Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Eliminatórias: Uruguai ressurge

         O Uruguai estava morto e levantou do túmulo, na briga para conseguir uma vaga para a Copa 2014. Foi ontem à noite, lá em Puerto Ordaz, na Venezuela. A situação era desesperadora para os charruas, e os venezuelanos apareciam como favoritos para ganhar a partida. Cavani, artilheiro na Itália mas que há muito tempo não dava uma alegria ao seu país, resolveu desencantar e, numa grande jogada, marcou o gol que tirou o Uruguai da agonia: 1 a 0.
 
 
          Se tivessem perdido ontem, os uruguaios certamente não viriam ao Brasil, no ano que vem, porque ficariam seis pontos atrás da Venezuela. Mas para arrancar mesmo rumo a Copa, eles ainda vão precisar de resultados importantes, na sequência das Eliminatórias, em setembro e outubro, nas quatro rodadas finais. Se o torneio terminasse hoje, o Uruguai ficaria em quinto lugar e teria que disputar uma repescagem com uma seleção asiática.
           Os outros resultados de ontem: Equador 1 x Argentina 1, Chile 3 x Bolívia 1 e Colômbia 2 x Peru 0.  A nova classificação é a seguinte: 1º - Argentina, 26; 2º - Colômbia, 23; 3º - Equador, 21 ; 4º- Chile, 21;  5º- Uruguai, 16; 6º - Venezuela, 16; 7º - Peru, 14; 8º - Bolívia, 10; 9º - Paraguai, 8 pontos.

Mascherano chutou maqueiro e o pau quebrou


       A Argentina estaria matematicamente classificada para a Copa se tivesse derrotado o Equador, ontem em Quito, mas jogou mal e apenas empatou em 1 a 1, num jogo que teve uma briga do argentino Mascherano com um maqueiro. Quando estava sendo retirado na maca, o ex-corinthiano desentendeu-se com o funcionário que pilotava o equipamento. Lavezzi tentou apartar, segurando o companheiro mas, quando foi atingido por um copo d'água, Mascherano revidou dando dois chutes no maqueiro, iniciando uma grande confusão. Foi então expulso pelo árbitro.
       Messi só entrou aos 15' do segundo tempo, mas continua mostrando que ainda não está bem. Aguero marcou de penalti, no primeiro minuto do jogo. Castillo de cabeça empatou aos 16', ainda na primeira fase. No segundo período, os equatorianos pressionaram muito, mas não conseguiram a vitória.  

Se Eles não vem, que venham as mulheres

         Recebi com muita alegria a notícia de que o futsal feminino está voltando à Cidade com força total. Se os homens deixaram a peteca cair, as mulheres foram a luta e vão disputar, a partir do próximo dia 22, o Campeonato Paranaense da categoria. E mais: elas estréiam no dia 1º de julho na Liga Nacional da modalidade. As negociações foram viabilizadas pela coordenadora Vanda Sanches, que há muitos anos empurra o esporte aqui em Londrina.
         A técnica Jayne Borim, que já foi uma das melhores jogadoras de Londrina, atuando como pivô, e que já vem brilhando como treinadora, estará comandando a equipe, que terá apoio financeiro da Fundação de Esportes de Londrina, com contrapartida garantida por um grupo de conselheiros do Londrina Esporte Clube. Fico muito feliz que tudo isto esteja acontecendo.  Parabéns, Vanda e Jayne.

Boca Juniors x LDU


        Pouco a pouco, outros países da América do Sul vão se instalando na região de Londrina, através de parcerias com clubes locais. O Boca Juniors da Argentina já está instalado na cidade, formando atletas das categorias Sub 14 e Sub 16, num ótimo trabalho comandado pelo fisicultor Billy de Paula e pelo treinador Jair Borges.
        Agora, acaba de chegar a LDU (Liga Desportiva Universitária), que hoje é a principal equipe do futebol do Equador, com grandes campanhas na Libertadores e na Copa Sul-Americana.  Os equatorianos fizeram uma parceria com o Clube Atlético Cambé. O lançamento do projeto ocorreu ontem (foto). A coordenação será do conhecido professor Nelson Zaminelli. A LDU quer inclusive disputar a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense, em 2015.
         Diante de toda esta movimentação, eu já estou curioso para ver um grande clássico sul-americano aqui no Estádio do Café: Boca Juniors (Argentina) x  LDU (Equador).