Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Técnico do Inter é Diego Aguirre

               Finalmente o Internacional conseguiu contratar um treinador. Depois de muitas tentativas feitas no mercado nacional, foi buscar o uruguaio Diego Aguirre, 49 anos, ex-técnico do Peñarol. O acerto foi confirmado na manhã desta segunda-feira, e a apresentação ocorrerá amanhã, às cinco e meia da tarde no Beira-Rio.
                Diego Aguirre, ex-atacante, foi jogador do Inter, em 1989, sob o comando de Abel Braga. Mais tarde, já como técnico do Peñarol, eliminou o Inter de Paulo Roberto Falcão da Libertadores de 2011, vencendo em pleno Beira-Rio por 2 a 1. Aguirre tem dois títulos nacionais do Uruguai e foi vice-campeão da Libertadores, nas suas três passagens pelo Peñarol.
                Além do Peñarol, Diego Aguirre já dirigiu os uruguaios Plaza Colonia e Wanderes, o Alianza Lima (Peru), e dois clubes do Catar:Al-Rayyan e Al-Gharafa.  Também dirigiu a Seleção Sub-20 do Uruguai. 
      
           O INTER CONTRATOU UM BOM TREINADOR

        Pega mal para um ex-candidato a presidente da República derrotado nas urnas, ficar "secando" o novo ministro da Fazenda Joaquim Levy, como está fazendo Aécio Neves. Aos poucos, ele vai tirando aquela máscara de "moço bom" que usou na campanha eleitoral. Aécio está prevendo que Levy encontrará resistência dos próprios petistas.  Nunca me enganou esse mineiro.

Cruzeiro é o mais esperto

             Bicampeão brasileiro, o Cruzeiro está mostrando que é mesmo o mais esperto, entre os grandes do  nosso futebol.  Está se livrando dos jogadores que já não lhe interessam mais, como Borges, Samudio e outros. Ao mesmo tempo,  já está contratando dois ótimos atacantes: Joel (ex-Londrina) e Leandro Damião (Santos).
             Não se iludam, Leandro Damião foi muito mal na Vila Belmiro, mas é um ótimo jogador. Enquanto estava no Inter, era o camisa 9 preferido para a Seleção Brasileira. Não pode ter desprendido. Vai jogar bem no seu próximo clube, podem me cobrar.
                                            

Os melhores da música no RGSul


           O Rio Grande do Sul tem mesmo vida própria. Até na música.  Ontem, com mais de 39 mil votantes, foram escolhidos os melhores do Estado em suas respectivas categorias.
          No "Nativismo", ganhou a dupla César Oliveira & Rogério Melo (foto), com 45,59% dos votos. Em segundo ficaram Os Serranos e em terceiro o cantor Joca Martins, que é da minha terra (Pelotas).
          No chamado "Destaque Gaúcho" venceu o Grupo do Bola, com 52,39%.Melody ficou em segundo e Claus & Vanessa em terceiro.
          Na categoria "Grupo de Baile" deu a Bandavanera, disparado com 71,97%. A Karaguattá é a segunda melhor banda de baile do Rio Grande,  e o terceiro lugar ficou para o Brilha Som.
           Em termos nacionais, os gaúchos escolheram Paula Fernandes como a melhor cantora de 2014, com 59,82%. Anita ficou em segundo e Claudia Leitte em terceiro.  E o melhor cantor escolhido foi Thiaguinho, com 41,36%, ficando Michel Teló em segundo e Lucas Lucco em terceiro

Vitória "corintiana" na festa das crianças

        O time "montado" pelo corintianos Jadson e Bruno Henrique venceu a equipe "armada" por Rafinha e Dirceu por 4 a 3, no jogo festivo de domingo no Estádio do Café. O organizador do evento, Nei Inácio, informou que cerca de 3.500 pessoas compareceram para ver a partida e colaborar com as crianças portadoras de câncer. Os alimentos arrecadados foram todos encaminhados ao Hospital do Câncer e a ONG Viver.
        Vandinho,ex-Flamengo (2), Bruno Henrique e Vitinho marcaram para os chamados "corintianos", que jogaram de branco. Edmilson, Fabiano (ex-São Paulo) e Thiago Souza, descontaram  para o time perdedor, que atuou de uniforme vermelho. Participaram também outros jogadores conhecidos, como o goleiro Danilo, o centroavante Joel entre outros. 
         Foi uma festa bonita e oportuna para socorrer as crianças.  Só acho que ela poderia ter sido feita do VGD, e que a esta altura o estádio do Café deveria isso sim estar sendo reformado para a temporada 2015, principalmente no que se refere ao gramado.

Matando a saudade !

                                          
         Todos os dias, eu posto uma música na minha página do Facebook.  Hoje postei uma canção do inesquecível Taiguara, um uruguaio que acabou se transformando num dos maiores símbolos da resistência à censura, durante a ditadura militar brasileira. Tenho saudade de algumas pessoas, mas geralmente elas estão por perto, posso revê-las daqui a pouco. Porém, é triste saber que não veremos mais o talentoso Taiguara, que nos deixou há 18 anos. Menos mal que ficaram as suas canções.
          Nascido em Montevidéu, em 1945, Taiguara Chalar da Silva veio para o Brasil com quatro anos. Seu pai era um músico brasileiro, que estava fazendo uma temporada de shows no Uruguai, quando Taiguara nasceu por lá.  
            Os festivais  realizados nas décadas de 60 e 70 tornaram Taiguara conhecido no Brasil. Acho que ele foi o compositor mais censurado da história da MPB, com 68 canções bloqueadas pela censura.  Na verdade, ela abusado mesmo. Fez até uma canção para o comunista Luis Carlos Prestes, intitulada "Cavaleiro da Esperança".
             A pressão foi tanta que Taiguara teve que se auto-exilar na Inglaterra, em 73. E lá gravou o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro que acabou censurado aqui. Chamava-se "Let the Children Hear the Music".
              Quando voltou ao Brasil, em 75, gravou o "Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara" com Hermeto Paschoal, Wagner Tiso, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Jacques Morelenbaum, Novelli, Zé Eduardo Nazário, Ubirajara Silva e uma orquestra sinfônica de 80 músicos. Mas o espetáculo de lançamento do disco foi cancelado pelas forças militares, que em poucos dias recolheu todas as cópias que haviam sido gravadas.  E lá se foi o nosso Taiguara, para um segundo auto-exílio, desta vez para a África e a Europa, onde ficou vários anos.
             Finalmente, livre para trabalhar no País, retornou em 1980, mas aí não conseguiu mais o grande sucesso do passado, embora suas músicas tenham continuado a ser executadas por todo o Brasil.
            Além de possuir uma excelente voz, Taiguara tocava piano, violão, teclado e uma infinidade de instrumentos musicais africanos. Morreu em São Paulo, em 1996, de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer na bexiga. 
    
  ATÉ HOJE, SINTO FALTA DESSE CARA !
                                     Show com novo idioma ?

            A diferença do "Roberto Carlos Especial" deste ano, que será apresentado nesta terça-feira, na Globo às 23 horas, está no fato de que ele estará cantando não apenas em português, mas também em inglês ("Breakfast"), em espanhol ("Esse Tipo ou Jo") e em italiano ("Canzone per Te").
             O Rei vai destacar as viagens internacionais que fez ao longo da carreira, especialmente aos Estados Unidos, México, Argentina, Itália, Portugal e Israel.  Mas "Emoções" e "Jesus Cristo" estarão como sempre no repertório.
         A amiga Marcia Souza, graciosa como sempre, reaparece neste espaço com outra postagem engraçada. Mas as caras são iguais mesmo.  Não são ?