Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Pérolas" que o facebook nos traz

     
        A "pérola" de hoje foi postada pela querida amiga Marta Calixto. A turma do facebook está pegando com tudo no Big Brother Brasil. E até o genial Luis Fernando Veríssimo disparou a sua crítica. 

O mundo está acabando mesmo

        Não foi no dia 21 de dezembro, como previam os maias, porém eu acho que o fim do mundo está mesmo muito próximo. Vejam só esta figura que está disputando as eleições para presidente da República Checa. Seu nome é Vladimir Franz, e ele é compositor de ópera e pintor. O povo checo já apelidou o homem de "Avatar"
                   
             As eleições na República Checa começaram hoje e se estendem por todo o dia de amanhã. O estranho candidato tem o corpo tatuado e não é filiado a partido nenhum. Conseguiu 88 mil assinaturas (o mínimo era 50 mil) e ganhou o direito de se candidatar.
       Que me desculpem os adeptos das tatuagens, mas isto está me parecendo pura anarquia. Tal como aqui, os checos estão é de saco cheio com tanta corrupção e resolveram apostar neste homem, que durante um debate foi comparado por um adversário político à "uma criatura exótica de Papua Nova Guiné".
        Mas Vladimir Franz não tem a menor chance de vir a ser eleito. Ainda bem, senão o mundo acaba mesmo.

Passei raiva com a Seleção Sub-20

     Está certo que a Argentina também tropeçou na sua estréia, perdendo para o Chile, mas a atuação da Seleção Brasileira, ontem à noite contra o Equador, no primeiro jogo no Sul-Americano Sub-20,  foi "um chute no saco", com o perdão do mau palavreado. Xinguei o tem inteiro, diante da televisão. Afinal, o que é que está havendo com o futebol brasileiro ?
      O trabalho de base no futebol brasileiro está caindo a olhos vistos. É só acompanhar a Copa São Paulo pra que se veja a péssima qualidade da gurizada que está surgindo no nosso País. A imprensa fica enfeitando, que esse é filho do Romário, aquele outro é filho do Bebeto e o povo vai se iludindo, acreditando que vão surgir novos grandes craques. Qual nada, são todos mais ou menos iguais. Mesmo porque talento futebolístico não se herda de ninguém. De vez em quando, surgem Neymar, Lucas e outros bons jogadores. Mas isto deve-se a vocação dos brasileiros para jogar futebol. 
     O que eu acho é que estes grandes ex-craques poderiam estar trabalhando como treinadores, passando um pouco de sua experiência para esta garotada, que só tem vontade jogar bem. Mas não existe este aproveitamento dos talentosos aposentados. Esse técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Emerson Ávila, quem é ele ?
       Dizem que a indicação foi de Ney Franco, que já saiu da CBF e não deveria estar dando palpite. O que se sabe é que Emerson foi  por mais de dez anos auxiliar técnico no Cruzeiro. Quando lhe deram uma chance de efetivação como técnico, em 2011, fracassou e logo foi afastado, depois de péssimos resultados. Trabalhou em alguns times pequenos, tipo Ipatinga, Nacional-MG e Barueri. E foi só. Como é que um  homem com esse currículo pode ser o técnico de uma Seleção Brasileira ? No Mundial Sub-17, no México, não passou de quarto colocado. Ontem, esteve perdido e nervoso contra o Equador (foto). Como não estará quando o adversário for a Argentina ou outra Seleção Grande ?

                       
                 Os equatorianos jogaram de igual para igual e em vários momentos até melhor que os brasileiros. Fizeram 1 a 0 com Miguel Parreles e chegaram a ficar tocando a bola, com os torcedores argentinos de San Juan gritando "olé". E o Brasil só empatou porque  o zagueiro do Equador, Fernando Leon "descartou o coringa", marcando contra, após chute de Mattheus e defesa parcial do goleiro Cuero.
         O grupo é tranquilo e classificam-se três seleções de cada chave. Assim, o Brasil deve ser classificar facilmente. Mas esse time envergonha o tradicional futebol brasileiro.