Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 20 de maio de 2012

Só o Vasco ganhou, agora à noite

             Apenas três gols sairam nos três jogos disputados agora à noite, fechando a rodada inaugural da Série A do Brasileirão 2012. E só o Vasco venceu: 2 a 1 sobre o Grêmio, em jogo disputado em São Januário, com arbitragem de Célio Amorim
            Mesmo poupando alguns titulares, o Vasco conseguiu os três primeiros pontos. Felipe Bastos fez um a zero  no primeiro tempo, cobrando falta. Victor, como sempre, chegou atrasado. Mas Fernando empatou logo em seguida, fixando o placar do primeiro tempo. Na etapa final, o Grêmio continuou jogando um pouco melhor, mas quem fez o gol foi o Vasco, através de Alecsandro.
             Para complementar a fragilidade gremista, Marcelo Moreno cobrou mal uma penalidade máxima, possibilitando a defesa de Fernando Prass. E Vanderley Luxemburgo ainda saiu reclamando da arbitragem.


****** No Parque do Sabiá, em Minas Gerais, o Cruzeiro não ganhou na estréia do técnico Celso Roth. Ficou no empate de 0 a 0 com o Atlético Goianense. Além de não jogar bem, o Cruzeiro ainda perdeu Anselmo Ramon, que ofendeu o bandeirinha e foi expulso.

******E nem o Santos salvou a honra dos paulistas, que fecharam a rodada sem vitória. Na Bahia, jogando com um time formado na grande maioria por reservas, o Peixe só empatou com o Bahia, num jogo sem gols. Choveu e o público não foi o esperado: apenas 8.908 pagantes. Até porque, todo mundo já sabia que o Santos não traria seus melhores jogadores numa atitude anti-profissional.

Morre Robin Gibb, cantor do Bee Gees

       O músico e cantor do Bee Gees, Robin Gibb, morreu neste domingo, aos 62 anos, após uma longa luta contra um câncer de colon. Ele estava internado desde o mês passado. Passou por uma traqueostomia, na última semana e já não conseguia mais falar. Se comunicava por meio dos olhos.  Ele foi um dos criadores  do Bee Gees, que fez turnês ocasionais até 2003, quando Murice Gibb (irmão gêmeo de Robin) morreu de parada cardíaca, enquanto recebia tratamento por um problema no intestino.
              

Djokovic x Nadal ficou para amanhã

           Chove muito na Itália (foto), e a final masculina do Masters l000 de Roma, entre  o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal não foi realizada hoje, como estava programado. A grande decisão foi adiada para amanhã, a partir das 7 horas de Brasília.

Vôlei consegue uma vitória

         Terminou a primeira etapa da Fase de Grupos da Liga Mundial de Voleibol Masculino. E o Brasil felizmente fechou com uma vitória. Depois de derrotas para poloneses e canadenses, a Seleção Brasileira conseguiu derrotar a Finlândia, por 3 sets a 1. Mas não jogou bem, chegando inclusive a perder o primeiro set para os fracos filandeses, por 25/23. Mas parece que aí o time tomou vergonha na cara e arrasou no segundo (25/13) o que dá uma idéia da fragilidade do adversário. Os brasileiros venceram os outros dois setes, por 25/22 e 31/29.
         A Fase de Grupos do novo esquema da Liga Mundial prevê quatro etapas, com as quatro equipes se enfrentando a cada etapa. Cada país participante sedia uma etapa. A próxima será na Polônia, daqui a duas semanas.

Coritiba estréia com derrota

              O único representante do Paraná no Campeonato Brasileiro da Série A começou mal. No Beira Rio, em Porto Alegre, o Coritiba foi derrotado pelo Internacional, por 2 a 0, com arbitragem de Pablo dos Santos Alves.
             O início do Coxa foi terrível. No primeiro gol, logo aos 8 minutos, Leandro Damião estava no meio de quatro jogadores curitibanos. Mas arriscou a jogada individual, passou por eles e fez 1 a 0. E o Colorado matou o jogo ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos. Um gol muito bonito de Dagoberto, numa jogada dele com Leandro Damião.
               No segundo tempo, o campeão paranaense melhorou, criando algumas oportunidades. Mas o Inter administrou o jogo com inteligência. Vamos ver se o Coritiba se apresenta melhor na segunda rodada, contra o Botafogo, no Couto Pereira.

Paulistas começam apanhando

          Falta só o Santos, que está jogando agora. Mas nenhum dos outros paulistas que disputam o Brasileirão (Série A) conseguiu vencer nesta primeira rodada. Ontem, Palmeiras e Portuguesa só empataram. E vamos conferir os jogos de hoje à tarde, que terminaram agora há pouco:

 ******  O CORINTHIANS esqueceu que no ano passado só foi campeão porque teve um grande início,  ganhando nove dos dez primeiros jogos. Desta vez, Tite fez gracinha e colocou um time reserva em campo, embora só vá jogar pela Libertadores na quarta-feira, e em São Paulo. O Fluminense fez o mesmo, e acabou levando mais sorte, num jogo que só poderia ser fraco, um desrespeito ao público.
           Leandro Euzébio fez o único gol da partida, aos 26 minutos do segundo tempo (foto).
                                      Olha a cara de bunda dos corinthianos, depois do gol


 ******  O SÃO PAULO conseguiu reabilitar o Botafogo, que vinha de seguidos fracasso no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. Como gosta de rebolar esse time do Leão,. Eu acho que ele pode ser mandado embora, depois desta. Esteve ganhando por 1 a 0 e depois por 2 a 1, com gols de Jadson e Luis Fabiano, mas permitiu que o Fogão fizesse quatro gols no segundo tempo. Só Herrera (foto) fez 3. Vitor Junior (gostei muito do seu futebol) fez o outro.
                 Pouca gente no Engenhão. Nem a torcida carioca acreditava no Botafogo. No fim, um episódio curioso: o técnico alvinegro Oswaldo de Oliveira, queria brigar com toda a equipe de arbitragem. Ninguém sabe ao certo porque, pois seu time já estava ganhando de quatro e não tivemos nenhum lance polêmico. Parece que o homem enloqueceu. Ou vai ver que ele é são-paulino.



******  A PONTE PRETA completou o grupo de derrotados, perdendo em casa para o Atlético Mineiro, por 1 a 0. A Ponte não merecia, estava até tentando ganhar o jogo. Mas já nos acréscimos, uma fatalidade: Baraka atrapalhou o goleiro Lauro e Escudeiro fez o gol que deu a vitória ao Galo.

Provocação desnecessária

           O boxeador brasileiro Michael Oliveira, que está invicto mas ainda não conseguiu virar um astro de verdade, está fazendo de tudo para aparecer. Ele é o atual campeão latino-americano da categoria super médio, pelo Conselho Mundial de Boxe, mas ainda não é pugilista conhecido, mesmo residindo nos Estados Unidos.
            Agora ele vai lutar com o ex-campeão mundial Acelino "Popó"Freitas, no Rio de Janeiro, no dia 2 de junho. Popó já encerrou carreira e estava até muito mais gordo. Além disto, ele é deputado federal. Mas trata-se de uma luta de despedida. Ele perdeu peso, está treinando e, obviamente, não vai querer passar vergonha na hora de encerrar uma carreira brilhante.
             Mas o garoto Michael quer mais promoção e postou no facebook duas imagens. Uma mostra Popó de terno e gravata, comendo um hamburgo com fritas. E na outra, uma imagem sua treinando. E um texto provocativo: "Este sou eu, 23 dias antes da luta e o outro é o meu oponente, tetracampeão mundial, 23 dias antes da lição que ele disse que vai me dar".
             Pura provocação. Desnecessária, diga-se de passagem.
              

Rubinho está feliz da vida

           O piloto brasileiro Rubens Barrichello obteve ontem o seu primeiro sucesso de verdade na Fórmula Indy. Ele conseguiu o décimo tempo para a largada das 500 Milhas de Indianópolis, apontada como a mais famosa corrida de carros do mundo e motivo para inúmeros filmes de sucesso mundial.
           A prova será corrida domingo que vem, a partir das 13 horas, mas a classificação por tempo é feita em etapas. Ontem, 24 pilotos conseguiram se classificar. Agora à tarde, estão sendo definidas as posições entre 25º e 33º do grid.
         " Estou muito feliz. Há muito tempo não me sentia assim" - disse Rubinho (foto) após garantir sua vaga. Outra boa surpresa, foi a classificação da brasileira Bia Figueiredo, que corre a prova pela terceira vez e vai largar em 13º lugar.

Terremoto sacode o Noroeste da Itália

              Uma das áreas mais industrializadas e povoadas da Itália, a região Nordeste, foi sacudida nesta última madrugada por um terremoto que matou pelo menos seis pessoas, deixou dezenas de feridos e destruiu fábricas e monumentos históricos (fotos) da região de Ferrara.

       O terremoto teve magnitude 5.9 e o epicentro estava a cerca de 10 km de profundidade em Finale Emilia, 36 km ao norte de Bolonia, província de Modena.
       Quatro operários que pernoitavam nas sedes das fábricas em que trabalhavam morreram. Um deles era um marroquino de 29 anos, que perdeu a vida quando um galpão e uma fábrica de poliestireno desabou em Ponte Rodoni Di Bondeno, em Modena. Os outros mortos são italianos.

Sharapova é bicampeã em Roma

       A final feminina do Torneio de Roma de Tenis Feminino foi bastante complicada, por causa da chuva. Chegamos a ter uma paralização de mais de duas horas. Mas pelo menos ganhou a mais bonita. A russa Maria Sharapova conquistou o bicampeonato, virando o jogo em cima da chinesa Na Li, por 2 sets a 1. Os parciais foram de 4/6, 6/4 e 7/6 (7-5).
    

Figueira já começou bem

        No ano passado, o Figueirense fez um grande Campeonato Nacional. Brigou até o final e quase conseguiu uma vaga na Libertadores. E, ontem à noite, o time catarinense já estreou com vitória na abertura do Brasileirão 2012. Jogando em casa, venceu o Náutico de Recife, por 2 a 1. Será que vai repetir a boa campanha ?

 O técnico Argel Fucks (aquele ex-zagueiro do Inter e do Santos) estreou no comando técnico do Figueira, substituindo o demitido Branco. E levou sorte, porque o gol da vitória, marcado por Caio, veio aos 48 minutos do segundo tempo. Fernandes fez o primeiro gol e Araujo de penalti descontou para os pernambucanos. Cinco mil torcedores enfrentaram o frio e foram ao Estádio Orlando Scarpelli.


****** No outro jogo de ontem à noite, válido pela Série B, o São Caetano mostrou que continua o mesmo. Jogando em casa, perdeu para o ASA, de Arapiraca, por 1 a 0. O time do ABC paulista é sempre muito frouxo. Apronta contra os grandes, mas seguidamente perde em seu campo para equipes modestas.

Elogios para Arthur, ex-Londrina

         Durante o jogo Paraná 1 x Guarani 1,sábado à tarde, o ex-jogador Muller, que atualmente trabalha como cometarista do SporTV, fez vários elogios ao centroavante paranista Arthur, que não é outro senão o Arthur que defendeu o Londrina no recem terminado Campeonato Paranaense. Entre outras coisas, Muller disse que "Arthur tem velocidade, movimentação e impulsão, qualidades essenciais para que um atacante faça sucesso no futebol. Se o técnico Ricardinho souber utilizá-lo - acrescentou o comentarista - ele vai ser uma grande revelação nesta Série B".   Muller conhece bem o assunto, porque foi um grande atacante, no São Paulo e na Seleção.
           E quando o ex-londrinense deixou o campo com caimbras, quase no fim do jogo, Muller acrescentou: "Tambem pudera, ele correu demais. É um jogador muito esforçado, muito participativo."
         Gostaria de saber qual é a situação profissional de Arthur. Não sei que tem os direitos sobre seu atestado liberatório. A SM Sports é muito misteriosa nos negócios. Se alguém souber a quem pertence o Arthur, que nos informe, por favor.