Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A benção, São Francisco de Sales

              No dia de São  Francisco de Sales, patrono dos escritores e dos jornalistas, peço aqui uma benção especial. Que ele interceda sempre para que eu possa continuar exercendo a profissão que norteou a minha vida e me trouxe muita felicidade. Valei-me São Francisco de Sales.
               François de Sales nasceu no castelo de sua família, os barões de Boisy, em Thorens, no dia 21 de agosto de 1567. Foi bispo de Genebra e tem o título de Doutor da Igreja. Escreveu livros famosos. Faleceu em Lyon, em 1622. Seus restos mortais estão na Igreja da Visitação, em Annecy. Durante a exumação  de seus resto, em 1632, seu corpo permanecia em perfeito estado, inclusive com elasticidade nos braços. Ao mesmo tempo, uma fragância doce emanava de seu túmulo.

A volta de Lula

                 Pela primeira vez desde o diagnóstico de um câncer na laringe, em outubro do ano passado, o ex-presidente Lula participou hoje de um evento político social. Foi na posse dos novos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), ocorrida em Brasília. Como sempre, Lula foi o mais aplaudido por todos os presentes à solenidade. E parecia bem de saúde.

Rodada-dupla no Estádio do Café

                  Pague um e leve dois. Será assim amanhã, no Estádio do Café, que além do jogo Londrina x Paranavaí, às 20h30m, sediará também a partida entre Iraty e Arapongas, a partir das seis da tarde. É que o estádio do Iraty continua vetado pela Federação e, como a SM Esportes comanda os dois times (Londrina e Iraty),  ficou fácil marcar tudo para o Café.
                  Aliás, começo a duvidar que o Campeonato Paranaense vá até o final com 12 participantes. Com as exigências da Federação, tem time que vai morrer pelo caminho. O prejuízo de quem não pode jogar em sua cidade é muito grande. Ninguém aguenta.

A morte de Péricles Danielides

            Registro com pesar o falecimento de Péricles Danielides, um amigo de muito tempo. Péricles era o dono do Posto Panorama, que ficava localizado onde hoje começa o Calçadão de Londrina. Ali participei muitas vezes de conversas animadas, entre desportistas, comandadas pelo próprio Péricles, um homem que dominava qualquer assunto.
             Péricles Danielides morreu em Alta Floresta, no Mato Grosso, onde estava residindo. Ele comandou o Conselho Deliberativo do Londrina Esporte Clube e foi também presidente do clube, em 1997/1998. É mais uma amigo que nos deixa. Que descanse em paz !

Bota o Silvinho no time !

          O técnico Claudio Tencatti deve mesmo alterar o Londrina para o jogo de amanhã, com o Paranavaí. E com razão, pois faz tempo que o time não faz um gol . O último gol a favor foi marcado por um zagueiro da Penapolense, que "descartou o coringa" naquele amistoso, antes do campeonato. E amanhã o Tubarão tem que ganhar o jogo. Só fico com um certo medo de que a equipe se atire de qualquer jeito para a frente e acabe se abrindo atrás.
           Ainda não vi o Silvinho jogar nesse começo de ano, mas pelo que conheço do seu futebol e pelo que vi do LEC nas últimas partidas, acho que a solução poderá estar nos pés deste jogador. Se Silvinho estiver bem fisicamente, ele não pode ficar fora desse time. E vamos parar de arranjar defeitos para um meia que já mostrou  (nacional e internacionalmente) que é  um excelente jogador. 

Rola a bola na Pré-Libertadores

               Com dois jogos, começa daqui a pouco (a partir das nove da noite) a 1ª Fase da Libertadores 2012. É a chamada Pré-Libertadores, envolvendo 12 equipes que estarão brigando no sistema de mata-mata pelas seis vagas que completarão a 2ª Fase, apelidada de Fase de Grupos. Hoje estarão jogando Arsenal da Argentina e Huancayo do Perú, a partir das 21h15m; e mais tarde, às 23h30m, El Nacional do Equador contra Libertad do Paraguai. O jogos de volta estão marcados para o dia 31.
                 O Arsenal Fútbol Club é de Sarandi, uma localidade da cidade de Avellaneda. Foi fundado em 1957. Nunca foi campeão da 1ªDivisão Argentina, mas já ganhou a Copa Sul-Americana, em 2007. Suas cores são o azul-celeste e o vermelho. Já o Sport Huancayo é um  dos mais novos clubes do futebol peruano. Nasceu em 2007 e subiu para a 1ª Divisão em 2008. Disputou  a Copa Sul-Americana de 2010, mas levou 9 a 0 do Defensor, do Uruguai, e logo foi eliminado. Sua camisa é vermelha e amarela. A cidade de Huancayo tem 430 mil habitantes e fica nos Andes peruanos, a 3.271 metros de altitude.
                   O El Nacional, fundado em 1964, é um time equatoriano bastante conhecido, embora nunca tenha ganho uma Libertadores ou uma Copa Sul-Americana. É da capital Quito, e suas cores são azul, amarelo e vermelho. E o Club Libertad, de Assunção, Paraguai, é mais conhecido ainda. Fundado em1905, já conquistou 15 títulos de campeão paraguaio. Sua bandeira é preta e branca. Arce, Struway, Bonet e Samudio foram alguns astros do Libertad conhecidos internacionalmente.

Brasileiros estréiam amanhã

                Dois clubes brasileiros vão brigar nesta Pré-Libertadores da América: o Flamengo e o Internacional. Ninguém esquece o que aconteceu com o Corinthians, que era favorito e acabou morrendo logo. Por isto, todo o cuidado será pouco. O "mata-mata" é sempre perigoso. Mas não há como negar que nossos representantes são favoritos para chegar à Fase de Grupos.
                O Inter vai estrear em casa, amanhã às 22 horas, contra o Once Caldas, da Colombia. Terá que fazer o resultado para jogar mais tranquilo  no Estádio Palogrande, em Manizales. O clube colombiano já foi campeão da Libertadores, em 2004, numa final com o Boca Juniores. Não é um time de matar com a unha. O técnico Pompílio Paez trouxe seu grupo para Porto Alegre por antecipação. Hoje cedo, treinou no Estádio Olímpico (foto), cedido pelo Grêmio.

         Mais difícil parece ser a tarefa que o Flamengo terá amanhã, também a partir das 22 horas (de Brasília). Joga no Estádio Victor Agustin Ugarte, na cidade de Potosi, perante 32 mil torcedores que deverão lotar a maior praça esportiva da cidade. Potosi está a 4.090 metros de altitude, e este pode ser o maior problema. Mas o Flamengo foi com muita antecipação e já deve estar adaptado. Talvez pior seja a efervescência do ambiente no Rubro-negro
                

E nem adianta reclamar

          As comunicações via satélite na Terra podem sofrer interferências durante esta semana, e nem adianta ligar para a sua operadora de telefonia, de televisão a cabo ou para o provedor de internet. A culpa é da tempestade magnética provocada por uma erupção que ocorreu no Sol, anteontem. É a maior erupção desde 2005. Está enquadrada na categoria 3, em uma escala que vai até 5. É portanto "forte", mas não "grave".
                                            Imagem da Nasa mostra a erupção solar        
                A erupção projetará partículas de prótons para a Terra até amanhã - advertiu a Administração Nacional Pceânica e Atmosférica.  E nem vou me estender nas informações técnicas, porque pouco entendemos sobre o assunto. Mas esteja preparado para possíveis interferências. E não se irrite !

Finalmente, a chuva

                 Viva ! Está chovendo no Rio Grande do Sul, certamente para acabar com o problema de muitos gaúchos. Segundo informa a RBS, a chuva entrou por Uruguaiana (fronteira oeste) , com um vento de 87 km por hora. Deve se espalhar por todo o Sul do Estado. A temperatura já começou a cair: de 25 para 19 graus. Tudo bem, só pedimos que não venham os temporais destruidores, as chuvas de granizo e outros efeitos negativos. O fim da Estiagem é motivo de festa para os gaúchos, neste momento.

Uruguaiana, hoje cedo (RBS)

A FOTO DO DIA

         Começo a terça-feira com esta joia de foto que encontrei no Facebook, postada pelo amigo Eder Piazza. O bichinho é feio, mas a cena é maravilhosa. Pelo menos para mim, que nunca havia visto tatu amamentando. E que ninhada ! É a minha Foto do Dia.