Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Foto do Dia


        Numa área de vida selvagem próxima a Cotulla, cidade do Texas, um aligator (jacaré americano) foi o grande troféu do caçador, um jovem de apenas 18 anos. Ele conseguiu prender o réptil usando uma linha comisca de galinha. O bicho pesou 360 quilos e tem 4,3 metros de comprimento. É o maior jacaré já capturado no território texano.  É a nossa Foto do Dia.

Coritiba cai de quatro. Que fiasco

       A desculpa é que o time estava de ressaca por causa da conquista do título paranaense, mas eu não aceito esse papo. O Coritiba levou uma goleada no Estadio Roberto Simonsen, em Manaus: 4 a 1 para o Nacional local, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Mesmo marcando um gol fora de casa, o Coxa terá que vencer por três gols de diferença no jogo da volta, para continuar no torneio. Para um time que é bi vice-campeão da competição, ficou chato esse fiasco no Amazonas.
 
           
                      
                                      Festa amazonense em cima do campeão paranaense
       Geraldo fez o único gol paranaense e o prejuízo do Coritiba foi maior, porque Chico foi expulso e não poderá atuar no jogo da volta, marcado para o dia 23, dois dias antes da estréia do Alviverde no Campeonato Brasileiro, também no Couto Pereira, contra o poderoso Atlético Mineiro.
       Eu já venho afirmando aqui no Blog: estou com medo de um grande fracasso do Coritibha no Brasileirão. O time não é bom, o técnico é inexperiente e o goleiro Vanderley é muito fraco.

Paulistas fora da Libertadores !

                É claro que o Corinthians foi prejudicado pela arbitragem confusa do paraguaio Carlos Amarilla. Mas não dá para dizer que o Timão foi eliminado da Copa Libertadores só por culpa do juiz. A verdade é que de um tempo pra cá, os times brasileiros passaram a se entregar, sempre que um árbitro erra contra eles.  Até em Londrina já houve fatos deste típo, específicamente nos jogos do Tubarão com o Coritiba. O juiz erra e o time londrinense se entrega em campo, quando deveria  acontecer exatamente o contrário. A falha do apitador deveria motivar a equipe a crescer no jogo, e não cair de produção.
               O fato é que o Corinthians mostrou no primeiro tempo os mesmos erros cometidos lá em Buenos Aires, na partida de ida.  Foi impressionante ver o Boca Juniors, que  vive uma fase ruim, jogar o que jogou no Pacaembú. Riquelme (sempre ele) deu um show, acabando por marcar um gol maravilhoso. Mas aí já cabe uma indagação: como é que um goleiro de quase dois metros de altura toma um gol lá da linha lateral, e justamente numa bola alta ?  Na verdade, encheram demais a bola desse goleiro corinthiano.
           Por outro lado, o técnico Carlos Bianchi (sempre ele, também) deu uma aula de futebol ao nosso Tite, certamente um dos melhores que temos por aqui. E a habilidade argentina mais uma vez se mostrou superior à brasileira. Em tudo. Os jogadores do Boca marcaram melhor, trocaram passes com muito mais acerto e sempre chegaram primeiro nas bolas divididas.
            No segundo tempo, o Corinthians melhorou sim. Mas já se sabia que um time,jogando como o Boca estava fazendo, só por um grande acidente levaria três gols em 45 minutos.  Acho que se o jogo continuasse até agora, o Timão ainda estaria correndo atrás do prejuizo.

                                               Pato e Riquelme: que diferença de nível, hein ?

         Sei que muitos corinthianos vão achar ruim, mas não posso deixar de dizer o que eu penso. Houve um erro na preparação psicológica do Corinthians para esse jogo. E já faz muito tempo que esse equívoco vem sendo cometido. Não é recordando a data de um jogo do passado através de um mosaíco da torcida na arquibancada, que o Timão ganharia uma partida como esta. O clube tem exagerado neste tipo de coisa. Vários outros times brasileiros também ganharam Libertadores e Mundial de Clubes mas, no entanto, não ficaram falando nisso a vida inteira, como vem fazendo o Corinthians. Ninguém vive eternamente de vitórias passadas, por mais importantes que elas sejam.
             O fato é que o futebol paulista, que sempre se julga superior ao dos outros, tinha três representantes fortes e agora está fora da briga pelo título da Copa Libertadores 2013. No fim, quem poderá nos dar a alegria do título, certamente será o Atlético Mineiro, melhor time do País na atualidade. Não acredito no Fluminense, que está caindo. E o Grêmio já vai ter que provar daqui a pouco,  lá na Colômbia, se é mesmo imortal. Acho difícil.
              Ficaram algumas constatações. A mais curiosa delas me parece ser esta: se juntarmos o Ganso e o Pato, não teremos nem um Marreco.
        

As pombinhas ainda vão nos correr daqui


 
      Segundo o Jornal de Londrina, já são mais de 200 mil pombas, somente no quadrilátero central da nossa  cidade. Uma verdadeira calamidade. E eu fico imaginando que todas as noites nossas pombinhas devem se reunir para tirar um sarro nas autoridades londrinenses, que não conseguem acabar com elas.

         Comissões e palpiteiros de todo o tipo já deram suas opiniões sobre as possíveis maneiras de acabar com o bichinho, mas como ocorre com outros problemas da cidade, nada é decidido. Do jeito que vai, a população das pombinhas logo será maior que a população do Município. E os simpáticos bichinhos devem estar dizendo: "Vamos levando a vida. Logo, logo, estaremos em maior número,  e aí eles é que vão ter deixar a cidade".

Pérolas que o Facebook nos traz

 
            É claro que seguidamente aparece muita coisa sem graça, mas o Facebook continua mexendo com a nossa memória e mostrando coisas das quais a gente nem se lembrava mais. Como nesta postagem do amigo Rafael Lamastra, feita no espaço "Londrina Memória". Ele "tirou do baú" as balas Chita, que marcaram na juventude e na mocidade de muitos londrinenses. Quem nunca chupou uma bala Chita ?
    Uma porção de gente postou comentários e opiniões sobre o assunto. Ficamos sabendo até que  as balas Chita foram criadas pelo espanhol João Rucian Ruiz, em 1945. Ele tinha paixão pelos filmes do Tarzan, daí o nome Chita. A informação chegou ao Facebook através do amigo Silvio Otsuki. Ele conta que o primeiro sabor foi de abacaxi, e que o slogan na época era "A macaca tá certa". As balas seguem sendo produzidas pela empresa Santabina Alimentos, de Ribeirão Preto (SP), e são vendidas  na Africa do Sul, Estados Unidos, Canadá, Líbano, Senegal e Japão. E continuam muito gostosas.
           A amiga jornalista  Regina Toledo também participou, dizendo que distribui as balas Chita nos baleiros de suas lojas, da Ótica Atelier do Óculos. Até me bateu uma saudade especial da Regina, grande amiga e companheira dos bons tempos da Folha de Londrina.
           Enfim, podem continuar "metendo o pau" o Facebook, mas eu continuo dizendo que diariamente ele me traz verdadeiras pérolas.