Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 19 de agosto de 2012

Arapongas já está se entregando

         Pelo  jeito, o Arapongas está entregando os pontos na hora decisiva. Depois de fazer uma campanha razoável em todo o certame, agora na penúltima rodada da fase inicial da Série D, o time araponguense foi goleado pelo eliminado Mirassol, por 4 a 1. O jogo foi disputado esta tarde, no Estádio José Maia, em Mirassol.
         Caion (3) e Romarinho marcaram para os paulistas. Raphael Lucas descontou para o Arapongas. No outro jogo da rodada, o Brasil de Pelotas perdeu em casa para o Juventude, por 1 a 0. A nova classificação: 1º - Metropolitano (SC), 13 pontos; 2º - Juventude(RS), 11; 3º - Arapongas, 9; 4º - Brasil(RS), 8; 5º - Mirassol, 7 pontos.
          Na última rodada, domingo que vem, vão jogar Arapongas x Brasil  e Juventude x Metropolitano. Se o Juventude ganhar em casa do Metropolitano, os dois times se classificam e o Arapongas estará eliminado, mesmo que vença o Brasil. Os araponguenses tem que ganhar e torcer para o Juventude perder.

Federer é penta em Cincinnati

       O tenista número 1 do mundo, Roger Federer, ganhou hoje o título do Torneio de Cincinnati (EUA), derrotando na final o sérvio Novak Djokovic, por dois sets a zero. É a quinta vez que o suiço conquista este  Masters 1000, confirmando a sua supremacia no atual momento.


       No primeiro set, foi um banho de Federer, que aplicou um "pneu" (6/0) no adversário. Foi a primeira vez no confronto entre os dois que registrou-se um 6/0. Mas Djokovic reagiu no segundo set, que só foi decidido no tie break (7/6), depois de grandes lances.
       Roger Federer chegou ao 76º título na carreira e o 21º de Masters 1000, recorde que passou a dividir com o espanhol Rafael Nadal.

Cães-lobo para cuidar de homens

    A Prisão Estadual de Louisiana, nos Estados Unidos, na tentativa de compensar a baixa no número de funcionários, decidiu utilizar animais na patrulha do perímetro carcerário. Adquiriu 60 cães-lobo, um cruzamento entre uma cadela doméstica e um lobo selvagem mexicano.


     Conhecida popularmente por Angola ou Alcatraz do Sul, a penitenciária abriga mais de 5 mil detentos e é considerada uma das mais duras do País. É que 91% dos seus presidiários cometeram crimes violentos, como homicídios e estupros. Entre eles, estão 84 homens e uma mulher estão condenados a morte.
     Cem dos 1.200 funcionários foram demitidos, por economia. E os cães-lobos estão correspondendo às expectativas. "Enquanto os cães são sociáveis, os lobos são animais que interagem quase que exclusivamente com membros de seu bando. Não há como um detento domá-lo" - garante o diretor do presídio.

Diga "adeus" a velha Kombi

        Como não pode ser adaptada para ter airbag e freios ABS, a Kombi deixará de ser fabricada. É o veículo mais antigo em produção no mundo, e ainda o mais vendido em sua categoria no Brasil. A  kombi começou a ser fabricada pela Volkswagen no ABC Paulista no dia 2 de setembro de 1957. Há 55 anos, portanto. No ano passado, foram vendidos 24.800 veículos modelo Kombi em todo o Brasil.


      A previsão é de que a Kombi pare de ser fabricada até o final do ano que vem, embora a Volks continue lutando para encontrar um jeito de dotar o veículo de um sistema de airbag. Além da Kombi, outros veículos sairão de linha por causa do airbag. É o caso do Uno Mille, da Fiat, que está no mercado há 22 anos.
       

"Pague um e leve dois", no futebol

        Não está fácil para os grandes clubes brasileiros bancarem as despesas do futebol. Principalmente para que os que investem em grandes contratações e treinadores. É o caso do Grêmio, por exemplo, que a cada jogo inventa novas promoções.
        Para a partida de hoje, contra o Figueirense, quem pagar um ingresso ganha o direito de levar um acompanhante ao Estádio Olímpico. Outra promoção está sendo feita na loja "GrêmioMania", localizada no estádio. Compras acima de R$ 150 dão direito a um ingresso para o jogo. E sócios-torcedores que indicarem pessoas para a mesma modalidade, ganham isenção da mensalidade de setembro.
         Apenas como curiosidade, vale mencionar que o Grêmio não vence o Figueirense no Olímpico desde 2003, há nove anos portanto.

Atores com Down vencem em Gramado

        Terminou o 40ºFestival de Gramado, e o filme "Colegas", de Marcelo Galvão, foi o grande vencedor. O que chama a atenção é que o longa é protagonizado por três atores com Síndrome de Down:  Riota Pokk, Ariel Goldenberg e Breno Viola, que receberam um prêmio especial do Juri. "Colegas" ganhou os Kikitos de melhor filme e melhor direção de arte.


         O favorito era "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, que levou quatro troféus: melhor diretor, melhor do juri popular, melhor som e ainda o prêmio da crítica. O melhor ator foi  Marat Descartes, por "Super Nada". Como melhor atriz foi escolhida Fernanda Vianna, por "O que se Move".

A Meia-Maratona do Rio de Janeiro

        O Rio de Janeiro realizou hoje cedo a sua tradicional meia-maratona. Como sempre, ganharam os quenianos, tanto no masculino como no feminino. Assisti pela televisão. A briga pela vitória até que não teve muita graça, por causa do domínio dos africanos. Mas a festa que os 19 mil participantes fizeram pela orla marítima do Rio foi de arrepiar. Tinha gente de todo o Brasil. E lá estava o meu filho Luciano (foto), que sentiu a alegria de participar do grande evento.
        E eu fiquei aqui, morrendo de saudade. Quando as pernas deixavam, corri muitas provas pedestres, em Londrina e em toda a região. Me recordo que numa destas provas, em Cornélio Procópio, Luciano correu junto comigo. Era ainda um gurizinho. Faz tempo, hein ?