Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 14 de julho de 2012

Os novos sonhos do velho Felipão

         O gaúcho Luis Felipe Scolari parece estar cansado do Palmeiras. Tem inclusive provocado os dirigentes com declarações fortes, para ver se é mandado embora.  Pedir a conta ele não vai, a menos que surja uma nova proposta de trabalho. Ele é dinheirista. Depois da conquista da Copa do Brasil, Felipão começa a mostrar seu novo sonho: gostaria de dirigir uma seleção na Copa 2014. E está se oferecendo abertamente.
         Na verdade, Scolari perdeu força na Europa quando foi derrotado naquela final da Eurocopa com a Seleção Portuguesa, em casa para a desacreditada Grécia. Aquela derrota deixou Felipão marcado no Velho Mundo. Ninguém vem buscá-lo, podem acreditar.
          Mas acho que ele está "secando" Mano Meneses. Se o Brasil for mal no futebol dos Jogos Olímpicos, a CBF deve trocar de treinador. E' nisto que, certamente, que o velho Luis Felipe Scolari está apostando.
          "Se Zagalo e Parreira, que também foram campeões mundiais, voltaram à Seleção, porque isso não pode acontecer comigo ?" - deve estar imagindo o esperto técnico palmeirense.          
  

O porta-bandeira espanhol

       O tenista Rafael Nadal será o porta-bandeira da Espanha no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, programado para o dia 27 próximo. Hoje, numa solenidade realizada no Comitê Olímpico Espanhol, Nadal recebeu a bandeira do seu país.
       A menos de duas semanas do início dos Jogos, Rafael Nadal se prepara com afinco. Ele é o atual campeão olímpico, e quer defender o seu título com brilhantismo. Na final de Pequim-2008, ele derrotou o chileno Fernando Gonzalez.

Riquelme vem para o Brasil ou se aposenta

     Uma entrevista  coletiva está marcada  para segunda-feira, em Buenos Aires. Na ocasião, Riquelme vai anunciar o seu futuro. A imprensa platina só tem uma certeza: ou Riquelme assina contrato com um clube brasileiro ou anuncia o final de sua brilhante carreira.
      O clube brasileiro pode ser o Cruzeiro, que está negociando com ele. O intermediário do negócio está sendo o ex-jogador argentino Sorin, que jogou muito tempo no Cruzeiro e quer ver Riquelme com a camisa do clube estrelado.


       Mas Sorin tem dito que o negócio está muito difícil. De qualquer forma, o clube brasileiro que parece estar mais próximo de Riquelme ainda é o Cruzeiro.
        Já imaginaram como poderão ser os próximos classicos mineiros, com Ronaldinho no Galo e Riquelme na Raposa ?

A Foto do Dia

                   
                      A nossa Foto do Dia de hoje é deste pilantra catarinense. Em Florianópolis, Brendow Cezar Branca Glione, de 19 anos,  colocou uma barba postiça, presa com elástico, e saiu para assaltar, munido de um revólver calibre 38.  Até conseguiu, porque um aposentado de 66 anos lhe  entregou o carro, o celular e carteira.
                      A vítima não quis se arriscar, embora percebesse o ridículo disfarce. Quando o ladrão se afastou, ele começou a gritar. Pessoas que passavam logo chamaram a Polícia. Brendow terminou preso, no carro roubado, tentando escapar de um engarrafamento. Foi muita cara de páu dele.

Viciada em água

     Existem pessoas viciadas em bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, etc. Mas também existe gente viciada em água. É o caso da britânica Sasha Kennedy, de 26 anos, que bebe até 25 litros do mais conhecidos dos líquidos.
      Sasha tem muitos problemas por causa do seu estranho vício. Além de carregar um garrafão de água por todos os lugares onde vai, ela precisa ir o banheiro aproximadamente 40 vezes por dia, para eliminar todo esse líquido que entra no seu corpo.  
      À noite, ela acorda de hora em hora, para beber água e ir ao banheiro. Sasha tem dois filhos. Ela garante que não tem nenhum problema de saúde, embora os médicos afirmem que, quando bebida em excesso, a água faz mal.
      E não pensem que água não engorda. Confiram o tamanho dela.

Perna de ciclista

           A perna esquerda do conhecido ciclista norte-americano George Hincapie é talvez a imagem mais divulgada na edição de mais uma Vollta da França deste ano. A prova de ciclismo mais famosa do mundo está em pleno andamento, e os fotógrafos estão sempre focados nas pernas de Hincapie. A imagem das veias no meio do esforço é realmente impressionante. "É apenas o resultado de 15 anos de esforço na Volda da França" - explica o atleta.

Um negócio difícil de entender

       Justamente agora, quando Thiago Silva começa a ser apontado como o grande nome das Seleções (olímpica e principal) do Brasil, seu passe é vendido pelo Milan ao Paris Saint-Germain. Está certo que o valor é altíssimo (R$ 105 milhões), mas o jogador era lider também no time milanêz, que deve estar precisando urgentemente de dinheiro.

                                                A notícia no site do Paris Saint-Germain
        Para Thiago, vale a pena pela grana, pois ele vai ganhar R$ 18 milhões por ano. Mas sair do futebol italiano para jogar num clube francês é perder pontos em termos de prestígio internacional. Ainda mais que o contrato com o PSG é longo, terá a duração de 5 anos.
        Jogar na França é bom para que está subindo. Mas para quem já está lá em cima, como Thiago Silva, só mesmo por muito dinheiro.

Já começou a palhaçada

      Demonstrei aqui, há poucos dias, o meu temor de que a escolha do "Melhor Brasileiro de Todos os Tempos" virasse uma grande palhaçada. E, ao que parece, vai virar mesmo. A lista dos indicados ao prêmio já estraga o programa do SBT.
       Em nome da democracia, colocaram o Tiririca, o Collor, o Michel Teló, o jogador Dedé (do Vasco), o missionário RR Soares, o Gugú, o Luan Santana e outras "figuras" ao lado de nomes ilústres do nosso País.


       Apesar da seriedade e do profissionlismo do jornalista  Carlos Nascimento, o programa pode acabar desmoralizando o povo brasileiro, pela falta de qualidade na escolha. Já pensaram se ganha a Ivete Sangalo ou o Datena ?

Será que fui eu que dei azar ?

       Até pouco tempo, eu assitia a todos os jogos do melhor tenista brasileiro, Thomaz Bellucci. Mas ele vacilava muito durante as partidas e eu parei de acompanhar. Porém, nos últimas dias Bellucci conquistou sete ou oito vitórias seguidas e até ganhou um challenger na Alemanha. Resolvi pagar para ver.

       Hoje pela manhã, colei na televisão para ver Bellucci na decisão do ATP de Stuttgart, contra o sérvio Janko Tipsaveric (nº 8 do mundo). Não sei se fui que dei azar, mas Thomaz Bellucci perdeu, por dois sets a um. Entretanto,  senti melhoras no brasileiro. Perdeu o primeiro set por 6/4, mas fez um grande segundo set, ganhando por 6/2. No set decisivo, sofreu uma quebra de serviço logo no começo e não conseguiu mais devolver, perdendo por 4/6.

Chuvas voltam a castigar o Japão

            O Japão está novamente as voltas com problemas provocados pelo mau tempo. Como tem sofrido essa gente. Agora, é o sudoeste do País que está debaixo de chuvas torrenciais.  Mais de 400 mil pessoas já tiveram que abandonar suas casas, no terceiro dia de chuvas que caem sem parar. Vinte e nove japoneses já morreram ou desapareceram.


            E o sul do Japão também está sendo atingido. Neste sábado ocorreram chuvas de até 110 milimetros por hora. A Agência Metereológica Jabonesas advertiu que  podem ocorrer grandes deslizamentos e inundações na ilha de Kyishu. As autoridades ordenaram a evacuação de 260 mil pessoas, porque vários rios transbordaram.
            As imagens de televisão mostram torrentes de água cheia de destroços, lama e casas inundadas.