Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

 Tubarão já está atrás
  de PSTC e Maringá

                         ( COMPLICOU, HEIN ? )


                    Maringá 1 x PSTC 1,  Cascavel 2 x Atlético Paranaense 2  e Foz 3 x J.Malucelli 4 foram os resultados dos jogos disputados neste domingo à tarde.  Coritiba x Operário estão jogando agora à noite. 
 
                    Antes desta partida, a classificação do nosso Estadual está assim:  1º Paraná Clube 15; 2º  Atlético 11; 3º J.Malucelli 10; 4º Coritiba, 11; 5º Foz do Iguaçu, 6; 6º PSTC e Maringá, 5; 8º Londrina, Toledo e Cascavel, 4; 11º Rio Branco, 3; 12º Operário, 1 ponto.  
Boatos e verdades
sobre o vírus Zika



(Fontes de informação: APA, AFP e o jornal Correio do Povo)
   
               Com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 4 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus zika no continente americano em 2016 são muitas as dúvidas sobre a doença, recém-chegada ao Brasil. Conhecido pela medicina desde o fim dos anos 40, o zika passou a ser assunto nos lares brasileiros depois da associação do vírus a diversos casos de microcefalia em recém-nascidos.  Por enquanto, a certeza é que o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mas outras formas de transmissão estão sendo pesquisadas.
 
É BOATO que mulheres com zika não podem amamentar.  Embora já se tenha identificado o vírus no leite materno, não houve, até o momento, relatos de transmissão do vírus zika para o bebê na amamentação. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que, por conta de todos os benefícios que o leite materno traz ao recém-nascido, incluindo o aumento da imunidade, a amamentação deve ser encorajada e incentivada mesmo em áreas endêmicas para o vírus zika.  E a Organização Mundial da Saúde também reforça que as mães devem continuar amamentando normalmente seus filhos e ressalta que esta deve ser a única fonte de alimentação do bebê até os seis meses de vida. 

Também é BOATO, que  o aumento de casos de microcefalia foi causado por vacinas contra rubéola vencidas  O Ministério da Saúde diz que nenhuma vacina com vírus atenuado, como é o caso da vacina contra rubéola, é aplicada em gestantes. Além disso, não há registro na literatura médica nacional e internacional sobre a associação do uso de vacinas com a microcefalia. Em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que a infecção por zika em gestantes é capaz de provocar microcefalia. Desta forma, a chegada do vírus no Brasil foi o que causou o aumento inesperado do nascimento de crianças com a malformação.
 
Mas é VERDADE que o vírus zika pode desencadear a Síndrome de Guillain-Barré, que é uma reação muito rara a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, entre eles o zika. Os sintomas são fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Eles podem apresentar diferentes graus de agressividade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus zika também pode causar outras síndromes neurológicas como meningite, meningoencefalite e mielite.   
 
Porém, é BOATO que crianças menores de 7 anos e idosos estariam mais vulneráveis a sintomas neurológicos decorrentes do vírus zika. Segundo a Fiocruz, essas informações não têm fundamentação científica. A fundação esclarece que, assim como outros vírus, a exemplo da varicela, do enterovírus e da herpes, o zika poderia causar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em adultos e crianças, sem distinção de idade.
 
Será que você pode ter sido contaminado pelo zika e não saber  ?  Lamentavelmente é VERDADE.   Mais de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não apresentam sintomas. Isso dificulta a contabilização dos casos pelo governo brasileiro. Para o restante dos infectados os sintomas são febre leve e manchas vermelhas pelo corpo com coceira. Muitas vezes a pessoa também apresenta conjuntivite, dores musculares ou nas articulações, com um mal-estar que começa entre dois e sete dias após a picada de um mosquito infectado.   

NÃO HÁ RESPOSTA CONCLUSIVA sobre se o vírus pode ser transmitido pelo sêmen.  O vírus foi encontrado no sêmen humano, porém, há apenas um caso relatado na literatura científica de transmissão do zika por relação sexual. A OMS diz que são necessárias mais evidências para assegurar que o vírus pode ser transmitido sexualmente. Até que as pesquisas sejam concluídas, a OMS aconselha que homens e mulheres que vivam ou que estejam retornando de um país onde o vírus zika circula, principalmente mulheres grávidas e seus parceiros, se protejam usando preservativo.

E TAMBÉM NÃO HÁ RESPOSTA CONCLUSIVA sobre se o zika pode ser transmitido pela saliva ou pela urina.  A Fiocruz divulgou recentemente resultado de estudo que mostra a presença do vírus zika ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, em amostras de saliva e de urina. A fundação ainda pesquisa a possibilidade de a saliva e a urina serem meios de transmissão.
 
 
 
 ONDE ESTÃO OS GOLS ?


         Vamos ver se com os jogos de hoje, a média de gols marcados no Campeonato Paranaense fica mais "decente".  Ontem já melhorou um pouquinho, porque tivemos dois jogos com placar de 2 a 1. Mas antes de começar esta quinta rodada, a média era de menos de um gol e meio por jogo. Foram 59 gols em 40 jogos. Que vergonha, hein ?

PATO DE FORA !

 
             Guus Hiddink manteve boa parte de seu time titular, e o atacante brasileiro Alexandre Pato não foi nem relacionado para o jogo com o Manchester City, que está sendo disputado agora pelo Campeonato Inglês. E  ainda não há nenhuma previsão para a estreia de Pato no Chelsea.
 
A criatividade na Festa da Uva !




                       Os turistas e moradores que passam pelo chafariz da Praça Dante Alighieri e pela fonte em frente aos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, notam que os locais estão diferentes. A água está com a cor e o cheiro de uva, marcando o início das festividades na cidade, que seguem até o dia 6 de março.

                      A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul, que pretende manter a coloração rosada da água até o final da Festa da Uva. Para "tingir" a água, foi utilizado um pigmento natural. Foram coloridos 60 mil litros de água do chafariz da Praça Dante Alighieri e 3 mil na fonte da entrada dos pavilhões. Já a essência de uva garantiu o perfume.

                   Na Praça Dante Alighieri, o funcionamento do chafariz será das 8h às 19h, com uma parada de 30 minutos por turno. A fonte dos Pavilhões terá funcionamento ininterrupto das 6h às 24h.

                 Misto de celebração cultural e feira agroindustrial, a 31ª edição da Festa da Uva traz o tema “Imagens e Horizontes” e promete 18 dias de muitas atrações, a exemplo de shows, desfiles cênico-musicais, distribuição de uvas, além da tradicional Olimpíada Colonial.
O 'cara' ainda é pegador !


            Mick Jagger, de 72 anos, ainda tem um pique de dar inveja a muito novinho por aí. Na noite da última quinta-feira, o vocalista do Rolling Stones se esbaldou em uma festa promovida por Tonico Monteiro de Carvalho em seu castelo, em Santa Teresa, no Rio. O encontro foi cercado por muitos seguranças e os flashes eram proibidos. Mick foi visto aos beijos com três meninas diferentes, mas foi embora para o Copacabana Palace acompanhado apenas de uma modelo de uma famosa agência.
  

           
A volta dos Rolling Stones !



                  A lendária banda The Rolling Stones demonstrou na noite deste sábado, no palco montado no Maracanã, que apesar da passagem do tempo, os anos não parecem fluir para suas "Satânicas Majestades". Após dez anos sem shows no Brasil, como parte de sua turnê "América Latina Olé Tour 2016", os Stones voltaram a atuar na Cidade Maravilhosa, onde há uma década fizeram um show na praia de Copacabana, o qual foi assistido por mais de um milhão de pessoas.
 
                Não é de estranhar, portanto, que Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood tenham um sentimento especial pela cidade, como demonstraram ao longo de todo o espetáculo. Uma relação com o Brasil que ficou patente quando, no final do show o baterista, Charlie Watts, se despediu enrolado em uma bandeira nacional, mas que ficou evidente desde o primeiro momento em que Mick Jagger falou em português para os cerca de 60 mil cariocas que abarrotaram o estádio.
 
              Em frente, uma multidão alucinada respondia a cada gesto de seus ídolos com uma sonora ovação. E foram  muitas as saudações escutadas nesta noite, já que Jagger não teve dúvidas em praticar seu português, com alguns toques de espanhol, para expressar ao público sua felicidade de voltar ao Brasil.
 
             Dentro deste ambiente festivo foram sendo tocadas, uma a uma e diante da apaixonada reação do público, todas essas grandes canções que todo mundo reconhece, desde "Start Me Up" até a já tradicional "(I Can't Get No) Satisfaction" com a qual costumam encerrar seus shows. Em um ponto do show, Richards deixou de lado sua guitarra elétrica, pegou uma espanhola e começou a cantar um 'blues'. Esse também foi o único momento de certa tranquilidade em um palco pelo qual Jagger e companhia corriam e dançavam com a energia de um adolescente.
 
           Como parte da turnê, os Stones farão ainda outros três shows no Brasil, em São Paulo, nos dias 24 e 27, com os Titãs como banda de abertura; e em Porto Alegre, no dia 2 de março, com a banda Filhote Grande abrindo o espetáculo.
 



   Acho que o reinado da Globo
 no futebol nacional está no fim


 
Até 2018, a Globo ainda deve mandar e desmandar no futebol brasileiro,  mas é certo que a partir de 2019 haverá uma grande alteração no sistema de transmissão de jogos ao vivo no Brasil. Já era de se esperar uma mudança. Todo o monopólio é ruim e acaba caindo.
 
O mais provável e que o futebol passe a ter três ou até mais redes transmissoras. Mas tenho minhas dúvidas se isso funcionaria aqui no Brasil. Tomara que no final das contas os torcedores de todo o País não acabem sendo prejudicados.
 
              O que se comenta é que um grupo de cinco clubes, incluindo o Santos, praticamente fechou para ceder os seus direitos de TV Fechada do Brasileiro para o Esporte Interativo a partir de 2019. Estaria faltando assinar o contrato e obter mais três times para fechar o pacote. Além do time santista, o Atlético-PR confirmou ter aceito a proposta do canal da Turner. Coritiba, Internacional e Bahia também estão neste grupo.
 
               O Esporte Interativo vem negociando com os times que não tinham contrato com a Globo para obter os direitos de TV Fechada. Acena com uma proposta de nove vezes mais que a oferta feita pelo Sportv – R$ 550 milhões contra R$ 60 milhões. Esse valor será proporcional ao número de clubes acertados. Uma reunião recente selou um acordo de parte dos clubes com o EI. “Está 90% acertado. Acertamos todos os detalhes e há um acordo em relação às condições'' - afirmou o vice-presidente do Santos, César Conforti. “Só não posso dizer que está fechado porque ainda falta assinar. Até lá, temos que esperar.''
 
             O mesmo tom foi adotado pelo presidente do Atlético Paranaense,  Luiz Salim Emed. “Os jurídicos fizeram ajustes e houve aceitação da proposta pelos clubes. O Esporte Interativo agora vai levar o contrato para ser aprovado na sua sede. Depende só dessa aprovação. As condições estão acordadas''- contou o dirigente.
 
             O Esporte Interativo precisa de mais três clubes para ter o pacote que gostaria do Brasileiro da Série A: oito times e um máximo de 76 jogos. O Grêmio, que estava no grupo de negociação, ainda analisa a proposta da Globo e do canal da Turner. Já o Fluminense informou não ter acordo com nenhum canal até agora, mas se acertou com a Globo. Também o Flamengo e o São Paulo estão com a Globo.
            
            
OPEN RIO DE TENIS
Uma inesperada final sul-americana


      ( É o melhor programa esportivo do domingo na televisão )




                         O Rio Open verá uma inesperada final sul-americana, às 18h30 deste domingo. O uruguaio Pablo Cuevas (foto à direita) mostrou excepcional resistência física e mental para suportar uma partida de 3h28m contra o espanhol Rafael Nadal, marcando vitória histórica por 2 sets a 1 e parciais de 6/7 (6-8), 7/6 (7-3) e 6/4.

                         Seu adversário será outro canhoto, o argentino Guido Pella, a surpresa da semana. Ele chegou a salvar três match-points em sua partida de estreia diante de John Isner e causou espanto ao eliminar com facilidade neste sábado o austríaco e campeão de Buenos Aires, Dominic Thiem. Será o terceiro duelo entre eles, com uma vitória para cada lado, porém em nível challenger.

                         Fiquei até tarde acordado, pra Cuevas derrubar Nadal, que  sai do saibro sul-americano com duas semifinais e mais frustrações. Ele tentava ao menos anotar a 100ª final de sua carreira. Ele parou nos 67 troféus em julho, quando foi campeão no saibro de Hamburgo. Desde lá, perdeu três finais consecutivas em piso sintético. Ficou claro que Nadal continua jogando muito tênis, mas já não tem a mesma força.
 
                         Na outra semifinal, depois de uma atuação espetacular na véspera, o austríaco Dominic Thiem encontrou evidente dificuldade para achar seu jogo na complicada noite de vento e chuva no Jockey Club e ficou de fora da final do ATP 500 do Rio. O argentino Guido Pella, 25 anos e 71º do ranking, fez a sua parte e marcou 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6. Disputará  neste domingo a primeira final de primeira linha de sua carreira.