Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Série B: Vitória entra no G4

          O Vitória da Bahia foi o grande vencedor da rodada desta noite pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Rubro-negro baiano goleou o Salgueiro por 5 a 1 e ingressou no G4, passando a ser o 4º colocado, com 53 pontos.
          O Sport Recife, jogando em casa, também ganhou por 4 a 1, do Boa Esporte, depois de levar um susto e sair perdendo por 1 a 0. Com o resultado, chegou  aos 51 pontos, na sexta colocação.
          Já o Bragantino se deu ainda melhor, mesmo atuando fora de casa. Fez 6 a 2 no lanterna Duque de Caxias. Agora, o Bragantino é  o  quinto classificado, com 52 pontos, a um ponto do¨G4.
          No jogo que fechou a rodada, no clássico goiano, o Goiás venceu o Vila Nova por 3 a 2.
           Amanhã à tarde jogam Ponte Preta x Americana, Grêmio Barueri x Paraná Clube, ASA x Náutico e Icasa x ABC.

O bicho vai pegar no Beira-Rio

    Inter x Fluminense me parece ser o melhor jogo da rodada de fim-de-semana pelo Brasileirão. Quem perder fica em posição difícil na briga pelo título. Principalmente o Colorado, que tem dois pontos a menos. Se empatarem, só vão ajudar Corinthians, Vasco e Botafogo.
     Dos três que estão por cima, o jogo aparentemente mais fácil é o do Botafogo, que atua em casa. Mas o Figueirense está subindo a cada rodada e é perigoso. Vasco e Corinthians atuam fora de casa, com maiores dificuldades para os vascaínos, que enfrentam o Santos.  Já o Timão pega o lanterna America Mineiro e, se quer mesmo ser campeão, tem que ganhar os três pontos.
     E atenção: não tem mais jogo às quatro e às seis da tarde. As partidas agora começam às 17 e às 19 horas. O Faustão não gostou.

Cesar Sampaio para salvar o Verdão

         Cesar Sampaio foi um excepcional médio volante. Vi esse cara fazer partidas inesquecíveis. Mas agora ele volta ao Palmeiras com uma função muito mais difícil. Vai tentar consertar a casa, como novo gerente de futebol. Chegou cheio de boa vontade e, inteligente como é, logo vai descobrir o melhor caminho para não se queimar de cara. Vai depender muito da boa vontade do Felipão.
          A última vez que vi o Cesar Sampaio foi lá em Pelotas, há uns dois ou três anos. Fez uma parceria com o Esporte Clube Pelotas, levou jogadores do interior paulista e tentou abrir mercado. Mas não deu certo e o Pelotas não saiu da Segundona naquela temporada. Subiu depois que a parceria acabou. Não sei se o Cesar ainda continua com aquela empresa.
           Quando Cesar jogou no Palmeiras, nos anos 90, era muito bom trabalhar no clube. Hoje os tempos são outros, está muito difícil. Ele vai sofrer um pouco.

Doutor Sócrates ainda enxerga bem

        Apesar das doenças que o acometeram, Sócrates continua extremamente lúcido. Concordo plenamente com ele, que afirmou na SporTV: "Está cada vez mais difícil assistir a um jogo de futebol. Com raríssimas exceções, os jogos são um bando de gente correndo atrás de nada e não encontrando absolutamente nada".
         Depois de uma semana de descanso, vamos ver se o Campeonato Brasileiro recomeça melhor, amanhã e domingo. Dr.Sócrates tem razão: Tá duro de assistir.

O trânsito mata os brasileiros

          Ontem, escrevi aqui que torço para que as vendas de carros e motos caiam ainda mais do que já caíram este ano e algumas pessoas não gostaram. Pois  hoje, por coincidência, o Ministérios da Saúde divulgou a informação de que em 2010 morreram em acidentes de trânsito no Brasil 40.610 pessoas e que 25 % delas foram vítimas de ocorrências com motocicletas.
           O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha disse que "o País está vivendo uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito". O Brasil é o quinto do mundo em acidentes de trânsito, atrás apenas de India, China, Estados Unidos e Rússia.
            Será que eu estou errado, querendo menos carros e motos nas nossas ruas ?

A capa de LP mais rara do mundo

         Meu filho Zé Ivan deve estar louco com a notícia: a capa alterada do disco St.Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, vale 194 mil reais de acordo com a Revista Collector, que elaborou uma lista das dez capas de discos mais raras do mundo. O Zé Ivan tem todos os discos dos Beatles e alguns até em dose dupla, justamente por se tratar de séries diferentes. É o caso desta capa destacada agora, em que os rostos dos Beatles foram substituidos por executivos do selo Capitol, responsável pelo lançamento dos discos da famosa banda inglesa nos Estados Unidos.  Existem só 100 cópias da versão, que foi lançada para comemorar o Natal de 1967.
Se voce tiver esse disco, pode trocá-lo por uma casa ou um apartamento. Vale R$ 194 mi

O Rio quer Romário na Prefeitura

          Fala sério, todo mundo achava que Romário seria um deputado federal sem maior expressão. Afinal, ele havia sido eleito por sua popularidade como jogador de futebol. Mas o Baixinho vem surpreendendo, com opiniões fortes, e bem pertinentes ao seu ramo, o esporte. Resultado: ele começa a ser cogitado para ser candidato a prefeito do Rio pelo PSB-RJ. E podem apostar, será um candidato forte.

          Muitos vereadores estão pedindo a Romário que se candidate, e ele parece estar gostando da idéia. Bastou um ano na Câmara de Deputados para que Romário entendesse que ser político não é bicho de sete cabeças. O mais importante, ele tem de sobra: carisma. Até hoje tem outros deputados federais querendo tirar fotografia ao lado do Baixinho.
          E convenhamos, o Rio já teve cada prefeito, hein ? Geitoso como ele só, Romário vai tirar de letra se for eleito. Será mais fácil do que ganhar a Copa de 94, que ele ganhou sozinho.

E os "gênios" criaram o Enem. E nem conseguiram

         Liminar pra lá, liminar pra cá e não acaba nunca essa novela do Enem. Enquanto isso, 5 milhões de estudantes esperam pra ver como é que fica a sua vida. Concessão de bolsas, obtenção de financiamentos e até orientação de políticas públicas são alguns dos múltiplos interesses em jogo nesta bagunça que um dia alguém inventou "para melhorar o ensino brasileiro."
           Tempo bom era aquele, em que os alunos só tinham que se preocupar com o vestibular da universidade que desejavam frequentar. Mas alguns "gênios" achavam que não estava bom. E até hoje muita gente não sabe direito para que serve o Enem. Um país que não consegue elaborar provas e guardar sigilo sobre o conteúdo das mesmas, é um país de nível cultural baixo. Todos os anos é a mesma coisa. E os erros continuam se repetindo. O que devem pensar de nós os educadores do Primeiro Mundo?