Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Colômbia x Uruguai e Costa Rica x Grécia

          Mais duas partidas das oitavas-de-final da Copa ficaram definidas com a rodada de hoje.  Agora, já temos a programação completa para o próximo final de semana. Mas não esqueçam que daqui para a frente é tudo no mata-mata.  Perdeu, dançou.

            NO SÁBADO - 13 horas - Mineirão - Brasil x Chile
                                       17 horas - Maracanã - Colômbia x Uruguai
            
             NO DOMINGO - 13 horas - Castelão(CE) - Holanda x México
                                           17 horas - Arena Pernambuco - Costa Rica x Grécia

A incrível Colômbia 100%


     3 a 0 na Grécia, 2 a 1 na Costa do Marfim e 4 a 1 no Japão. Com estas três vitórias a Colômbia fechou hoje a sua sensacional participação na primeira fase da Copa do Mundo. É bom começar a respeitar os colombianos, que fecharam o Grupo C com 9 pontos, deixando aos gregos com 4, os marfinenses com 3 e os japoneses com apenas um ponto.  E prestem bem a atenção:  a Colômbia tem um dos três melhores jogadores deste Mundial, o meia James Rodriguez, de apenas 22 anos.
      Na partida de hoje em Cuiabá, contra o Japão, a Colômbia poupou vários jogadores, mas ainda assim goleou com sobras. Cuadrado abriu o placar, cobrando pênalti (foto), mas o japonês Ozakaki empatou no último minto da primeira fase.
     No segundo tempo, entretanto, só deu Colombia. Jackson Martinez fez dois e o craque James Rodriguez fechou o marcador (4 a 1) com um gol sensacional: driblou o zagueiro e aplicou uma "cavadinha" por cima do goleiro Kawashima. Só mesmo um craque faz um gol assim.

Deu Grécia no final mais dramático


         Um dos momentos mais emocionantes ocorridos nesta Copa do Mundo, marcou a surpreendente classificação da Grécia para as oitavas-de-final. Foi hoje à noite no Castelão, em Fortaleza. O jogo com a Costa do Marfim estava terminando empatado em 1 a 1, quando aos 47 minutos do segundo tempo surgiu um pênalti para a Grécia.
         Ninguém respirava no estádio. E o goleiro africano Barry resolveu fazer uma provocação  para tentar irritar o cobrador grego. Batendo no peito, o camisa 1 da Costa do Marfim gritou: "Pode bater porque eu vou defender." Mas Giorgos Samaras partiu calmamente para a bola e chutou firme, colocando a sua Grécia na próxima fase: 2 a 1.  E depois foi consolar o provocador goleiro adversário.
         Os gregos saíram na frente com gol de Andreas Samaris, mas no segundo tempo Bonny empatou a partida. O resultado classificaria Costa do Marfim, mas aí vieram os dramáticos momentos finais, que mataram os sonhos africanos.      

A maior zebra ganhou o Grupo D


       E a Costa Rica realizou a maior façanha desta primeira fase da Copa do Mundo. Disputando contra três ex-campeões mundiais, acabou sendo a campeã do Grupo D, chamado desde o início de "Grupo da Morte".  E garantiu o primeiro lugar da chave hoje à tarde, no Mineirão, ao empatar com a poderosa Inglaterra, num jogo sem gols.
         Foi mesmo um grande feito, que os costa-riquenhos estão comemorando noite a dentro, em seu país. E os sempre orgulhosos ingleses estão voltando pra casa humilhados (foto abaixo), com duas derrotas e um empate em três partidas.

         Vamos ver como é que Costa Rica irá se comportar nas oitavas-de-final. Mas já tem motivo de sobra para se orgulhar do que já foi conseguido.

Godin classifica o Uruguai

 
       O Uruguai sempre teve zagueiros raçudos e de boa qualidade. No título de 50, no Maracanã, era Mathias Gonzalez, que eu tive oportunidade de ver jogar depois, num amistoso em Pelotas (RS). Depois vieram Dario Pereyra, que brilhou na Celeste e posteriomente no São Paulo. Mais recentemente, tivemos Lugano, que está até hoje brilhando. E agora é a vez de Diego Godin, que inclusive tem feito gols importantes  e decisivos na Europa, entre os quais o que deu o título espanhol ao Atlético de Madri, recentemente.

         Pois foi Godin que garantiu a classificação do Uruguai para às oitavas de-final desta Copa do Mundo. Com um gol dele, aos 35 minutos do segundo tempo, os charruas derrotaram os italianos por 1 a 0 e ficaram com o segundo lugar do Grupo D. O jogo foi disputado na Arena das Dunas, em Natal, com grande público.
          Embora tecnicamente não tenha sido das melhores, a partida foi tensa, dramática em alguns lances até violenta. E a Itália, que jogava por um simples empate, acabou se dando mal, porque teve Claudio Marchisio expulso, aos 15 minutos do segundo tempo. O técnico Cesar Prandelli reclamou muito, e até com certa razão. Marchisio acertou realmente (fotos) o uruguaio Arevalo, merecendo a expulsão, mas o árbitro mexicano Marco Rodriguez não usou o mesmo rigor bem outros lances violentos que aconteceram em todo jogo. O craque Luis Soares chegou a trocar agressões com o zagueiro italiano Chiellini, mas nenhum dos dois foi expulso. Certamente, esta é a razão maior das reclamações italianas.

         No lance do gol, Luis Soares cobrou escanteio da esquerda e a bola veio pelo alto. No bolo de jogadores, sobressaiu-se Godin, tentando a cabeçada. A bola acabou tocando nas suas costas, quase no ombro, e tirou o goleiro Buffon da jogada.  Uruguai 1 a 0.
          No fim, a dramaticidade foi intensa. A tal ponto que Buffon deixou a Itália sem goleiro e foi jogar no ataque. Mas, com sua habitual bravura, o time uruguaio soube garantir o resultado, mandando mais uma grande seleção europeia pra casa. Depois de Espanha e de Inglaterra, agora foi também eliminada a Itálias Já são três ex-campeões mundiais que não passaram da primeira fase desta Copa.
 
 


                                  ELA PENSA QUE É FAMOSA
        Rafaella Santos está "se achando".  Não tem nada que justifique a "máscara". É bonitinha e só. Mas pensa que é famosa, fez uma sessão de fotos e tem até "chilique" quando alguém chega perto dela.   Resolveu mudar o nome para Rafaella Beckham, pode ?  O único detalhe real e forte da personalidade de Rafaella Santos é que ela é irmã do Neymar. Tá explicado, né ?

Bruna se empolga com Neymar

   "Meu amor, parabéns ! Que jogo lindo !  Obrigada Senhor !  Dois gols, artilheiro da Copaaaaaa.  Joga muito. A Glória é toda de Deus !  MEU ORGULHO te amo !"  - escreveu nas redes sociais a atriz global Bruna Marquezine, namorada do maior astro do futebol brasileiro, o artilheiro Neymar.
 
                                 
 
 
      Em seu perfil no instagram, Bruna postou esta imagem do craque na tevê, ao lado da emocionada declaração de amor.   Por força de compromissos profissionais, a atriz não conseguiu viajar até Brasília, para ver Brasil x Camarões, mas ficou grudada na televisão, vibrando com a sensacional atuação de seu amado na partida.

Oitenta mil argentinos em Porto Alegre

             O novo Estádio Beira-Rio tem capacidade para 43.394 torcedores, mas 80 mil argentinos estarão amanhã em Porto Alegre, quando a Argentina começar a enfrentar a Nigéria, a partir das 13 horas. Há um misto de alegria e de preocupação, com a cidade sendo invadida por tanta gente. O comércio vibra com a possibilidade de realizar bons negócios mas, ao mesmo tempo se preocupa com a segurança. Sabe-se que uma ala dos torcedores argentinos é extremamente violenta, são os chamados "barra bravas". Vários deles já foram deportados durante esta Copa, porém a maioria permanece no Brasil.

               A Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado se reuniram ontem e decidiram que amanhã será ponto facultativo.  Funcionários estaduais e municipais serão liberados do Trabalho, ficando em atividade apenas os setores essenciais, tipo segurança, saúde, saneamento, energia e transporte.  O principal objetivo do ponto facultativo é desafogar o trânsito, que pode ficar muito complicado, já que a maioria dos argentinos está chegando de automóvel. Porto Alegre vai virar uma loucura.
              A Brigada Militar fará três barreiras de contenção, para impedir qualquer tumulto nas imediações do Beira-Rio.   E os bares da chamada Cidade Baixa, bem como a Fan Fest , receberão atenção especial das forças de segurança. A famosa Avenida Borges de Medeiros, no sentido centro-zona sul, estará interditada a partir das sete da manhã, para abertura do chamado "Caminho do Gol",  que leva o público do centro ao estádio.