Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 9 de março de 2013

O medo supera a emoção

 

     Os bombeiros instalaram hoje a  chaminé,  pela qual  sairá a fumaça branca, quando os cardeais decidirem e tivermos um novo Papa. O ritual é fascinante, o mundo inteiro acompanha, com muita gente emocionada.
      Quando eu nasci, em 1941, o Papa era Pio XII, que assumiu em 1939 e ficou até 1958. Na casa em que fui criado, havia um quadro na parede, com uma benção de Pio XII, trazida do Vaticano por uma tia minha. Cresci vendo a carinha dele, toda vez que passava pela sala e olhava para a parede.
      Acompanhei depois a posse de mais cinco papas: João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI, que agora está nos deixando.   Sempre senti emoção, na hora das mudança.  Agora,  pela primeira vez, sinto uma imensa preocupação.   Percebo que a nossa Igreja está dividida e a cada dia os sinais de perigo são mais fortes.
       Esta semana, recebi um video que só aumentou os meus temores. Foi um video feito em Berlim, em 2011, mas que só agora circula pelo mundo, sei lá eu porque. Vemos um evento com a presença de Bento XVI, que cumprimentou todos os representantes e cardeais que ali estavam.  Mas acreditem: apenas uns poucos cardeais estenderam a mão ao Papa para retribuir o cumprimento, colocando  o Sumo Pontífice numa posição constrangedora. A maioria, ao perceber que o Papa o cumprimentaria, retirava a mão, deixando o pobre velhinho de mão abanando. Uma cena fortíssima, que nos mostra bem como está o alto comando da nossa Igreja.
 
                               
 
         Fala-se até na possibilidade de que um brasileiro venha a ser eleito Papa. Sinceramente, eu não gostaria que isto se confirmasse. O escolhido vai enfrentar um clima conturbado. Imagine se ele for um homem que vem do outro lado do mundo, sem uma maior convivência com os que habitam o Vaticano.
          O jeito é rezar mais do que nunca, para que desta vez Deus se meta pra valer nesta eleição. E que o Espírito Santo ilumine estas pessoas comuns que estarão investidas de tanto poder. Se a escolha for errada, acho que o "Homem" vai ter que descer novamente para dar um jeito no mundo.
      

"Pérolas" que o Facebook nos traz


      Que coisa linda esta postagem feita pela minha querida sobrinha Stela Vasconcellos, lá de Bagé-RS. Não consegui contar todos cachorrinhos, Cheguei nos 18 ou 19. Acho que é por aí. É a nossa "pérola" de hoje.