Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Talvez eu seja o último romântico



        Na minha caminhada diária pelo centro da cidade, fiquei contente hoje, ao ver muitas pessoas vestindo a camisa do Londrina Esporte Clube. E mais ainda por constatar a presença de muitos jovens, especialmente meninas adolescentes, que nesta segunda-feira foram para a escola de azul e branco, com a camisa do time da cidade. Observei também que a grande maioria prefere o modelo tradicional, aquela camisa alviceleste em listras largas, parecidas com aquelas da Seleção Argentina.   Muitas camisas novas, mas quase todas no modelo que tornou o Tubarão famoso em todo o Brasil, no Brasileirão de 77. Indiscutivelmente, muito mais bonita do que as outras.
          Fiquei feliz com a conquista do Londrina. Entretanto,  todas as pessoas que me conhecem bem, sabem que este que aí está não é o Londrina que eu aprendi a amar, quando aqui cheguei, em 1964.  Não gosto dos chamados "times de dono". Desde que o Tubarão ingressou neste modelo de opção, perdi grande parte da paixão antiga, que me fez até passar mal em estádios, de tanta emoção. Hoje, vejo o Londrina Esporte Clube como mais uma instituição comercial da cidade, dirigida por pessoas que vieram para a cidade para ganhar dinheiro. Não há nada de errado nisto, só que não é o meu modelo ideal para se tocar um clube de futebol.
               Apesar de tudo isto,  não posso deixar de reconhecer que a conquista de um título estadual é muito importante para Londrina. E que ela proporciona alegria, especialmente para as pessoas que não dão muita bola pra essa história de paixão, preferindo vibrar com o momento, o gosto de ganhar.
           Por tudo isto, estou feliz com a vitória do Tubarão. Apenas nunca vou me sentir bem, quando em plena festa de conquista de um campeonato, o "dono" de um time declarar que já vendeu alguns daqueles jogadores que acabaram de se sagrar campeões para um outro clube qualquer.
            Talvez eu seja o último romântico do futebol !

Agora, o Campeonato Brasileiro


 
     Os certames estaduais mais importantes do País já estão encerrados. Faltam apenas alguns poucos, como o de Pernambuco, que ainda vive suas semifinais. Mas quase todo o Brasil já está ligado no Campeonato Brasileiro, que começa na próxima sexta-feira (Série B) e no sábado (Série A). Em plena Sexta-feira Santa já teremos quatro jogos, inclusive a estréia do Paraná Clube, que joga no Maranhão, contra o Sampaio Correia.
       A principal divisão do Brasileirão se inicia no sábado, às 18h30m, com Fluminense x Figueirense e Inter x Vitória. Mais tarde, às nove da noite, estarão frente a frente Chapecoense e o nosso Coritiba. O Atlético Paranaense estréia no domingo às quatro da tarde, contra o Grêmio, em Curitiba. E temos outros ótimos jogos programados para o mesmo horário: Atlético Mineiro x Corinthians, Bahia x Cruzeiro e São Paulo x Botafogo. A primeira rodada será completada às 18h30m, com mais três partidas: Flamengo x Goiás, Santos x Sport e Criciúma x Palmeiras.
         A primeira etapa da Série A do Brasileirão vai até o dia 1º de junho, totalizando nove rodadas. Aí, o campeonato para, por causa da Copa do Mundo,  voltando apenas no dia 16 de julho, com a 10ª rodada, e estendendo-se até o seu final, programado para 7 de dezembro, quando conheceremos o campeão brasileiro de 2014.
          Vai ser uma grande correria, não tenham dúvidas, com muitas rodadas intermediárias e os jogadores reclamando porque terão que jogar duas vezes por semana. Como aliás se joga nos grandes centros do mundo, como Espanha, Itália, França, Portugal e muitos outros. Mas só aqui no Brasil é que os jogadores protestam.
            A Série C começa no próximo dia 26, com dois grupos de 10 equipes e sem representantes do nosso futebol paranaense.  Já sobre a Série D,  só se sabe que 42 clubes disputarão, e que o certame será realizado de 27 de julho a 16 de novembro, com a participação do Londrina e do Maringá.

A Fila do Xixi


     Não aguentei a vontade de reproduzir a postagem feita no Facebook pelo amigo Mario de Almeida, que é de Londrina mas mora atualmente em Itanhaém. Esta fila para o "xixi" é mesmo genial.