação do mosquito", explicaram os foliões.
             Fantasiado de paciente, Cesar Teixeira, 66, morador da Tijuca, protestava contra o ataque aos macacos. "Fiz a placa com a foto do macaco para conscientizar de que ele não causa a Febre Amarela e sim o mosquito". Próximo dali, no bloco Fogo e Paixão, no Largo de São Francisco, a música brega deu o tom. E para afastar o calor, teve jato d'água lançado por caminhão pipa nos foliões.
             O Bloco da Preta levou para as ruas mais de 600 mil foliões durante quatro horas de cortejo, segundo a Prefeitura do Rio. Celebrando a diversidade, Preta Gil dividiu o comando do trio, em alguns momentos, com a cantora Pabllo Vittar, que surgiu enrolada em uma cobra. Outras artistas, como as atrizes Carolina Dieckmann, madrinha do bloco, Giovanna Lancellotti e Fernanda Paes Leme, estiveram ao lado de Preta.
               Os bloqueios no trânsito para a passagem de blocos no Centro deram um nó na região. Quem precisava chegar ao Aeroporto Santos Dumont, pela manhã, teve dificuldades com longos engarrafamentos, principalmente para fugir da Avenida Beira Mar, no Aterro, que ficou fechada para a passagem do Chora Me Liga. Ainda na Zona Sul, teve o Gigantes da Lira, Empolga às 9 e o Suvaco do Cristo.
                   E a folia continua durante a semana. Amanhã tem "Vem Doar Para Mim", para conscientização da doação de sangue, na Candelária, às 9horas.  Na quinta, a Banda da Rua do Mercado desfila no Centro, às seis da tarde.

Na Avenida, bênção das baianas



              Com uma faixa escrita 'A semente do samba não pode morrer', baianas, vestidas de branco, fizeram a tradicional lavagem da Marquês de Sapucaí, na noite de ontem (foto). Nas mãos, elas levaram palmas e arruda para benzer a Avenida. O ritual, que pede paz e proteção para o Carnaval carioca, abriu o ensaio das campeãs de 2017, Portela e Mocidade. O desfile serviu de teste de luz e som da pista.
                  A passagem dos componentes no Sambódromo teve a presença de representantes de todas as agremiações do Grupo Especial, dividido por alas. Os intérpretes puxaram sambas-enredo atuais e antigos das escolas, sob olhares do público que lotou as arquibancadas.
                Neste ano, devido à crise financeira, a Liesa suspendeu os ensaios técnicos das agremiações, que duravam dias.


Mataram o ganhador 
                 da Mega Sena !


                  No Ceará, o empresário Miguel Ferreira Oliveira, de 50 anos, foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo, no município de Campos Sales, na Região do Cariri, a cerca de 596 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a polícia, ele havia ganho o prêmio de R$ 39 milhões na Mega Sena em 2011. 

             A vítima participava de uma seresta quando foi atingida por três tiros disparados por um homem. Segundo testemunhas ouvidas pela polícia, o autor dos disparos chegou e saiu caminhando. Para fugir, entrou em um terreno baldio, próximo a um posto de gasolina. A vítima morreu na mesa do bar.
               Equipes da Polícia Militar foram acionadas após o crime, mas não conseguiram prender os suspeitos. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Campos Sales para investigar o caso. A motivação do crime ainda é desconhecida.
                Segundo a PM, Miguel, que era conhecido na região como "Milionário da Mega-Sena", já possuía passagem policial por embriaguez ao volante e desacato. Ele nasceu em São Paulo e se mudou para o Ceará após ganhar o prêmio, onde passou a atuar como empresário do ramo de aluguel de imóveis.
A grande surpresa deste início de ano !


                  A equipe do Vôlei Positivo/Londrina segue brilhando na disputa da Superliga B feminino. Após ir bem na estreia, o time voltou a vencer na noite de sábado, quando enfrentou o São José dos Pinhais e fez 3 sets a 0 (25/22, 25/16 e 25/23), em 1h30m de jogo, no ginásio do Colégio Mãe de Deus. Foi a primeira partida em casa na competição. O resultado deixou a equipe na primeira colocação, com seis pontos e duas vitórias em dois jogos, e ainda sem perder nenhum set.

               A ponteira Amanda agradeceu o apoio dos torcedores e comemorou mais um bom resultado. “Tivemos uma sequência forte de treinamentos e os adversários nesta Superliga B são todos gabaritados. Estamos construindo cada resultado, subindo um degrau de cada vez. O grupo já está bastante entrosado e a torcida está apoiando bastante. A cidade nos abraçou e temos que mostrar em quadra o show de voleibol que eles merecem” - ressaltou a atleta.
              Com os outros resultados da segunda rodada, a classificação ficou “embolada” com o Vôlei Positivo/Londrina isolado na liderança com duas vitórias, enquanto CEFA, São José dos Pinhais, Curitiba Carob House/CMP e Lavras Vôlei têm um triunfo e um revés cada. Apenas o ADC Bradesco segue sem vencer na competição e está na lanterna. Nesta quarta-feira, o time londrinense enfrentará o Lavras, às 19h30m, lá em Minas Gerais.
 
 
O gol que decidiu o Atletiba !




                    O Atlético saiu vitorioso no Atletiba realizado ontem no Couto Pereira. E o autor do gol que garantiu o triunfo atleticano, por 1×0, Ederson, feliz pelo resultado, explicou que o Campeonato Paranaense é a oportunidade que ele e os demais jogadores do time de aspirantes têm para chamar a atenção de Fernando Diniz, técnico da equipe principal.
        “Essa vitória foi construída por todos. Do roupeiro ao presidente, está todo mundo de parabéns. O Campeonato Paranaense é oportunidade que eu tenho para mostrar meu futebol novamente. Todos nós queremos uma oportunidade com o Diniz, a vontade não está faltando, vamos fazer nosso melhor para conseguirmos essa chance”- disse o atacante, cujo contrato com o Furacão termina agora em maio.