Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

13 carros por dia são abandonados em SP

      A média é impressionante. Desde maio, quando o jornal Estadão lançou uma campanha, o número de carros abandonados nas ruas de São Paulo tem sido enormes. Nos últimos dois meses (junho e julho) foram retirados das ruas 783 veículos. A média é de 13 carros por dia.


      Os pátios estão cada vez mais lotados. As sub-prefeituras estão realizando leilões de carcaças, periodicamente. Hoje mesmo, está sendo realizado um leilão, em Cidade Adhemar, zona sul da Capital.
       A Lei Municipal 13.478, que é de 2002, considera abandonado um carro que fica mais de cinco dias estacionado no mesmo lugar. Uma notificação é então colada no vidro do veículo. Depois de guinchado para o pátio, o proprietário e multado em R$ 12 mil. E depois disto vem o leilão.

23 milhões de euros por Leandro Damião

       A direção do Inter não confirma oficialmente, mas a informação já vazou. O Tottenham, da Inglaterra fez uma proposta oficial : 23 milhões de euros (R$ 57,3 milhões) pelo artilheiro dos Jogos Olímpicos, Leandro Damião. O Colorado gaúcho é dono de 70% dos direitos econômicos do centroavante, e o restante pertence ao Atlético de Ibirama, de Santa Catarina. O negócio pode ser fechado até o dia 31 próximo.  
        Depois do treino de hoje cedo, no CT do Parque Gigante, o vice de futebol Luciano Davi conversou durante 10 minutos, ainda dentro do gramado (foto), com Damião. O assunto certamente era a possível transferência para o futebol inglês, mas o dirigente desconversou, dizendo que o assunto do encontro era o Grenal de domingo.
        

Uma experiência nova para os brasileiros

      A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) abriram hoje às 10 horas, no site oficial da Copa, as inscrições para quem quiser se candidatar a uma das 15 mil vagas para trabalhar na Copa de 2014 ou na Copa das Confederações de 2013. Poucos brasileiros viveram a experiência de atuar como voluntário num grande evento esportivo internacional.
        Nas competições (Copa e Olimpíadas) em que trabalhei como jornalista conheci pessoas do mundo inteiro que estavam nos locais como voluntários. Até mesmo brasileiros, que estavam lá fora, prestando serviços e conhecendo por dentro a complicada organização de eventos esportivos.
        Os voluntários não recebem nada, mas obtem uma grande experiência de vida. Um voluntário pode trabalhar como especialista, atendendo a áreas como imprensa, departamento médico ou serviço de idiomas (intérprete) ou generalista, que têm foco no atendimento ao público em geral. Quem define as tarefas de cada voluntário é o COL/Fifa. Os candidatos podem informar suas áreas de preferência, mas a seleção será feita conforme o perfil.
        O turno diário de trabalho é de até 10 horas, e a duração do trabalho é de no mínimo 20 dias a disposição da Fifa, que não vai pagar salário ou nenhuma ajuda de custo para hospedagem.  O COL vai apenas fornecer uniformes, deslocamento dentro das cidades para o local de trabalho e alimentação. O restante é bancado pelo próprio voluntário.
        Os interessados, no mínimo com 18 anos, devem faser suas inscrições pelo endereço eletrônico  http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/volunteers    O processo de seleção terá cinco fases:  inscrição no site, entrevistas, treinamento geral, treinamento específico e entrevistas específicas.  A foto abaixo mostra um grupo de voluntários que atuaram na Copa do Mundo da Africa do Sul.


Mais um contra o esporte ?

      Leio estupefato no jornal que, através da FEL, a Prefeitura cortou parte da verba destinada aos clubes e equipes que representam o Município de Londrina no esporte. Uma verba que foi discutida e analizada  no começo do ano.
      Se a Prefeitura está quebrada, que pare de fazer inúteis canteirinhos na rua Maringá e outras frescuras,  que poderiam ter sido evitadas pela administração municipal. Mas tirar do esporte, mais uma vez ? Aí não podemos aceitar.
       Foi pra isso que tiraram o Barbosa ? Pra colocar mais uma pessoa que não gosta de esporte no comando da Cidade ? Será que o "sempre atento" pessoal da promotoria pública não está vendo que um crime está sendo cometido contra o esporte londrinense ? Ninguém vai fazer nada ?

Quem aguenta mais de 10 minutos ?

        Esperei a chegada das 13 horas, para ver o primeiro dia da propaganda eleitoral. Queria ver alguma novidade, nesta meia hora. Só aguentei 11 minutos. Não deu mais pra continuar assistindo. Não teve nada, mas absolutamente nada de novo.
         Aparece a imagem do candidato a vereador, com seu nome completo (ou apelido) e o seu número. Aí o cara fala extamente o que está escrito: seu  nome (ou apelido) e o seu número. E deu  pra ele. Acabou o tempo e já entra a imagem de outro candidato. Não sei como é que aguentei 11 minutos. Apertei logo o controle remoto e fiz um juramento: nunca mais vejo o tal horário reservado à propaganda eleitoral gratuita.
          Que esquema burro, que falta de criatividade. Melhor seria que cada partido colocasse no ar só dois ou três candidatos por dia, mas que eles falassem alguma coisa sobre o que pretendem realizar como vereador. No programa seguinte viriam outros dois ou três candidatos e assim por diante. Seria muito melhor pra todo o mundo.
           Não me venham alegar que o tempo é curto. É mesmo, mas pra que dizer "sou fulano de tal e meu número é tal", se isso todo mundo  já sabe ? Não está escrito na tela ? É só perda de tempo.
            Muito melhor seria gastar a meia hora gratuita com um pequeno debate entre candidatos. Não seria ? Certamente eu assistiria um programa assim.
             Pra completar, o programa é um festival de gente feia. E os feios que me perdoem mas, como dizia Vinicius de Morais, a beleza é fundamental. Em qualquer atividade.