Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

C  A  R  N  A  V  A  L 



                        
                   Com os blocos na rua,
                             o Rio já está assim !


                 Enquanto a gente fica aqui em Londrina, se escondendo dos terremotos, o povo lá no Rio de Janeiro já está desse jeito, correndo atrás dos 39 blocos oficiais que desfilarão neste final-de-semana.
   
                         Hoje já estão começando a desfilar "E o Bicho Folia" e  "Alegria do Meier".  Amanhã serão mais 20, entre os quais a famosa "Banda de Ipanema", que vai levar 50 mil pessoas pela orla de Ipanema, numa estrondosa loucura coletiva.


                          Outro bloco que promete agitar o sábado é o "Imprensa Que Eu Gamo" (foto),  criado por jornalistas, mas que reúne profissionais de todas as área profissionais.

                        E para o domingo está programado o desfile de mais 17 blocos. Em todos os grandes bairros cariocas, haverá carnaval neste final-de-semana, por conta dos blocos, que têm mais adeptos do que as grandes escolas de samba. 

Federer: 300 vitórias em Grand Slam

 
 
   Eu sempre fui fã de Roger Federer. E continuo sendo. Hoje, ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov, pelo Aberto da Austrália, o fantástico tenista suíço chegou a sua 300ª vitória em eventos de Grand Slam.  Só a tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova chegou mais longe, com 306 triunfos em GS.
 
     Entre os homens, Jimmy Connors (233) e Novak Djokovic (209) foram os que mais ganharam jogos de Grande Slam depois de Federer. Na partida de hoje, ele fez e a 1 em Dimitrov, com 6/4, 3/6, 6/1 e 6/4.
     GRÊMIO QUER
MESMO ROBINHO




                Apesar do alto salário atrapalhar os planos, o Grêmio Portoalegrense está mesmo tentando contratar o atacante Robinho como reforço para a Copa Libertadores. A imprensa gaúcha já  discute abertamente a validade da contratação pelo Tricolor.

                As opiniões são divididas. Alguns comentaristas entrar em campo com Robinho já seria suficiente para tornar o time mais qualificado. Outros destacam que o jogador vem caindo de produção.

                 Particularmente, eu gostaria de ver Robinho com a camisa gremista. Quem jogou no  Santos, no Real Madri, no Manchester City, no Milan e na Seleção Brasileira é claro que tem condições de reforçar o Grêmio.
 g1.globo.com afirma que "ontem
  houve terremoto em Londrina"




               O site de notícias "g1.globo.com" já está tratando Londrina como uma cidade que vem sendo vitimada por uma onde de terremotos.
 
              Diz o site: "Há pouco mais de uma semana o Centro de Sismologia da USP registrou oito abalos sísmicos em Londrina, que ocorreram entre 10 e 12 de janeiro. As intensidades destes temores variam entre 1.1 a 1.7.  Nos dias 14 de dezembro de 2015 e 1º de janeiro de 2016 também foram confirmados dois terremotos."
 
               O fato é que o assunto já está sendo destacado nacionalmente. O Brasil inteiro já sabe que estão ocorrendo "terremotos" em Londrina.  A suspeita maior é de que "os abalos estão ocorrendo em rochas que ficam no subsolo."
 
                Por outro lado, fui à missa agora há pouco lá no Santuário, na Avenida Madre Leônia. Transitei só por regiões bem arborizadas e, curiosamente, não vi um pássaro sequer.
 
                Vale lembrar que relatos asseguram que aves e outros animais já foram  vistos migrando, antes de terremotos, maremotos e erupções vulcânicas
 
                 Quem não estiver acreditando, que percorra esta área verde que margeia o Lago Igapó. Verá que os passarinhos que sempre  são vistos por lá, sumiram do mapa. 
 
 
E onde se enfiaram os passarinhos ?


 
                     Dia bonito, sol forte, e lá fui eu de novo para a Arel, nadar um pouquinho. Estava ótimo mas, como em todos os lugares que você procurar na cidade, o assunto era um só: os "tremores".  As pessoas estão ficando fissuradas com esta história, ninguém fala em outra coisa.
 
                      Londrina tem muitos defeitos, mas sempre foi uma cidade alegre, sem dramas, sem grandes tristezas e preocupações. De repente, mudou tudo.  Tem horas que parece até filme de suspense: fica todo mundo esperando pelo próximo barulho de tremor.
 
                      Mas um detalhe paralelo começa a me chamar a atenção. Não sei se tem algo a ver com o que está ocorrendo na cidade, mas os pássaros que me acordavam todas as manhãs sumiram todos. Até já escrevi aqui no blog sobre um sabiá que volta todos os anos e alegra as minhas manhãs. Pois de uns dias pra cá não tem sabiá, nem bem-te-ví, nem beija-flor e nem as criticadas pombas que há muitos anos vem espalhando "merda" nas nossas calçadas e nos nossos carros. Desapareceram todos.
 
                       E não é só aqui no meu quarteirão, não. Fiquei uma hora e meia  no Clube Arel, onde a piscina é sempre muito visitada por pássaros. Eles vem a toda hora, beber água ou pegar alguns mosquitinhos. Também sumiram de lá. Vale ressaltar que a Arel fica 700 metros do Fórum, que ontem foi fechado por causa de um tremor. Só coincidência ?  Pode ser.
 
                       O fato é que pra não dizer que não havia pássaros na Arel (com exceção aos do viveiro) na saída encontrei, posado numa grade que cerca a piscina, um único Bem-te-vi. Sem aquela cantoria habitual. Estava quieto e mudo. Estava triste !

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE


                                   " R   O   T   I   N   A "

de: Roberto Carlos e Erasmo Carlos  -  com: Roberto Carlos


                                               
 
É o bom amigo Tato (foto) que desta vem à série "Canções que ficam pra sempre" para incluir uma das músicas mais bonitas que  ERASMO CARLOS e ROBERTO CARLOS fizeram até hoje. O advogado Tato (Alberto Viansanti Neto) quer ouvir aqui " R O T I N A ". É um homem de bom gosto musical.
  
 
 
A canção ROTINA foi escrita e lançada em 1973. Quarenta e três anos se passaram, mas ela continua atual, com esta melodia romântica que conferimos no vídeo acima com o "Rei",  e com esta letra maravilhosa que vemos aqui: 
 
"R O T I N A"
 
O sol ainda não chegou
E o relógio há pouco despertou
Da porta do quarto ainda na penumbra
Eu olho outra vez
Seu corpo adormecido e mal coberto
Quase não me deixa ir
Fecho os olhos, viro as costas
Num esforço eu tenho que sair
A mesma condução, a mesma hora
Os mesmos pensamentos chegam
Meu corpo está comigo mas meu pensamento
Ainda está com ela
Agora eu imagino suas mãos
Buscando em vão minha presença
Em nossa cama
Eu gostaria de saber o que ela pensa
Estou chegando para mais um dia
De trabalho que começa
Enquanto lá em casa ela desperta
Pra rotina do seu dia
Eu quase posso ver a água morna
A deslizar no corpo dela
Em gotas coloridas pela luz
Que vem do vidro da janela

Um jeito nos cabelos
Colocando seu perfume preferido
Diante do espelho aquilo tudo
Ela esconde num vestido
Depois de um café, o olhar distante
Ela se perde pensativa
Acende um cigarro
E olhando a fumaça pára e pensa em mim


O dia vai passando, a tarde vem
E pela noite eu espero
Vou contando as horas que me separam
De tudo aquilo que mais quero
Meu rosto se ilumina num sorriso
No momento de ir embora
Não posso controlar minha vontade
De sair correndo agora

O trânsito me faz perder a calma
E o pensamento continua
Pensando em minha volta muitas vezes
Ela vem olhar a rua
A porta se abre e de repente eu
Me envolvo inteiro nos seus braços
E o nosso amor começa
E só termina quando nasce mais um dia
Um dia de rotina, um dia de rotina

O sol ainda não chegou
Num dia de rotina
O nosso amor começa e termina
Quando nasce mais um dia
Um dia de rotina
 
 
As histórias de Roberto e Erasmo Carlos todo mundo conhece no Brasil. Mas sempre vale a pena recordar alguns dados biográficos destes dois mestres da canção nacional. São figuras expressivas da nossa arte e da nossa cultura.
 
 
ROBERTO CARLOS nasceu Roberto Carlos Braga e tem hoje 74 anos. Capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, último filho do relojoeiro Robertinho Braga e da costureira Laura Moreira Braga, o nosso Roberto tinha o apelido de "Zunga".
Vitimado aos seis anos por um acidente quando brincava na linha férrea, Roberto Carlos teve que amputar a perna direita até pouco abaixo do joelho. Até hoje ele usa uma prótese.
 
Queria ser arquiteto, mas acabou se tornando o maior cantor do Brasil em termos de popularidade, a ponto de ser chamado de "Rei". Sua fama internacional fez com que até o Papa fizesse questão de conhecê-lo, numa vinda ao nosso País.
 
 
 
 
ERASMO CARLOS  também tem 74 anos. Um carioca que aprendeu a tocar violão com o saudoso Tim Maia, e que ornou-se cantor, compositor, violonista e escritor. É igualmente um nome respeitado por todos os brasileiros.
Erasmo nasceu na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, filho de uma baiana pobre. Só veio a conhecer seu pai quando já tinha 23 anos.
Roberto e Erasmo sempre tiveram afinidades. Os dois gostavam de Elvis, de Bob Nelson,  James Dean, Marlon Brando e Marilym Monroe. E ambos são torcedores do Vasco da Gama.





  
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Engraçada sim, esta postagem feita pela amiga Lúcia Schmidt. Mas ela tem um fundo de verdade, sim senhor !