Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

COPA DA 1ª LIGA
Londrina vence e se classifica !


                                           


O Londrina está garantido na segunda fase da Copa da 1ª Liga, com a boa vitória obtida nesta terça-feira: 2 a 1 sobre o Paraná Clube. O Tubarão garantiu a vitória no primeiro tempo, fazendo 2 a 0, com dois gols de Paulo Rangel. Mas na segunda etapa o Paraná descontou logo de cara, num penalti cometido por Ayrton (foto abaixo) e convertido por Jonas Pessalli . E os paranistas ameaçaram bastante, mas o Tubarão aguentou bem !


Rato gigante assusta Apucarana

                                                         

                        Um rato gigante, pesando aproximadamente 6 quilos, assustou os moradores do bairro Jardim Trabalhista, em Apuracana, no norte do Paraná. O bicho, da espécie ratão-do-banhado, apareceu na calçada de uma residência segunda-feira (20) e, de tão grande, mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros para recolhê-lo.
O rato precisou de uma rede especial para ser retirado. De acordo com o soldado Thiago Saragosa Garcia, que atendeu a ocorrência, o animal tinha cerca de 40 centímetros, aumentando para 50 cm, contando o comprimento do rabo. O bicho era quase do tamanho de um gato adulto.
                           Ainda conforme o soldado, esse tipo de chamada não é comum e gerou espanto entre a população local. O rato do foi levado para a mata em um parque próximo. “Esse é o procedimento padrão, já que é um animal silvestre que está fora do seu habitat” - explica o soldado.
                         Mais comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o ratão-do-banhado pode chegar a pesar 9 quilos e medir até 100 centímetros. O animal costuma viver às margens de rios e lagos, não sendo muito comum em áreas urbanas.
Afinal, quem matou Kim Jong-nam ?

                           Imagem de câmera de segurança mostra Kim Jong-nam (de terno claro) falando com seguranças após ter sofrido ataque, no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, na Malásia


                      Determinar qual veneno foi responsável pela morte de Kim Jong-nam, o meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un, em um aeroporto movimentado tem se mostrado difícil para as autoridades da Malásia. Os resultados da autópsia ainda não foram concluídos.

                   Jong-nam não sofreu um ataque cardíaco e não tem marcas de perfuração no corpo, como a de uma agulha, disse Noor Hisham Abdullah, vice-ministro da Saúde, nesta terça-feira (21). Abdullah não descarta a hipótese de envenenamento como uma possível causa da morte. "Nós temos que confirmar com relatórios laboratoriais antes de fazer qualquer comentário conclusivo" - disse.
                  Abdullah acrescentou que amostras médicas foram enviadas para especialistas para análise. No entanto, Rahmat Awang, diretor do Centro Nacional de Tóxicos da Malásia, em Penang, disse que ele ainda não recebeu as amostras. Awang disse que, em casos mais complexos, amostras são enviadas para ele e para laboratórios no exterior.
                          Identificar uma amostra de veneno é particularmente desafiador, especialmente se uma amostra mínima foi usada e ela não penetrou nas células de gordura do tecido da vítima. Se a toxina apenas entrou na corrente sanguínea, ela pode deixar o corpo rapidamente. E se a substância for encontrada, ela tem que combinar com os sintomas apresentados por Kim Jong-nam antes de sua morte.
Quanto mais específico é o veneno, mais difícil é identificá-lo.
                  "Nosso laboratório, por exemplo, identifica os elementos químicos tradicionais" - disse Awang. "Se a substância envolvida é uma que nós não observamos com frequência, a tendência é que nós não sejamos capaz de detectá-la".
Laboratórios com equipamentos mais sofisticados estão no Japão e no FBI, nos EUA.
                    O caso tem provocado perplexidade entre os toxicologistas forenses que estudam assassinato por envenenamento. Eles dizem que o ataque ao aeroporto é um dos casos mais bizarros já relatados. Eles se perguntam como duas mulheres puderam escapar sem ferimentos após manipular um agente tão potente a ponto de matar Kim Jong-nam antes que ele chegasse ao hospital.
                      Algum tipo de agente nervoso foi sugerido como um possível veneno usado. Um forte opioide poderia ser liquefeito e teria capacidade de incapacitar a vítima imediatamente. No entanto, câmeras de segurança do aeroporto mostram Jong-nam caminhando calmamente até o posto de saúde do aeroporto.
Avião cai sobre um
shopping: 5 mortos





                   Um bimotor com cinco pessoas a bordo caiu sobre um shopping perto da cidade de Melbourne, a segunda mais populosa da Austrália, na noite desta segunda-feira. Segundo autoridades do país, nenhum tripulante sobreviveu. O avião decolou de Essendon, ao Norte de Melbourne, em direção à Ilha King.

                A aeronave, que pertencia a uma empresa de táxi-aéreo, caiu por volta de 9horas, horário local (19 horas de Brasília), sobre o centro de compras Direct Factory Outlet (DFO), que fica próximo ao aeroporto de onde partiu. Antes de cair, o piloto relatou falha total do motor. 

      No momento do acidente, todas as lojas do shopping ainda estavam fechadas, mas carros que estavam estacionados no shopping foram atingidos, provocando várias explosões. 
Promessa de um bom jogo
  hoje no Estádio do Café 


                   O jogo desta noite, que vale a liderança do Grupo D da Copa da Primeira Liga, entre Londrina e Paraná Clube, promete ser muito movimentado. O Tubarão lidera a chave, mas os paranistas estão comandando a classificação do Campeonato Paranaense e tentarão assumir a liderança também do torneio nacional. 

                   A partida começa às 19h15m, com arbitragem do gaúcho Francisco Silva Neto. As duas equipes jogarão com força máxima. A Primeira Liga significa uma boa chance de destaque nacional para dois clubes que não integram a Série A do Brasileirão. Se ganhar hoje, o Tubarão  garante classificação e vantagem na próxima etapa da competição. 
   Por baixo, Vasco faz
 festa para Luis Fabiano




                   A chegada de Luis Fabiano, um jogador veterano em fim de carreira, já é motivo de alegria pelo decadente Vasco da Gama. Cerca de 1.500 torcedores aguardavam ansiosamente a chegada do atacante no Rio de Janeiro e a espera acabou. O 'Fabuloso' chegou como o grande jogador para a torcida. 
                Desde cedo, os torcedores foram se amontoando no desembarque do aeroporto Santos Dumont. Assim que o jogador apareceu na saída, uma multidão foi em sua direção e quebrou o cordão de isolamento que havia sido formado para sua passagem no meio da torcida.
              A partir dai, foi um momento de muita festa. Os vascaínos presentes cantaram diversas musicas de exaltação ao Vasco e provocaram o atacante Paolo Guerrero, do Flamengo,  com a música: "Fabuloso é melhor que você".