Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015


 
PINGUIM-DE-ADÉLIA
 
 
 
 
 
O Pinguim-de-Adélia, 20º animal apresentado nesta série, é uma espécie de pinguim que  habita na nossa Antártida. E uma das únicas espécies que constroem seu ninho aqui. Seu nome é derivado de Terra Adélia, assim batizada em homenagem à esposa do descobridor da espécia, Jules Dumont d'Urville.
 
 
 
 
Estão sendo investigados  pelos cientistas  sobre os estudos da maneira como nidificam, a partir de outubro.  Eles regiões de solo nu. nas regiões mais abrigadas onde constroem seus ninhos com pedregulhos.  Nos últimos 30 anos, houve um declíneo de 70% na população de pinguins.
 
 
O pinguins adoram comer "krill", uma espécie de camarão, e lulas. 
 
 
     Bons cantores existem muitos por aí. E a maioria também compõe com destaque. Mas um cara que, além de cantor e compositor,  é também artista plástico, poeta e escritor a gente não encontra assim em qualquer esquina. Desta forma, quando se conhece um"gênio" destes, é preciso apresentá-lo com destaque.

            P A U L I N H O     P E D R A    A Z U L

                      



                                         Acho que o nome por ele adotado até prejudicou a carreira de Paulo Hugo Morais Sobrinho. Mas na verdade, foi uma questão de amor do artista por sua terra, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais de menos de 25 mil habitantes. Daí o nome artístico de PAULINHO PEDRA AZUL.  Uma questão de paixão por seu chão, um gesto bem típico de um poeta como ele.

                                  Paulinho tem 61 anos, nasceu no dia 4 de agosto de 1954. Pedra Azul fica localizada no Vale do Jequitinhonha. E foi lá que tudo começou artisticamente para Paulinho Pedra Azul, inicialmente nas artes plásticas. Ele é autor de 200 telas a óleo e acrílico. E também já escreveu 15 livros, na maioria livros de poesia.
 
                                  Na carreira musical, Paulinho deu seus primeiros passos como integrante de um conjunto que se chamava "The Giants" e interpretava canções dos Beatles, The Fevers, Os Incríveis, Erasmo e Roberto Carlos, entre outros. Com Paulinho trabalhavam Rogério Braga, Mauro Mendes, Marivaldo Chaves, Salvador, Edmar Moreira e André.  E tudo rolava lá mesmo em Minas Gerais.

                                 A partir do final dos anos 60, Paulinho Pedra Azul participou de festivais regionais de música e de poesia, tendo realizado inúmeros shows em cidades do interior mineiro. E a mudança para São Paulo, onde morou por 10 anos, veio na década de 70. Trabalhou então com o cantor, humorista e ator Saulo Laranjeira, também oriundo de  Pedra Azul. Mas acabou retornando à Minas Gerais, fixando-se em Belo Horizonte, onde reside até hoje.

                          Mas foi em SP que ele gravou seus três primeiros discos. O LP de estréia fez grande sucesso, muito em função da música que dava nome ao disco: "Jardim da Fantasia".  Mas a canção acabou ficando conhecida como "Bem-te-vi". E tem uma letra maravilhosa, que começa dizendo "Bem-te-vi, bem-te-vi /  Andar por um jardim em flor  / Chamando os bichos de amor  /  Tua boca pingava mel..."  Garantem que Paulinho escreveu a canção para uma noiva falecida, mas ele nega isso.  É até hoje a sua música mais famosa.

                      O estilo de Paulinho Pedra Azul varia do romântico à MPB, fortemente influenciada pelo Clube da Esquina. Ele também compôs alguns chorinhos.  Paulinho Pedra Azul tem 21 discos gravados, a maioria deles independentes. Vendeu cerca de 500 mil cópias de seus discos.

                     Além dos 200 quadros que pintou, Paulinho escreveu 15 livros bem conhecidos, destacando-se "Delírio Habanero - Pequeno Diário de Cuba", obra escrita durante a visita que fez a ilha de Fidel Castro.



                   Paulinho Pedra Azul participou de muitos programas conhecidos, como o de Rolando Boldrin, como se vê no vídeo que abre a nossa postagem .  O vídeo é maravilhoso. E apesar de não ser um frequentador assíduo da mídia de massa, ele consegue ser conhecido por um segmento específico, que envolve principalmente universitários. Talvez pelo bom nível cultural de suas canções.
                    Segundo uma pesquisa feita pela AMAR (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes), Paulinho Pedra Azul é o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento.

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Uma gracinha mesmo esta postagem que encontrei na página de Ivo Benjamin, que é paulista de Cubatão.