Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ganso salva o Santos nos acréscimos

             O time titular do Santos fez hoje a sua última partida antes da disputa do Mundial de Clubes, marcado para dezembro. E decepcionou a sua torcida no Pacaembu, empatando em 1 a 1 com o Atlético Goianense. Se jogar a bola que mostrou esta noite, terá pouca chance no Mundial.
             Mas o time santista ainda tem que agradecer pelo empate, pois perdia até os 50 minutos do segundo tempo, quando Ganso fez o gol de empate. Os goianos fizeram um gol no primeiro tempo, através  de Leonardo e, mesmo com 10 homens durante boa parte do segundo tempo (Agenor foi expulso). O Peixe vai disputar os jogos finais do Brasileirão com seu time de reservas.

CORITIBA PERDEU

No jogo que completou a rodada, em Sete Lagoas, o Atlético Mineiro derrotou o Coritiba, por 2 a 1. Leonardo Silva e Neto Berola anotaram os gols do Galo, e Bil descontou para o Coxa, que ficou mais longe da Libertadores de 2012.

Mengo também sai da briga pelo título

           Ontem foi o Botafogo, hoje foi a vez do Flamengo sair da briga pelo título brasileiro. Ao empatar com o Figueirense por zero a zero, no Engenhão, o time de Vanderlei Luxemburgo ficou 8 pontos atrás do Corinthians, e apenas mais nove serão disputados até o final do Campeonato. O Timão ainda tem 5 vitórias a mais que o Mengo. Praticamente impossível.
            Na verdade, o Mengo levou muita sorte esta noite, porque o surpreendente Figueirense foi muito melhor em campo, e ainda perdeu um penalti, cobrado por Aloísio e defendido pelo goleiro Paulo Victor, que mais uma vez substituiu o titular Felipe.
             Agora, o Corinthians está com 64 pontos, o Vasco com 62, o Fluminense com 59, o Figueirense com 57, o Flamengo com 56, o Botafogo com 55, o Inter com 54 e o São Paulo com 53. Está entre eles a briga pela Libertadores.

Filó, pra matar a saudade

         A boate One Way, localizada na rua Quintino Bocaiúva, sacudiu as noites londrinenses nos anos 70. Montada por dois grandes amigos meus, o saudoso Zé Carlos Bandeira (craque de basquete)  e o "irmão" Luis Edmundo Samartano mudaram os costumes das pessoas naquela época, promovendo grandes shows e trazendo renomados artistas.
          Pois um desses artistas volta a Londrina amanhã, para se apresentar no Bar Da Silva, na rua professor João Candido. Estou falando do Filó, violonista excepcional, que foi atração durante quatro meses nos bons tempos da One Way. Se você gosta de boa música popular brasileira, não perca a chance de ouvir Filó, que tem 50 anos de carreira em mais de 60 de existência.

A foto da semana

          A foto mais importante que todos os jornais e sites estão exibindo é a do "Lula sem barba". A gente sabia que isto ia acontecer desde o dia em que foi diagnosticado que ele é portador de câncer. Mas todo mundo se choca, quando ve a imagem pela primeira vez. E não é sem razão, não é mesmo? Afinal, durante décadas nos acostumamos a ver o ex-presidente barbado e com apenas nove dedos nas mãos. São as marcas pessoais deste homem que mudou a cara do Brasil e agora está mudando a sua  cara.
          Chama a atenção também o carinho de sua esposa dona Marisa Letícia, que se encarregou pessoalmente de raspar o cabelo e a barba de Lula. É lógico que ele está aflito, a espera de uma plena recuperação, mas sua imagem me parece a de um homem feliz.

Barbosa Neto procurou esta bronca

         Já deixei claro aqui, em postagens anteriores, que gosto do Homero Barbosa,  com quem tive grande convivência  pessoal e profissional, num passado não tão distante assim. Sempre foi um homem sensível e honesto. Mas parece que quando passa a ser o político Barbosa Neto, ele muda o seu jeito de ser. Deixa a sensibilidade meio de lado para agir como agem todos os políticos, com uma frieza calculada.
         Esta bronca que a reforma do Bosque está gerando é uma destas frias ações políticas. O próprio projeto que o Londrix mostrou hoje (foto) é muito bonito, mas indisfarçavelmente frio. E não adianta muito plantar Ipês brancos e colocar pisos especiais. O problema é que nos está sendo arrancado um pedaço da cidade. Como ocorreu na retirada das placas comerciais. Sem elas, o centro ficou feio e, igualmente, frio.
          Deus sabe, Barbosa, que eu tenho torcido pelo seu sucesso como o prefeito. E você pessoalmente sabe que eu não sou capaz de esconder o que penso. Sempre fui assim, não é mesmo ? Por isto, sou obrigado a lhe dizer, Prefeito Barbosa Neto, que você procurou esta e outras broncas que estão deixando grande parte dos londrinenses descontentes com a sua gestão. Que pena !

Sai logo, Carlos Lupi

          Não sei como é que uma pessoa pode se expor tanto. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é desmentido todo o dia, pela imprensa, pelos deputados e senadores e continua dizendo que é inocente. Pede uma chance para provar sua inocência ao povo. Ora, o povo não acredita mais nele e sua saída é só uma questão de horas.
           A presidente Dilma está tendo paciência demais com esse cara. Já está provado que trata-se de um mentiroso,que tem que ser afastado logo, antes que faça mais bobagens. Eu nunca vou entender como é que um homem consegue chegar a uma posição importante, como a de ministro, e joga tudo fora com atitudes absurdas. Perde tudo, o cargo, o ótimo salário e, principalmente o respeito geral de todos. Eu, por exemplo, se passar por esse Carlos Lupi na rua, faço questão de nem cumprimentá-lo. Até sua família deve estar envergonhada dele.

Caio Junior não é um vencedor

          Pode ser que seja uma excelente pessoa, um bom orientador e um cara trabalhador. Mas o técnico Caio Junior não tem a pegada que caracteriza os grandes vencedores. Sai do Botafogo como saiu dos outros clubes em que trabalhou, sem grandes conquistas, sem títulos. Na verdade, acho que Caio só foi campeão no Qatar.
          Paranaense de Cascavel, Luis Carlos Saroli tem apenas 46 anos, mas já pode ser considerado um treinadoir experiente. Trabalhou no Flamengo, no Palmeiras, no Goiás, no Paraná Clube, no Gama, no Juventude, no Cianorte e até no Londrina, entre outros clubes. E não foi campeão em nenhum deles. É um técnico que ganha duas partidas e perde uma. Repito: falta a pegada de vencedor.
           Sua campanha no Botafogo só confirma todas estas afirmações: 42 jogos, 21 vitórias, 12 derrotas e 14 empates. Será substituido interinamente pelo preparador de goleiros Flávio Tenius.
          

Timão vence e se isola na liderança

       O Corinthians finalmente respira mais aliviado na liderança do Campeonato Brasileiro. O Timão venceu o Ceará, em Fortaleza, por 1 a 0, e ainda se beneficiou com o empate do Vasco com o Palmeiras, no Pacaembu, por 1 a 1. Agora, o Corinthians tem 64 pontos, contra 62 dos vascaínos. E faltam três rodadas para o final do certame.
       No Estádio Presidente Vargas, quem pressionou mais foi o Ceará, mas Julio Cesar fechou o gol corinthiano e o peruano Luiz Ramirez (foto), que entrou no segundo tempo, marcou o gol que decidiu a partida. Mas não da para dizer que o resultado foi justo. O desesperado Ceará não merecia perder.

        Já no Pacaembu, o Vasco saiu na frente, com mais um gol do zagueiro Dedé, logo no começo. E o Palmeiras só empatou no segundo tempo, através de Luan. A torcida do Vasco que veio do Rio e compareceu em massa, saiu frustrada com o empate. Porém, o resultado foi absolutamente justo.

AVAÍ VAI CAIR

Tudo indica que o Avaí vai mesmo cair para a Segunda Divisão. O azar está morando na Ressacada.  No jogo com o Cruzeiro o time catarinense pressionou o tempo inteiro e chutou duas bolas na trave. Mas não fez o gol e se atolou ainda mais na lanterna. Avaí 0 x Cruzeiro 0.

A NOVA CLASSIFICAÇÃO

Depois dos jogos desta quarta-feira, esta é a situação da Série A do Campeonato Brasileiro: 1º Corinthians, 64 pontos. 2º Vasco, 62. 3º Fluminense, 59. 4º Figueirense, 56. 5º Botafogo, 55. 6º Flamengo,55. 7º Inter, 54. 8º São Paulo, 53. 9º Santos, 51. 10º Coritiba, 51. 11º Grêmio,  47. 12º Palmeiras, 43. 13º Atlético Goianense, 42. 14º Bahia, 42. 15º Atlético Mineiro, 39. 16º Cruzeiro, 38. 17º Atlético Paranaense, 37. 18º Ceará, 35. 19º America Mineiro, 34. 20º Avaí, 30 pontos.