Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Todos os "grandes" venceram em SP

          Com a difícil vitória do Santos sobre o São Bernardo (foto), por 1 a 0, a festa de sábado de carnaval dos grandes times de São Paulo ficou completa. Todos ganharam seus jogos.
        No Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, o gol salvador do Peixe foi marcado pelo zagueiro David Braz, aos 9 minutos do segundo tempo.
      PALMEIRAS 1 A 0. Que sufoco !

 
          No lance de Zé Roberto e Cristaldo, aos 24 minutos do segundo tempo, Dudu aliviou a torcida do Palmeiras, marcando o gol do Verdão, que ganhou fora de casa (foto) do São Bento de Sorocaba, por 1 a 0. O carnaval dos alviverdes fica mais tranquilo.

São Paulo mete cinco em Bragança

        O Bragantino não foi adversário para o São Paulo, mesmo jogando em casa, neste sábado de Carnaval. Levou 5 a 0, num jogo marcado pela ótima estréia do argentino Centurión
(foto) no Tricolor do Morumbi. Boschillia (2), Pato, Alan Kardec e Centurión fizeram os gols.

Timão perde gols, mas ganha


    Mesmo perdendo um monte de gols, o Corinthians ganhou do Botafogo de Ribeirão Preto, com mais de 27 mil torcedores pagantes na arena corintiana, em pleno sábado de carnaval:  2 a 1. Fábio Santos fez os dois do Timão, enquanto Rodrigo Andrade marcou para o time do interior. Wagner Love entrou aos 29 minutos do segundo tempo e não teve tempo de mostrar muita coisa
     
OPEN RIO
          Nadal desfila na Viradouro
     e depois enfrenta Bellucci

     O tenista brasileiro Thomaz Bellucci  já "se ferrou" no sorteio para o Torneio Aberto do Rio, marcado para a semana que vem. Ele terá que enfrentar o espanhol Rafael Nadal, atual campeão do evento e o nome mais importante inscrito na competição. Os dois já se enfrentaram três vezes e Bellucci não conseguiu ganhar um set sequer.
       A esperança do brasileiro é que seu adversário se desgaste domingo, na Marquês de Sapucaí, desfilando pela Escola de Samba Unidos do Viradouro, apenas dois dias antes da partida. Mas o espanhol já confirmou sua presença no desfile.
       

Grêmio perdeu outra em casa


        Foram ensurdecedoras as vaias da torcida do Grêmio, que viu seu time perder de novo (1 a 0) dentro de casa, neste sábado de Carnaval (foto). Desta vez foi para o Veranópolis que, antes do jogo, era o lanterna do Gauchão. David Dener fez o gol que definiu o jogo. A bola ainda desviou em Erazo e entrou.
          Foi horrorosa a atuação do Grêmio, que já havia perdido também por 1 a 0, para o Brasil de Pelotas, no meio da semana. O time é muito pior do que o do ano passado, podem acreditar. Mas também, com o "vigarista" Douglas na meia, querem o que ?
Mais tristeza: Morreu João Araújo


          As notícias ruins continuam se sucedendo em Londrina. Vamos ter mais um final-de-semana com velório. O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, João Araujo, morreu na última madrugada em Curitiba.  Só fiquei sabendo agora à tarde, pelo Célio Guergoletto.
            João foi um belo amigo que tive, especialmente durante o período em que ele exerceu o cargo de vice-presidente do Londrina Esporte Clube. Um homem leal e sempre atencioso. Tive com ele conversas muito especiais, das quais nunca vou me esquecer. Ainda não tenho maiores detalhes sobre como ocorreu o seu falecimento, mas seu corpo está sendo trazido para Londrina, onde será sepultado.
            Aposentado, João estava morando em Pontal do Paraná, de onde mantinha seguidos contatos comigo, via Facebook. Sua morte me enche de surpresa e tristeza.  Ainda esta semana enviei ao João os meus cumprimentos, pelo seu aniversário. É mesmo um momento triste
      SAMBA DO PALMEIRAS ABRIU A FESTA,
    MAS NÃO ESTÁ ENTRE OS FAVORITOS

         O Carnaval de São Paulo começou muito bem, e a Mancha Verde, escola de samba do Palmeiras abriu fazendo um lindo desfile. Acho que um dos problemas do carnaval paulista é esta ligação muito estreita entre o samba e o futebol. Cada time tem uma escola de samba e as torcidas até se comportam no sambódromo como se estivessem num estádio. Mas curti a primeira etapa do desfile, ontem à noite, e gostei bastante.
               Com a linda Viviane Araújo (foto) como rainha de bateria e com um samba bonito e fácil de cantar, a Mancha contou a história do Verdão, até com detalhes demais. Mas a gente sentia que as pessoas estavam desfilando com grande emoção.  Vi muitos sambistas chorando e cantando.
               Além de Viviane, a Mancha levou ao sambódromo muitas outras mulheres lindíssimas, algumas delas não devidamente identificadas pela Globo na sua transmissão. Lá estavam Vanessa Ortiz, Dulcinea Carneiro, Gabi Viana, Raquel Cerdan e várias outras "fêmeas" que mereciam um destaque maior dos comentaristas.
               Fantasias luxuosas e o samba saindo fácil das boca dos sambistas: "De braços abertos / Vou me declarar / Eu amo você / Palmeiras..."   Foi boa sim a apresentação dos palmeirenses.   
               Mas o entusiasmo que os  alviverdes sentiram na hora do seu desfile, foi por certo diminuindo, quando foram aparecendo outras escolas que se comportaram com maior brilho. A Acadêmicos do Tucuruvi, que veio a seguir, já mostrou um samba melhor ainda, relembrando as antigas marchinhas e homenageando Chiquinha Gonzaga, autora da primeira marcha de carnaval, "Ó Abre Alas".
              Entretanto, as escolas que realmente mexeram com o publico vieram mais tarde: Dragões da Real, Rosas de Ouro e a Águia de Ouro, que trouxe Zico(foto) como destaque.  Mas todas as escolas apresentaram  figuras destacadas e mulheres lindas, como a apresentadora do SBT, Lívia Andrade, que se destacou como diva da bateria da última escola que desfilou, a Nenê da Vila Matilde.
     
QUEM VIU O CARNAVAL DE SÃO PAULO HÁ VINTE ANOS ATRÁS, SABE O QUANTO ELE EVOLUIU
      O CARNAVAL DE RUA ESTÁ MESMO CRESCENDO NA CIDADE DE SÃO PAULO. INCLUSIVE NOS BAIRROS, COM A VOLTA DOS CHAMADOS "BLOCOS DE RUA". POR CAUSA DISTO. A VENDA DE ARTIGOS CARNAVALESCOS CRESCEU 20% NA CAPITAL PAULISTA. OS COMERCIANTES ESTÃO RINDO À TOA

    NÃO ESTOU ASSISTINDO DIARIAMENTE O "BIG BROTHER BRASIL 2015", MAS DE VEZ EM QUANDO DOU UMA OLHADINHA. JÁ NOTARAM COMO TEM GENTE FEIA NESTA EDIÇÃO DO PROGRAMA ?   SERÁ QUE A NOSSA GENTE ESTÁ FICANDO MAIS FEIA ?
É muito bom rever Moraes Moreira
 
            Com a chegada do Carnaval, a gente volta a ver  o bom Moraes Moreira pela televisão. Já fazia tempo que eu não via o homem. Conheço o Moraes desde os anos 70, quando ele integrava o grupo "Novos Baianos", ao lado de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Que tempo bom era aquele, hein ?

            Quase todas as músicas do grupo eram compostas por Moraes e Galvão.  Difícil encontrar no Brasil outro compositor tão versátil como Antônio Carlos Moreira Pires, baiano de Ituaçu, que hoje está com 67 anos de idade. Ele misturou ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até música erudita.
             Na carreira solo, Moraes gravou 20 discos, e destacou-se como primeiro cantor de trio elétrico, com sucessos tipo Pombo Correio, Vassourinha Elétrica e Bloco do Prazer, que alcançaram grandes sucessos.
            Pra matar a saudade dele, aí está esse vídeo em que ele canta "Preta, pretinha". Mas eu também curto pelo menos outras 20 músicas de Morares Moreira.



        Como estamos em tempo de carnaval, vale tudo. Até esta postagem que amiga gaúcha Ana Paula Marques fez no Facebook. Que figura, hein ?