Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Antonio Lopes vai passar apertado

                    Quem vai passar apertado, domingo em Uberlândia e o técnico Antonio Lopes, que está sendo transformado em "bode expiatório" pelo rebaixamento do América Mineiro. Ocorre que ele passou pelo clube, em julho, e quando viu que a barca estava furada foi embora, dizendo que o elenco americano era muito fraco. "Isso desmotivou o nosso grupo" - argumenta o jogador Marcos Rocha.
                     Lopes desmetiu que tenha criticado o time ao sair, mas de qualquer forma o clima contra ele já está criado. Os jogadores dizem abertamente que vão dar o troco no treinador que, certamente será muito hostilizado. Ainda mais que Cruzeiro, Ceará, Atlético Mineiro e Bahia têm interesse na derrota do Furacão.
                     Menos mal que o jogo não será em Belo Horizonte ou em Sete Lagoas, onde o ambiente certamente seria ainda mais pesado.

Os melhores do Brasileirão

               Foram anunciados hoje pela manhã os nomes dos jogadores, treinadores e árbitros que disputarão no dia 5 de dezembro, no Ibirapuera, o concurso Melhores do Campeonato Brasileiro. Tite (Corinthians), Jorginho(Figueirense) e a dupla Ricardo Gomes/Cristovão Borges (Vasco) são os treinadores indicados. Entre os árbitros, a indicação caiu em Sandro Meira Ricci, Leandro Vuaden e Paulo Cesar de Oliveira.
               GOLEIRO - Fernando Prass, Jefferson e Julio Cesar. LATERAL-DIREITO - Bruno (Fig.), Fagner e Mariano. ZAGUEIRO DIREITO - Antonio Carlos, Dedé e Rodolpho. ZAGUEIRO ESQUERDO - Emerson (Coritiba), Leandro Castán e Rever. LATERAL-ESQUERDO - Bruno Cortês, Juninho (Fig.) e Kléber. VOLANTE DIREITO - Arouca, Ralf e Rômulo (Vasco). VOLANTE ESQUERDO - Marcos Assunção, Paulinho e Renato (Bota). MEIA DIREITA - Deco, Diego Souza e Lucas (SP). MEIA ESQUERDA - Montillo, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. ATACANTE 1 - Julio Cesar (Fig.), Leandro Damião e Neymar. ATACANTE 2 - Borges, Fred e Loco Abreu.
                 Para o premio de Revelação foram indicados Wellington Nem (Fig), Leandro Damião e Bruno Cortês. E para "Craque da Galera" disputarão Dedé, Liedson e Neymar.
                  Pelo jeito, a organização não gosta do Flamengo, pois só Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves foram indicados, e ainda assim para a mesma posição, a meia-esquerda. Se os dois jogam juntos, não podem estar atuando na mesma posição. Um absurdo.
                   Outro aspecto que chama a atenção é o número elevado de jogadores dos clubes cariocas que foram indicados. Vasco, Botafogo e Fluminense deitaram e rodaram. Mas também fizeram média com o São Paulo indicando Rodolpho (é brincadeira) e Lucas (no Brasileirão não brilhou).  A verdade é que esse tipo de premiação sempre se caracteriza por erros flagrantes.

Ferrer já é semifinalista

        Não se esperava que o espanhol David Ferrer (foto) derrotasse o sérvio Novac  Djokovic com tanta facilidade: dois sets a zero, com 6/3 e 6/1. Mas Ferrer parece ser o tenista que chegou em melhor forma ao ATP Finals Londres. Ele já está classificado para as semifinais do torneio que fecha a temporada mundial. É o primeiro classificado do Grupo A.

Brasil se vinga da Rússia

           A Seleção Brasileira estreou esta madrugada na segunda fase da Copa do Mundo que está sendo disputada em Kagoshima, no Japão, derrotando a poderosa Rússia por 3 sets a 0, com 25/16, 25/19 e 25/22. Além de reabilitar os brasileiros da derrota sofrida no jogo anterior, diante da Itália, esta vitória valeu como vingança dos russos, que  bateram o Brasil  na final da Liga Mundial, em julho último.
                                                            Lucão vibra na vitória sobre os russos    
                       Na próxima madrugada, o Brasil volta a quadra para enfrentar a China, que é a lanterna da competição até aqui. Com a vitória de hoje e a derrota da até então invicta Polônia para o Iran (3 a 2), os brasileiros voltaram à liderança da Copa, com dez pontos.

Osmar Santos não desistiu da vida

               Está sendo aberta hoje a exposição de obras criadas pelo ex-narrador de futebol Osmar Santos. Desde que aquele caminhão desgovernado atingiu o carro de Osmar na estrada de Marília para Lins, numa fatídica noite de 1994, os brasileiros ficaram privados de ouvir a sua voz, no rádio ou na TV, narrando futebol como só ele sabia narrar. Os torcedores nunca se esqueceram do "Pai da Matéria".

                                  
                                                                                                                    foto - UOL
                  Osmar saiu do acidente com sérias sequelas, que comprometeram a sua locomoção e a sua fala. Seu repertório, hoje, não chega a cem palavras. Mas ele não desistiu de viver e foi então que ingressou nas artes. Começou a pintar e hoje está expondo 12 quadros de muitas cores. Ele adora pintar flores e animais.
                   Quase todas as noites, Osmar sai de casa acompanhado por seu motorista, para prestigiar eventos artísticos, shows e artes em geral, ou para ir ao cinema. De vez em quando visita os estádios, como aconteceu recentemente no Canindé (foto), onde foi homenageado pela Portuguesa.
                   A exposição está acontecendo numa conhecida galeria de São Paulo, na rua Oscar Freire . Os quadros ficarão a venda por uma semana.            

O futebol chileno evoluiu mesmo

              Quem viu com atenção o jogo do Vasco com a Universidad do Chile deve ter ficado, como eu, espantado com a nítida superioridade individual dos chilenos sobre os brasileiros. E olha que Vasco é no mmento um dos três ou quatro melhores times do País. Antigamente, as equipes andinas eram claramente inferiores às nossas. Raramente surgia um Figueroa, um Zamorano e outras exceções. Agora, todo dia tem chileno chegando ao futebol brasileiro e agradando.
               Se o amigo analisar por posição, vai ver que só três ou quatro vascaínos são superiores aos craques da  Universidad, que jogam aqui como se estivessem  emcasa. Quando é que um time chileno se atreveria a partir para o ataque, como fez ontem  esta equipe andina ?  Nós que pioramos ou eles é que melhoraram tanto?   Antigamente, perder de 1 a 0 estava muito bom pra eles. Agora,  vão pra cima, atrás do empate ou até da vitória.

                É claro que o Vasco pode ganhar em Santiago, quarta-feira que vem. Sua camisa é forte e o time é bom. Mas derrotar uma equipe que em 9 jogos ganhou 7 e não perdeu nenhum, não será fácil. Temos que reconhecer que o futebol do Chile evoluiu.

E ninguém saiu ferido ?

                                                                                    Foto:Reprodução
    Um acidente violento aconteceu na última segunda-feira, no Parque Parque Beto Carreiro, em Santa Catarina. Durante o "Extreme Show", um espetáculo que envolve carros e motos, ocorreu um choque frontal de uma motocicleta com um automóvel. O piloto da moto literalmente voou por 30 metros e todos acreditavam que ele morreria. Entretanto, os dois pilotos sairam praticamente ilesos, passaram pelo hospital para exames e foram liberados. No dia seguinte, o show já estava sendo apresentado outra vez.
         O "Extreme Show" é realizado no Parque desde junho de 2010, com grande sucesso. Segundo os organizadores, os carros e motos são preparados para enfrentar acidentes como este. Por esta razão, os dois pilotos não sofreram maiores consequências.

Minotauro aposta no Inter

                O lutador Rodrigo Minotauro está apostando que o Inter ganha do Flamengo, domingo no Engenhão, por 3 a 1. Ele diz que ama o Colorado e que a campanha já está boa, independente de título. No UFC Brasil, Minotauro entrou no octógono com o apoio do Internacional. E na luta que vai fazer no dia 10 de dezembro, contra o norte-americano Frank Mir, ele está "negociando" para entrar todo de vermelho. O combate será em Toronto, no Canadá.