Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um teste que não deixou ninguém animado

       Foi um teste morno da Seleção Brasileira, este último jogo antes dos Jogos Olímpicos. Garanto que a torcida não ficou muito animada. Contra uma fraca Seleção Britânica, o time de Mano Meneses ganhou por 2 a 0, com gols de Sandro e Neymar (de penalti) no primeiro tempo.
        Pra mim, Sandro foi o melhor do time, o cara que aparece mais, que busca o jogo, tanto na marcação como mais um atacante. Também gostei da zaga. Juan melhorou, em relação ao que havia mostrado na excursão recente, e Thiago Silva continua seguro.
         Achei que Neymar jogou pouco, escorregando muito fugindo das divididas e mostrando pouco apetite. Foi vaiado pelos ingleses, por causa do seu "cai-cai". Só melhorou no segundo tempo. Após cobrar o penalti,  fez um gesto de menosprezo (como mostra a foto),  angariando mais antipatia junto ao público. E esse será o público das Olimpíadas. Fui burrice do menino.


        Me preocuparam as entradas duras do lateral Marcelo, que qualquer hora vai acabar sendo expulso, prejudicando o Brasil. E continuo sem saber porque Leandro Damião deixou de ser veloz e esperto. Agora, está jogando escondido atrás dos beques e chega sempre atrasado.
          A melhor chance do Brasil está no fato de estar incluído num grupo fraco. Nos três jogos que disputará na primeira fase, poderá aproveitar para melhor o seu rítmo coletivo. Por enquanto,  ainda não é a Seleção que eu gostaria de ver representando o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Eu bem que avisei: Iziane é "sujeira"

      A cada competição que a Seleção Brasileira Feminina participa, eu pego no pé dos dirigentes e treinadores que aceitam a presença de Iziane. Quantas vezes vocês leram críticas (pesadas até) que fiz ao comportamento desta moça. Pois o Brasil participará do torneio de basquete deste Jogos Olímpicos com apenas 11 atletas, ao invés de 12, como as outras seleções.  É que, finalmente, Hortência não aguentou mais e mandou embora a jogadora que mais prejudicou o basquete feminino brasileiro em toda a sua história.
                        Ela é sempre assim: debochada, bronqueada com a vida e indisciplinada
      Vários treinadores que passaram pela Seleção foram prejudicados por Iziane, inclusive o nosso amigo Enio Vecchi, que trabalhou muitos anos em Londrina. Ela se acha uma grande jogadora, porque joga nos EUA, mas nunca justificou isso defendendo o Brasil. Faz alguns jogos relativamente bons, mas logo "apronta".  Ela atrapalha qualquer seleção. Só nossos dirigentes é que demoraram tanto para descobrir isto.

Falcão e Argel estão desempregados

         Parece que vem aí um efeito dominó. Treinadores brasileiros começam a ser despedidos, porque seus times estão indo mal no Campeonato Brasileiro. Dois deles perderam o emprego nas últimas horas e já estão por aí, procurando um novo trabalho.
         No Bahia, a goleada de 4 a 0 sofrida no Engenhão, diante do Fluminense, foi a gota d'água para que os dirigentes demitissem Paulo Roberto Falcão, que no primeiro semestre deu ao Tricolor o título de campeão baiano, que o clube não ganhava há 11 anos. Mas o time está na zona de rebaixamento e "sobrou" para Falcão.
        Já o Figueirense também não aceitou a derrota sofrida ontem em Goiania. Perder para o Atlético Goianense, lanterna do campeonato, por 3 a 2, foi demais. O técnico Argel Fucks foi mandado embora e ainda não se sabe quem comandará o Figueira na sequência do Brasileirão.
          E tem pelo menos outros dois ou três treinadores prestes a serem demitidos.

Inter demite Dorival Junior

       Como consequência da queda de nível do futebol brasileiro, as coisas como sempre vão explodir nas cabeças dos treinadores. Hoje pela manhã, o Inter confirmou a demissão do técnico Dorival Junior. Completamente desfalcado, o Colorado vem jogando mal nas última partidas.
        Na verdade, acho que Dorival Junior cometeu vários erros no Inter, mas no momento  ele não deveria ser responsabilizado pelos insucessos. Fernandão e Clemer (foto), ex-atletas do clube, dirigem a equipe, domingo contra o Atlético Goianense, em Porto Alegre. Mas já é dado como certo que ainda esta tarde Fernandão, que vem atuando como diretor de futebol, será confirmado oficialmente como novo técnico do Internacional.
         O clube gaúcho pode estar cometendo um erro. No ano passado queimou um grande ídolo, ao contratar Falcão como treinador. E pode queimar outro ídolo agora.

Batman voltou matando 12 e ferindo 50

       O mundo inteiro está estarrecido com o que aconteceu na última madrugada em Aurora, uma cidade norte-americana que fica na região de Denver, no Estado do Colorado. A sala de cinema estava lotada, na grande maioria por jovens, alguns inclusive acompanhados pelos pais. Todos queriam assistir a volta de Batman. Pontualmente a meia-noite, o filme "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" começou a ser exibido, num clima de grande emoção entre os presentes. É o último filme da triologia do Batman.
        Em poucos minutos, explodiu tudo. Primeiro, ouviu-se um assobio. logo em seguida, uma estranha fumaça invadiu o local. O filme mostrava o  primeiro tiroteio, o que fez com que as pessoas custassem a se dar conta de que tiros também estava sendo disparados dentro do cinema. Aparentemente, o "maluco" James Holmes (foto), um jovem de 24 anos que há um mês abandonou a Escola de Medicina da Universidade do Colorado, planejou tudo. Com um rifle e duas pistolas ele fez um estrago enorme.
        Muita correria, gritos incessantes e pânico geral. A Polícia chegou logo, mas o chefe Daniel Oates disse que as pessoas não obedeciam a orientação para que todos se abaixassem. Quando foi possível prestar socorro ao público, veio a constatação: 12 mortos e 50 feridos.
        Até o presidente Obama veio a público para lamentar e pedir que todos rezassem. A preocupação se estendeu por todo o mundo. Em Paris, a estréia do filme já foi proibida. Mas é nos Estados Unidos mesmo que está o maior perigo imediato, pois dezenas de cinemas têm sessões especiais marcadas para à meia-noite de hoje. E os ingressos estão quase todos vendidos. Os cinemas certamente serão ocupados por policiais, preocupados com o possível surgimento de "novos malucos". Afinal, muitos críticos especializados que criticaram a qualidade do filme, receberam ameaças de morte, enviadas por "fãs de Batman".  Que absurdo !
        No Brasil, a estréia do novo f ilme de Batman tem estréia marcada para a próxima sexta-feira, dia 27 de julho.

Dia do Amigo !

     A grande maioria dos povos festeja no dia 30 de julho, mas brasileiros, uruguaios e argentinos comemoram hoje o Dia do Amigo. De qualquer forma, qualquer dia é dia para se abraçar um amigo de verdade, daqueles que a gente tem dificuldade  de encontrar. Fica pois um abração especial aos amigos do Blog, que me aguentam  todos os dias. Eles são especiais.
      Mas tenho  outros amigos, desde criança. Que saudade daqueles guris amigos  de Pelotas-RS, com os quais eu jogava botão, batia bola, brincava de esconde-esconde ou simplesmente batia nas portas das casas e saía correndo. Aquilo é que era amizade sincera, gratuíta e pura.
       Quero deixar aqui uma pergunta que fiz a mim mesmo e me assustei. Fique sozinho por uns cinco ou dez minutos, com um papel, um lápis e vá marcando. Quantos amigos de verdade (mas de verdade mesmo) você tem hoje ?