Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 5 de julho de 2014

Kvitova arrasou a musa canadense

     
          Confesso que estava torcendo para que a linda jovem canadense Eugenie Bouchard conquistasse o título de Wimbledon. Mas ela não teve nenhuma chance, diante da tcheca Petra Kvitova (foto), na final de hoje, lá no All England Club, em Londres.
          Ficou claro que o tênis praticado por Kvitova é muito superior. Ela já tinha o título de 2011, muito mais experiência. Certamente, um dia a musa canadense vai chegar a este nível. Mas, por enquanto, a tcheca é muito superior tecnicamente. Hoje, inclusive, aplicou um pneu (6/0) no segundo set.  No primeiro foi 6/3.  Não ficou nenhuma dúvida.

Vôlei só se classifica se ganhar em Milão

      O vôlei masculino do Brasil joga amanhã, em Milão,  a sua última cartada para chegar à fase final da Liga Mundial de Vôlei Masculino. Ocorre que, jogando em casa (em Gdansk), a Polônia ganhou hoje do Irã por três sets a zero (25/23. 25/20  e 25,17). Os poloneses assumiram a terceira colocação e ficarão com a última vaga, se o Brasil não derrotar a Polônia, amanhã às 12 horas, no Fórum Assago de Milão.
        A Seleção Brasileira precisa vencer por 3 a 0 ou 3 a 1, para empatar com os poloneses na pontuação e superá-los no saldo de sets. Mas os italianos certamente vão tentar tirar o Brasil desta parada. Fica mais fácil pra eles, nas finais.

A Dilma que boa parte do povo não conhece


       Tenho lido muita coisa sobre a presidente Dilma Rousseff. Já tem gente até achando que sou petista e que voto nela.  O que não é verdade. Tenho ouvido coisas boas e coisas ruins sobre ela. De vez em quando,  me surpreendo com certos gestos da presidente, uma mulher como qualquer outra. As vezes dura, severa.  Outras vezes humilde e emotiva. Como neste fato ocorrido ontem em Porto Alegre, na abertura do Hospital da Restinga e Extremo-Sul, que muitos achavam impossível sair do papel.
          Dilma reencontrou no evento uma velha conhecida, Djanira Corrêa da Conceição, 61 anos, que é a atual conselheira do Conselho Municipal da Saúde e líder comunitária da Restinga, bairro onde nasceu o famoso Ronaldinho Gaúcho.
          O reencontro foi emocionante. "Quando conheci a Dilma, ela era apenas a mãe da Paulinha. Hoje, ela é a presidente da República" - disse d.Djanira, enxugando as lágrimas que caiam com fartura pelo rosto.  Em 1981, quando as duas se conheceram, Djanira era babá de um sobrinho do ex-marido de Dilma, que na época era apenas assessora da bancada estadual do PDT.
           E veio então o ato carinhoso da presidente, que fez questão de beijar as mãos da velha amiga, como se vê na foto.

Simpsons previram contusão de Nerymar

    No 16º capítulo da 25ª temporada da série "Os Simpsons", o autor previu que o principal jogador da Seleção Brasileira se machucaria na final da Copa do Mundo. O árbitro da final, entre Brasil e Alemanha, é Homer Simpson. E "El Divo", o craque brasileiro, saí de campo lesionado, como vemos na gravura abaixo.
                              
         No capítulo, ele sai driblando seus adversários, até que tropeça na própria perna e cai. O árbtro Homer não dá a falta. E "El Divo" é substituído  por lesão.  Coincidência ou prenúncio ?

Goleiro reserva classifica Holanda


        Estou acostumado a ver treinadores colocarem em campo jogadores só pra cobrar pênaltis. Mas o que aconteceu hoje em Salvador, no jogo Holanda x Costa Rica. Depois de 0 a 0 em mais de 120 minutos, e quase ao final da prorrogação, o técnico holandês Louis van Gaal surpreendeu o mundo, sacando o ótimo goleiro Cillessen para colocar o terceiro reserva Krull (nº 23).  E não é que o cara entrou, defendeu dois pênaltis e classificou os holandeses para as semifinais da Copa do Mundo ?
         Mas o jogo foi uma loucura, como eu havia previsto hoje, depois da vitória da Argentina. A Costa Rica veio pra cima mesmo, se defendeu muito, mas também teve chances de ganhar. Seu goleiro Keilor Navas (fotos abaixo) fechou o gol, e o número 3, Giancarlo Gonzalez foi o melhor zagueiro que vi atuar nesta Copa.

           Tudo o que rolou acabou sendo muito bom para a Argentina, porque certamente os holandeses se desgastaram bastante. Poderão acusar cansaço na semifinal de quarta-feira. Mesmo porque a equipe não foi bem no jogo de hoje. Quem mete 5 a 1 na Espanha não pode empatar sem gols com a Costa Rica, que disputou apenas a quarta Copa da sua vida.  Mas cada jogo é um jogo.
             Estou gostando muito deste árbitro que apitou hoje, o uzbeque Rvshan Irmatov.  Acho que esse cara vai apitar a final do dia 13.

Argentina chegou com méritos

 
 
 
          Em quartas-de-final de Copa do Mundo não tem jogo mole mesmo. É só dureza. Uma atrás da outra. Vocês vão ver o que a Costa Rica vai aprontar pra cima da Holanda, daqui a pouco.  Pois foi assim que a Argentina conseguiu quebrar uma "escrita" de 24 anos e chegar à semifinal, agora há pouco lá em Brasília. Dominou três quarto do jogo com a Bélgica e fez 1 a 0. Mas a partida ficou perigosa na sua parte final. O banco de reservas dos argentinos teve que rezar pra acabar logo. O "Mané Garrincha" estava lindo demais. 
 
                           
           Entretanto, é justo que se reconheça que a Argentina está fazendo uma boa Copa, com muito foco, muito espírito de competição. Tudo certinho. E com que golaço a equipe concretizou a vitória de hoje. Gonzalo Higuaín, que ainda não havia marcado neste Mundial, decidiu logo aos sete minutos, quebrando um jejum de mais de três meses sem marcar. E melhor ainda foi a jogada pessoal que ele fez depois, no lance mais bonito  do jogo. Deu uma "caneta" no zagueiro, ganhou na velocidade e bateu forte. Mas a bola tocou no travessão e saiu por cima da meta.
 
           A Bélgica sai  desta Copa com moral lá em cima. Fez uma bela competição e brigou até o último minuto. Especialmente o goleiro Courtois, os meias Witsel, Hazard, De Bruyne e o atacante Fellaini são muito bons jogadores.
             Que gol perdeu o Messi aos 49' do segundo tempo, hein ?  Mas o goleiro Courtois saiu muito bem e impediu que a bola entrasse.  Os belgas também estiveram perto de marcar no fim. Foi um jogo bom mesmo.





Vejam como é difícil pra todos

          Ontem, escrevi aqui no blog que estava havendo um exagero de grande parte da imprensa e de torcedores, para esta lamentável contusão sofrida por Neymar, o craque de hoje do futebol brasileiro. Acompanho futebol há mais de 60 anos e não vi maldade maior na falta cometida pelo colombiano Camilo Zuniga. Não posso entender como é que Galvão Bueno e o ex-jogador Junior podem afirmar com aparente convicção que "Zuniga entrou pra machucar".  Ninguém tem o direito de fazer uma afirmação destas. Nem que trabalhe na Globo.
          É preciso entender que Neymar é um craque. Quem lhe der espaço ou entrar mole nele, vai pagar mico, vai ser driblado e ridicularizado. Por isto, profissionais experientes entram com firmeza nos lances com Neymar.  Do mesmo jeito que David Luiz e Thiago entraram com firmeza nas divididas com James Rodriguez. Ou não entraram ? Só que o nosso craque levou azar, se machucou e está fora da Copa. 
           Como também aconteceu com o holandês De Jong, com o camaronês Eto'o, com o alemão Mustafi, com o português Coentrão e com vários outros jogadores. Ou será que os adversários deles também são "criminosos" como os apaixonados e enlouquecidos brasileiros estão dizendo que Camilo Zuniga é ?

          Bem, Neymar a parte, vamos lembrando que hoje, a mesma fatalidade que alguns não aceitam, visitou a Argentina. Angel Di Maria (foto), que internacionalmente  é do mesmo  nível de Neymar, sofreu uma lesão muscular e desfalcou a Argentina, talvez também para o restante da Copa. Ele deixou o campo, todos ficaram tristes. Mas a Argentina continuou jogando com a mesma disposição, o mesmo empenho, e garantiu a vitória sobre a Bélgica e a classificação às semifinais.
            É isso que que os brasileiros precisam fazer. Neymar se machucou, mas não foi nada de grave. Os próprios médicos estão afirmando que foi uma fratura simples, sem gravidade, que nem precisa de um procedimento cirúrgico. O garoto está bem, cada vez mais rico, e até "faturando" em cima do fato, chamando a atenção de todos. Mas a imprensa e os torcedores é que não podem continuar chorando, perdendo a Copa antecipadamente.
             Pra fechar, quero registrar aqui uma opinião que não é só minha, mas  também  de muitas outras pessoas: Neymar vai fazer falta sim, mas por suas últimas atuações discretas, já não pode ser considerado como tão indispensável assim. A Seleção Brasileira já não está tão dependente dele, como estava no começo desta Copa do Mundo.
 
  PODEMOS SIM, IR MAIS LONGE NESTA COPA, SEM NEYMAR 

Olha os argentinos aí, outra vez


                    Tem torcedores de todos os cantos do mundo espalhados pelo Brasil, mas os argentinos são especiais. E no fundo, eles adoram os brasileiros. Não sei porque pessoas daqui não gostam de "los Hermanos".  Acho que é por falta de cultura. Quem ficar uns dias em Buenos Aires ou Córdoba, vai se apaixonar por aquele povo.

      Neste momento, eles estão se reunindo no Estádio Mané Garrincha, lá em Brasília para torcer por sua seleção contra a Bélgica.  Estão agitados como sempre, mas aproveitaram  a concentração para abrir esta bandeira argentina com uma saudação carinhosa para o Neymar.  O coração dos argentinos é enorme, vocês nem imaginam quanto. E eu vou torcer junto com eles, daqui a pouco !