Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O que faz um cachorrinho astuto !



                                                                                                                                              (O DIA)

                 No passeio sem compromisso pelas ruas do Rio, na tarde de quarta-feira, quem deu trabalho para Isis Valverde foi seu novo pet. Em um descuido da dona, o cãozinho escapou e fez a atriz rebolar para pegá-lo.
                Com um top e minissaia, parte de sua calcinha ficou à mostra quando ela se abaixou para pegar o mascote - a atriz usava uma lingerie branca. O que ela não esperava é que um fotógrafo estivesse ali para fazer o clique indiscreto.
ABERTO DA AUSTRÁLIA
Tem brasileiro na final de duplas





               Teremos Brasil na final do Aberto da Austrália.   Ao lado do britânico Jamie Murray, Bruno Soares venceu  os franceses Adrian Mannarino e Lucas Pouille por 6/3, 6/1 e avançou à decisão. No sábado, eles enfrentarão o canadense Daniel Nestor e o checo Radek Stepanek pelo trofeu. 

              "Queremos o título. Nós dois queremos ser campeões. Nós sabemos o quanto isso é especial, e o que é a dimensão de um título de Grand Slam. É para isso que a gente joga" - disse Bruno.

              Mas, antes de voltar à Rod Laver Arena para jogar a decisão de duplas, Bruno ainda tenta uma vaga também na final de duplas mistas, ao lado da russa Elena Vesnina, contra os favoritos Sania Mirza e Ivan Dodig.
Governo vai apoiar a Primeira Liga



O Ministro dos Esportes, George Hilton, esteve no Mineirão na noite de quarta-feira, onde acompanhou a estreia da Copa Sul-Minas-Rio para Atlético-MG e Flamengo. Em meio aos protestos da CBF e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Hilton afirmou que não vê irregularidades na criação da liga, e garantiu apoio do Governo Federal.
 
"Desde o início eu falei que apoio e que poderíamos fazer isso [a Liga] nacionalmente. Porque reúne estados importantes, clubes importantes, que não têm um campeonato estadual com tanta força como a Liga vai provocar, como já acontece na Copa Nordeste. São Paulo ainda tem uma certa pujança no Estadual, emas para a Liga Sul-Minas-Rio será importante para fortalecer o futebol nesses estados”- disse o ministro.
 
Hilton declarou que a CBF mantém uma "relação institucional" com o Ministério dos Esportes, e apesar de respeitar a posição da entidade, o Ministro aposta na competição para o protagonismo dos clubes: "A CBF vive momento de transição, respeitamos a posição dela, há uma relação institucional do Ministério com a CBF, mas entendemos desde a aprovação do nosso Profut que há necessidade de os clubes terem mais protagonismo nesses eventos. Apoiamos isso desde o começo. Acho que vai vingar, espero que os clubes nos apoiem e se fortaleçam”- explicou George Hilton.
 
A arrecadação de cotas de TV, foi outro ponto comentado por George Hilton. O Ministro dos Esportes usou os times europeus como exemplo de potências, afirmando que os clubes, além de administrarem o Campeonato Nacional, também cuidam das arrecadações das cotas. Hilton garantiu que o mesmo acontecerá no Brasil: "Em todos os países em que o futebol se transformou em potência, isso já acontece. As confederações cuidam das seleções nacionais e de base, e existe uma liga que faz com que o futebol seja um espetáculo à parte. No Brasil isso vai acontecer e não vai destoar” - concluiu.
ABERTO DA AUSTRÁLIA
Não deu para o Federer !



                     E o sérvio Novak Djokovic vai mesmo em busca de seu sexto título do Torneio Aberto da Austrália. Nesta quinta-feira, ele derrotou a valentia do suíço Roger Federer e vai a decisão, lá em Melbourne: três sets a um.
 
                      Nos dois primeiros sets do duelo com Roger Federer,  Djokovic jogou seguramente o seu melhor tênis.Sem deixar o rival respirar, foi induzindo o adversário aos erros, e de forma tranquila abriu rapidamente 6/1 e 6/2.
 
                     No terceiro set, Federer que até então não tinha tido oportunidades, começou a errar menos. Foram surgindo chances e o suíço aproveitou. Para alegria de seus fãs, ele diminuiu a vantagem do sérvio, fechando a terceira parcial em 6/3.
 
                        Mas o teto retrátil da quadra central (Rod Laver Arena) foi fechado devido às chuvas, e os tenistas tiveram uns minutos a mais de descanso, antes do quarto set.  No retorno,   a igualdade se estabeleceu até o oitavo game, quando Djokovic quebrou o serviço de Federer para, em seguida, confirmar o saque e chegar a sexta final do Aberto da Austrália.
 
Veja como nossos militares
vão a luta contra o mosquito
 
     Distribuindo folhetos, acho difícil mobilizar o povo brasileiro. Mas o que mais se pode fazer ?
 
 

                  O governo federal anunciou ontem que 220 mil militares vão ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chinkungunya e do vírus Zika. Em coletiva de imprensa, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo (foto), informou que os homens das três Forças Armadas vão atuar em 356 municípios.
 
“As Forças Armadas já exercem essa função auxiliar desde o primeiro momento de combate ao mosquito Aedes aegypti. Agora estamos intensificando a mobilização onde há uma incidência maior” - disse Aldo Rebelo. Ele informou que os militares farão mutirão de limpeza, irão distribuir panfletos com orientações e vão inspecionar casas 
Brasília - O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, fala sobre a atuação dos militares no combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o país (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)Dos 356 municípios, 115 concentram grande quantidade de casos de microcefalia, que podem ter sido provocados pelo vírus Zika.
 
A atuação das Forças Armadas vai complementar as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios. Aldo Rebelo informou que a ação dos militares será dividida em quatro etapas.
 
A primeira, já iniciada, vai até o dia 4 de fevereiro, e nela os militares farão um mutirão para erradicar criadouros do mosquito em instalações das Forças Armadas em todo o país.
 
 
No dia 13 de fevereiro, quando ocorrerá a segunda fase, 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas farão uma ação de conscientização para orientar a população no combate ao mosquito. Os militares irão distribuir panfletos com um número de telefone local que irá receber denúncias de locais onde haja proliferação do mosquito.
 
De acordo com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Ademir Sobrinho, 3 milhões de imóveis residenciais devem ser visitados. “Vamos distribuir folheto informativo chamando a responsabilidade dos moradores no combate ao mosquito, chamando a atenção para a importância de vigiar a presença de focos do mosquito na vizinha e medidas básicas de como evitar focos na residência”, disse.
 
Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, um contingente de 50 mil militares fará nova visita, em ação coordenada com o Ministério da Saúde e autoridades locais, para inspecionar possíveis focos de proliferação nas casas e, se for o caso, aplicar larvicida. “Acreditamos que quando voltarmos, grande parte desse trabalho já tenha sido feito pelo morador”, acrescentou Sobrinho.
 
Segundo o ministro Aldo Rebelo, a divisão dos militares obedecerá a proporcionalidade dos efetivos em cada estado. O ministro disse ainda que os 50 mil militares continuarão mobilizados, mas que atuarão quando solicitados pelas autoridades locais. Ele disse que os estados podem contribuir mobilizando as forças locais. "Vou falar com todos os governadores e pelo menos com os prefeitos das capitais para que a nossa mobilização possa ser acolhida e reforçada em todos os estados".
 
A última etapa, ainda em discussão com o Ministério da Educação (MEC), prevê a mobilização dos militares para reforçar o trabalho de conscientização em escolas das redes pública e privada."Vamos depender, naturalmente, do calendário escolar que é diferente em cada escola, nas redes privada e pública, seja municipal ou estadual. Estaremos à disposição do MEC para apoiar a ação de esclarecimento para prevenção e combate ao mosquito nas escolas", disse o ministro.
PRIMEIRA LIGA
O bom começo dos paranaenses



                              Foi ótima a estréia da dupla Atletiba na Primeira Liga ou Copa Sul-Minas-Rio, como alguns continuam chamando. O Coritiba segurou um 0 a 0 com o Inter em pleno Beira-Rio, o que não é nada fácil. E o Atlético foi ainda mais longe, ganhando por 1 a 0 do Fluminense, gol de Marcos Vinicius (foto) aos 25' do segundo tempo, lá em Volta Redonda.  O goleiro Weverton pegou um pênalti cobrado por Cícero.



                               Mas o destaque da imprensa nacional foi para o centroavante Guerrero, que não marcava um gol há quatro ou cinco meses e ontem fez dois, levando o Flamengo a uma estréia com vitória (2 a 0) sobre o Galo lá em Belo Horizonte.  Enquanto isso, o outro mineiro, o Cruzeiro, só empatou por 1 a 1 em Criciúma. Alisson abriu o placar para os cruzeirenses, mas o bom zagueiro Diego Giaretta empatou para o Criciuma.




 PRIMEIRA LIGA 
 Um início incerto, mas razoável




                         Embora estejam de "saco cheio" com tudo que está rolando, os brasileiros gostam mesmo de futebol. E mostraram isso na abertura da Primeira Liga, um torneio cheio de incertezas e com perseguições e ameaças bem ao estilo "máfia". Uma parte da imprensa queria mais, mas eu achei que a média de 14.128 torcedores, alcançada pelos quatro jogos de ontem foi boa.
 
                          Foram 56.515 pessoas nos quatro estádios (Criciúma, Volta Redonda, Belo Horizonte e Porto Alegre) e mais uma incalculável multidão que viu tudo pela televisão. O confiável  SporTV cumpriu o que prometeu, mostrando as quatro partidas. Não são números desprezíveis, considerando-se as circunstâncias que cercaram a rodada de abertura. Na véspera, muita gente ainda dizia que os jogos seriam cancelados.
 
                             A rodada serviu para algumas constatações e também para comprovações, como a de que esse time do Fluminense está começando mais um ano desastroso.  E que o Fred, que já nos derrubou na Copa do Mundo, está cada vez "mais apagado".  E ainda por cima agredindo por trás o atleticano Léo, com um soco nas costas. Os dois foram expulsos.
 
                            Atuações que me chamaram a atenção foram as de Weverton (foto),  goleiro do Atlético Paranaense, que pegou até pênalti; do bom meia do Cruzeiro, Marcos Vinicus; e de três jogadores do Criciúma: o goleiro Luiz e a dupla de ataque formada por Roger Guedes (muito bom) e Ricardinho.
 
 

                         
Tubarão está certo


 

         Está super certo o Londrina, quando pensa em colocar jogadores que não serão aproveitados por aqui em equipes que disputarão a Divisão Acesso. Não apenas porque isto alivia a folha de pagamento mensal, mas especialmente porque  os jovens atletas estão sendo para aproveitamento futuro ou par bons negócios.
 
O Tubarão tem atualmente 37 jogadores no seu grupo, e este número deve aumentar no decorrer do Paranaense e da série B. Diante disso, sobra menos espaços para os novos, como o zagueiro Júlio, os laterais Jardiel e Rômulo, o volante Paulo, os meias Marcinho e Jean.  Eles são bons de bola e precisam jogar.  

O lançamento de nova camisa   



                     Numa solenidade em que mais uma vez a torcida não terá livre acesso (como se já não bastasse o que ocorre nos treinos), o Londrina vai apresentar hoje à noite uma nova camisa. É claro que o interesse e vender mais camisas aos torcedores, razão porque entendo que o lançamento deveria acontecer num local aberto, com a presença das pessoas que realmente gostam do Tubarão. Mas será só para patrocinadores, parceiros, imprensa e 40 torcedores escolhidos. Está faltando inteligência nesta jogada.
 
                      Mas deixa pra lá, estou é torcendo é para que não venham com camisas confeccionadas em cores que nada tem a ver com o clube, como vem acontecendo em outros clubes, como Fluminense, Palmeiras, Corinthians, Santos e outros mais, que vestem laranja, cinza e outros padrões horrorosos.
 
                      Tomara que a camisa comemorativa aos 60 anos do clube venha em cores que ele tradicionalmente usou nestas seis décadas, como azul, branco, marinho e preto. Fora isso, é mau gosto na certa !  
                    
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

             " V  O  A         L  I  B  E  R  D  A  D  E  "

                                                          J   e   s   s   é

                         


                                Outra amiga muito especial aparece hoje na nossa série "Canções que ficam pra sempre".  É Clarice Kuhn (foto), uma gauchinha de Canoas, parceira constante aqui no Blog e no Facebook.  Inteligente e possuidora de gosto apurado, Clarice sugeriu uma das melhores criações do inesquecível  J E S S É, compositor que nos deixou cedo demais. "V O A   L I B E R D A D E" é a canção escolhida. E o vídeo está maravilhoso.
 
Voa, Liberdade    -    escrita e lançada em 1981

 
Voa, voa minha liberdade
Entra se eu servir como morada
Deixa eu voar na sua altura
Agarrado na cintura
Da eterna namorada
Voa, feito um sonho desvairado
Desses que a gente sonha acordado
Voa, coração esvoaçante
Feito um pássaro gigante
Contra os ventos do pecado
Voa, nas manhãs ensolaradas
Entra, faz verdade essa ilusão
Voa, no estalo do meu grito
Quero ver teu infinito
Nesse azul sem dimensão
Voa, no estalo do meu grito
Quero ver teu infinito
Nesse azul sem dimensão
Voa, voa minha liberdade
Voa, coração esvoaçante
Feito um pássaro gigante
Contra os ventos do pecado
Voa, nas manhãs ensolaradas
Entra, faz verdade essa ilusão
Voa, no estalo do meu grito
Quero ver teu infinito
Nesse azul sem dimensão
Voa, no estalo do meu grito
Quero ver teu infinito
Nesse azul sem dimensão
Voa...
 
 
 
 
                                Jessé Florentino Santos nasceu em Niterói, no dia 25 de abril de 1952, mas foi criado em Brasília. Já adulto, mudou-se então para São Paulo, pra correr atrás do seu sonho de seu cantor.
 
                                Talvez você tenha ouvido Jessé cantar e nem saiba disto. É que nos anos setenta, depois de ter atuado como crooner em boates, e passado pelos grupos "Corrente de Força" e  "Placa Luminosa", animando bailes por todo o  Brasil, ele começou a gravar.
 
                                 Mas eram músicas em inglês, e ele cantava com o pseudônimo de Tony Stevens.
 
 
 
 
 
                                  O Brasil inteiro só conheceu de verdade Jessé, quando ele explodiu no Festival MPB Shell da Rede Globo, ganhando o prêmio de melhor intérprete  com  "Porto Solidão",  uma canção de Zeca Bahia e Ginko, que marcou a carreira de Jessé como o seu maior sucesso.
                                 
E em 1983, ganhou o Festival da Canção Organização, promovido pela Televisão Íbero-Americana (OTI) e realizado em Washington. Jessé levou os prêmios de melhor intérprete, melhor canção e melhor arranjo, com a canção "Estrelas de Papel", composição sua em parceria com Elifas Andreato.
 
 
                                        De voz muito potente, Jessé no decorrer de sua curta carreira de 23 anos gravou 12 discos, como os álbuns duplos "O Sorriso ao Pé da Escada" e "Sobre todas as coisas". Morreu aos 40 anos, no dia 29 de março de 1993, de traumatismo craniano sofrido num acidente de carro, quando vinha aqui para o Paraná, para um show na cidade de Terra Rica.
                                        Mas Jessé deixou sucessos que o tornaram um cantor inesquecível. Entre seus grandes êxitos estão "Campo Minado",  "Onde está você",  "Eterno Menino",  "Maria Bethânia",  "Concerto de uma Voz Só" e muitas outras interpretações brilhantes.
AS MELHORES DO FACEBOOK
          
          Mas que grande verdade nos traz esta brincalhona postagem que o amigo Almir Melado, paranaense de Ponta Grossa, estampou em sua página, hein ?