Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Brasil vence Paraguai no Sub-20


         A Seleção Brasileira Sub-20 acaba de dar um passo importante para garantir a sua vaga no Mundial da categoria.  Jogando em Montevidéo, pelo Campeonato Sul-Americano, os meninos do Brasil derrotaram o Paraguai por 2 a 0, com gols marcados pelo gaúcho Mamute (comemorando na foto) e pelo paranaense Marcos Guilherme, tudo no segundo tempo.
          A vitória levou o time dirigido por Alexandre Gallo a quatro pontos. O próximo jogo será contra a Argentina. Na partida desta tarde, os brasileiros entraram com uma faixa contra o racismo. Foi um protesto contra a torcida uruguaia, que insultou Marcos Guilherme no jogo anterior, com manifestações racistas.


       ESTA EU NÃO ENTENDI !
   Realmente não deu para entender esta posição da TV Globo no Paraná. A emissora vai mostrar três jogos da 1ª rodada do Estadual e não incluiu o Londrina, atual campeão. A escala prevê Nacional x Coritiba e  Paraná x Prudentópolis para o sábado, e Cascavel x Atlético Paranaense para domingo.

A Caridade do Papa Francisco

 
        O Papa Francisco está revolucionando o Vaticano em todos aspectos. Ele se prepara agora para inaugurar um espaço especial em seu "gabinete de caridade". Além de chuveiros para o banho, o local oferecerá também corte de cabelo e barba para os moradores de rua que circulam por lá.
       O bispo Konrad Krajewski, cujo título oficial é "esmoleiro papal", recebeu dos barbeiros e cabelereiros locais um ajuda importante. Como suas lojas fecham nas segundas-feiras os profissionais vão oferecer seus serviços gratuitamente para o atendimento aos pobres. Eles já doaram, inclusive, cadeiras, espelhos e instrumentos de corte. O espaço será aberto dia 16 de fevereiro.
       
 ROMÁRIO FAZ 49 ANOS HOJE
E GANHA PRESENTE ESPECIAL

          O ex-jogador Romário está comemorando 49 anos hoje. Recebeu muito cumprimentos, mas o melhor presente veio através das redes sociais, enviado pela namorada Dixie Pratt, que tem apenas 19 aninhos e é "uma princesa".  Ela é norte-americana e mandou dizer ao Baixinho que se sente "a menina mais especial do mundo ".
 
No começo do mês, o casal de namorados andou por Aruba, de férias. comemorando a oficialização do namoro, que ocorreu em dezembro.  Romário levou para a viagem cinco dos seus seis filhos de relacionamentos anteriores. O único que ficou de fora do passeio foi Romarinho, que estava na pré-temporada de seu time, o Vasco. A foto abaixo foi feita lá em Aruba, e mostra a "máquina" que é a namorada do famoso Baixinho, a quem devemos a conquista da Copa de 94.

ESSE "CLIMA" NÃO LEVA
   O POVÃO AO ESTÁDIO

         Tenho ouvido os programas esportivos da cidade, nas rádios Brasil Sul e Paiquerê,  e sinto o esforço dos competentes apresentadores e comentaristas,  para fazer a cidade se motivar com o início do Campeonato Paranaense. E, por conhecer profundamente a atividade,  fico com pena deles. O Londrina não colabora.  Fica fechado lá na sua toca e foge dos torcedores.
          Os cronistas ficam obrigados a comentar outras coisas, como a campanha de sócio-torcedor, as condições do Estádio do Café  ou até recordando a campanha do ano passado. Mas não será isso que irá levar um grande número de torcedores ao estádio. Nos programas daqui, a gente ouve muito mais notícias dos clubes de outros centros do que do time londrinense.
           Não é mais como antigamente, quando não havia "ditadura" no futebol da cidade. As entrevistas era liberadas e em cima delas surgiam os comentários e as opiniões. A gente via os jogadores pelas ruas e eles eram cumprimentados pelas pessoas no Calçadão. A coisa pegava fogo e o torcedor se motivava.  Hoje, muitas vezes os repórteres nem podem assistir aos treinos e mostrar ao povo como realmente o Tubarão vive. O time está sempre escondido. Parece até "mulher de resguardo."
            Se quiserem ver se tenho razão, façam uma experiência.  Vão as ruas ou aos shoppings e perguntem as pessoas, "qual é a escalação do Londrina ?" Garanto que menos de um em cada dez saberá dizer. E olhem que o time é o atual campeão paranaense, deveria ser muito conhecido.
            É por isso que insisto: esse "modus vivendis" do Londrina só espanta o grande público. Ficam os mais fanáticos, nas torcidas organizadas e nestas campanhas de sócios torcedores. A população não vai, porque não recebe nenhum apelo mais forte. E na hora do jogo só aparecem os três ou quatro mil de sempre.  A maioria dos moradores da cidade não saberá (em pleno domingo) que o Tubarão está jogando no Estádio do Café. E a culpa é toda de quem está escondendo do povo o time da cidade. Parece que Londrina desaprende cada mais de como se faz futebol.

          Que saudade  do presidente Franchello !

Vai sobrar até pra Graça Foster

 
       O carnaval está chegando, mas o uso de máscaras não é mais como antigamente. Quando eu era criança, todo mundo queria ter uma máscara. De qualquer forma, a brincadeira ainda é bastante utilizada em algumas cidades, especialmente no Rio de Janeiro, onde ainda existem em grande número aqueles blocos burlesco, que saem pela ruas espalhando alegria.  Que saudade !  rsrsrs
      As fábricas cariocas aumentaram a produção nesta época, segundo a Folha SP.  Os fabricantes garantem que as máscaras preferidas pelo foliões serão as de políticos, como Lula, Dilma, Aécio e Marina. Mas também estão pedindo a máscara de Graça Foster, diretora da Petrobrás. E sua cara já está na linha de produção das fábricas, como se vê na foto. É um trabalho de arte realmente muito bonito, não é mesmo ?
 
ONDE ZECA BALEIRO
FOR, EU VOU ATRÁS
 
         Desde que ouvi Zeca Baleiro cantar "Lenha", nunca mais parei de seguí-lo. Ele estava apenas iniciando carreira. E canções lindas foram se sucedendo, uma atrás da outra. É dele a melhor música de "Império", principal novela da Globo na atualidade. A ternura de "AI QUE SAUDADE D'OCÊ" deixa qualquer um arrepiado.


          José Ribamar Coelho Santos é um maranhense de Arari e tem 48 anos. Seu nome é uma homenagem a São José de Ribamar, o santo do povo do Maranhão. E o apelido Baleiro veio da sua paixão por balas e caramelos, que consome avidamente desde criança. Estava sempre chupando bala, nos tempos de colégio e universidade. Antes de iniciar a carreira musical, chegou a abrir uma loja de balas, tortas e doces caseiros.

           Só após os 30 anos, mais precisamente em 1997, lançou seu primeiro disco. Há apenas 17 anos, portanto. Mas já coleciona um  monte de prêmios significativos. Tornou-se um dos nomes mais importantes da MPB. Me arrisco a dizer quem não gosta da sua música é maluco da cabeça.




           A guerra entre as bebidas.  bem engraçada esta postagem que o amigo londrinense Rubens Onofri fez no Facebook