Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Flamengo é tetra na 
Copa SP de Juniores



                      Um gol  de Wendel, aos 2 minutos do primeiro tempo de jogo, garantiu o tetracampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior ao Flamengo. O time do técnico Maurício Souza superou o São Paulo na manhã desta quinta-feira no Estádio do Pacaembu pelo placar de 1 a 0.

                      O São Paulo buscou o empate durante todo o jogo, criou oportunidades, foi mais ofensivo e deu trabalho para o sistema defensivo rubro-negro, que fez boa partida. Apesar de impor respeito, a equipe paulista perdeu chances claras de gol durante toda a partida. O flamenguista Yago fechou o gol.

                          Ao todo, 33.275 são-paulinos e flamenguistas aproveitaram o feriado de aniversário da capital paulista para apoiar os talentos futuros de seus times. As duas equipes chegaram invictas à final, ambas com 20 gols marcados.
    Tubarão começa a crescer e o 
Maringá foi prejudicado na tabela 


              Gostei da apresentação do Londrina no clássico de ontem com o Maringá. Principalmente porque os maringaenses foram adversários difíceis. Até ameaçaram no início da partida, e o gol de penalti que sofreram foi um "castigo".  Na verdade, o Londrina só ganhou porque jogou muito bem, mostrando que pode crescer ao longo do campeonato.

              A zaga com Dirceu e Luizão se firmou. E o time teve vários destaques, como o garoto Matheuzinho, o sempre eficiente Germano, o volante Rômulo e o centroavante Carlos Henrique, que apesar de pesado incomoda demais a zaga adversária. E o meia Thiago Pimpão também está impressionando bem, porque tem boa técnica e sabe organizar a maia-cancha. As vezes exagera um pouco nos lances individuais, mas é realmente talentoso. Baixinho, meio gordinho e cheio de cabelos e barbas com estilos exóticos.  Porém,  é bom jogador.

             Já o Maringá, o que fizeram com ele na tabela de jogos deste Campeonato Paranaense foi uma sacanagem. Entrentar o Atlético e o Londrina fora de casa, nas duas partidas iniciais,  foi mesmo "pra acabar". Mesmo assim, com os bons jogadores que tem, pode até ganhar os quatro jogos restantes do grupo (Toledo, Rio Branco e União-FB em casa e Prudentópolis fora)  e se classificar.  

Flu não ganha mesmo !


        Não tem jeito, o Fluminense não ganha mesmo. Ontem, mais um zero a zero, desta vez com a Portuguesa.  Em três partidas, nenhuma vitória. Dois empates sem gols (Botafogo e Portuguesa) e uma derrota de 3 a 1 para o Boavista. Vai de mal a pior !
A tentativa de reação do PT !



                          Em uma tentativa de demonstrar força em torno do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a comissão executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) reafirmou, nesta quinta-feira, em São Paulo, a pré-candidatura do líder petista à Presidência da República. O anúncio foi feito um dia depois da manutenção da condenação de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

                        Embora as possibilidades de recurso tenham se reduzido com o placar do julgamento (três a zero contra o ex-chefe de Estado), a cúpula do PT voltou a afirmar que não tem "plano B" e que lutará pelo direto de Lula concorrer.  " Estamos aqui para reafirmar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele será o nosso candidato — disse a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

                         Participaram do encontro correligionários de todo o país, inclusive do Rio Grande do Sul. Entre os gaúchos presentes estavam os deputados federais Maria do Rosário, Henrique Fontana e Paulo Pimenta, a deputada estadual Stela Farias, o presidente estadual da sigla, Pepe Vargas, e o ex-ministro e pré-candidato ao governo do Estado, Miguel Rossetto, além da sucessora de Lula no Planalto, Dilma Rousseff.
                         O primeiro a falar foi o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, cujo escritório faz assessoria jurídica para o PT. O jurista reconheceu que "as próximas semanas serão cruciais" e falou sobre a estratégia daqui para frente. "Julgados os embargos, que muito provavelmente serão rejeitados, então é a hora do recurso especial. O problema todo, nesse momento, é em relação à súmula do Tribunal Regional Federal que determina a prisão tão logo se encerre a segunda instância, portanto, depois do julgamento dos embargos. Há vários mecanismos agora para agir em relação a isso" — afirmou Aragão.
                            Na avaliação do advogado, o TRF4 "não se portou como um órgão equidistante e imparcial". Os desembargadores da 8ª Turma, segundo Aragão, assumiram "as dores do juiz Sergio Moro". "É uma forma tão violenta de ilegalidade que acredito que tenhamos boas chances de discutir isso" - concluiu o jurista.
                      Em discurso duro, o deputado Pimenta falou em nome dos parlamentares presentes e classificou o julgamento como "uma farsa". Depois dele, o senador Lindberg Farias voltou a ressaltar que o partido está preparado "para lutar nas ruas desse país" e afirmou que vê "um novo momento" surgindo:  "O que está havendo é o renascimento do PT e da esquerda brasileira, porque na verdade o golpe deles fracassou."
                        Ao se pronunciar, o coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP) em São Paulo, Raimundo Bonfim, também elevou o tom, repetindo a postura assumida por líderes petistas nos últimos dias." Não há outro caminho a não ser a rebelião e a desobediência civil" — declarou.
Na mesma linha, João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), avisou que a entidade impedirá "de todo jeito que Lula seja preso".

A morte no motel !




                 Um homem de 60 anos morreu na manhã desta quinta-feira em um motel na Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, na região Metropolitana de Curitiba. Viaturas do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e até de um helicóptero foram mobilizados para tentar salvar a vida do homem, mas os esforços foram em vão. A movimentação assustou moradores e quem passava pelo local no final desta manhã.
             A situação aconteceu por volta  das 11 horas. Um homem de 60 anos, estava em um dos quartos e teria começado a passar mal. “Ele ficou desacordado, chamamos o Siate e os socorristas até tentaram reanima-lo, mas não resistiu”- contaram dois funcionários do motel, que não se identificaram.
                  Quando o socorro chegou, o homem já estava com as pernas roxas e ele até chegou a voltar a respirar, mas o trabalho dos bombeiros foi em vão. Enquanto os socorristas tentavam salvar a vida do idoso, até um helicóptero foi acionado pelas equipes, para o caso de uma necessidade de um transporte mais rápido, mas a aeronave não foi usada.
                 “A gente se assustou, porque foi muita viatura e quando chegou o helicóptero, pensamos que tinha acontecido um crime muito grande dentro do motel. Todo mundo parou para ver, até os motoristas que passavam pela rodovia”, contou uma mulher, que trabalha próximo ao motel.
                  Além das viaturas do Siate, uma equipe do Samu esteve no local e o médico constatou o óbito. Uma equipe da Polícia Militar (PM) fez o registro da ocorrência e deve encaminhar à Polícia Civil para que o inquérito seja apurado e finalizado. O idoso não teve o nome divulgado. A família deve ser acionada pela equipe do motel e da PM.
                  O que todo mundo tentava descobrir é se o homem estava sozinho ou acompanhado. Mas felizmente o segredo foi preservado, evitando qualquer constrangimento maior!
GAECO encontrou dinheiro
  na casa de um empresário



                     Durante as 25 buscas e apreensões realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no dia de ontem, no âmbito da operação ZR3, uma chamou atenção e virou notícia. 

                  Na residência de Luiz Guilherme Alho(foto) foram encontrados R$ 296 mil em espécie. O dinheiro, que não teve a licitude comprovada, foi então apreendido pelos policiais. O empresário, engenheiro e membro do Conselho Municipal da Cidade (CMC) é um dos investigados no suposto esquema de corrupção para aprovação de mudanças em leis de zoneamento.

                  Ele esteve na manhã desta quinta no Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon), onde recebeu a tornozeleira eletrônica. Alho já foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel) em 2001. Na época, foi alvo do Tribunal de Contas em supostas irregularidades administrativas. Durante os últimos anos, esteve muito presente na Câmara em debates relacionados a alterações em leis que mexiam com o zoneamento. No segundo semestre de 2017, também foi presença assídua nas votações e conversas relacionadas à atualização da Planta Genérica de Valores (PGV).
                   Desconheço as leissobre o assunto mas,não fossem os antecedentes, não vejo motivos para que alguém que tenha dinheiro guardado em sua casa vire notícia policial. Até porque, R$ 300 mil não chega a ser uma exagerada quantia. 
 
 
Praga de ratos fecha 
 escola em Portugal


                      Uma praga de ratos detetada quarta-feira ao final do dia levou, esta quinta-feira, ao fechamento da Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, ao final da manhã.
Segundo o que a imprzensa apurou,  o estabelecimento de ensino é habitualmente desinfestado duas vezes por ano, mas foi necessário proceder a uma intervenção não prevista, devido à praga detetada. "Nunca sucedeu nada assim" - explicou uma professora do estabelecimento de ensino.
As operações de desinfestação vão obrigar a que as aulas sejam suspensas até 29 de janeiro, segunda-feira, sendo que as atividades letivas só deverão ser retomadas terça-feira. Esta é a segunda vez que a escola está encerrada, este ano letivo, devido a uma infestação de ratos.

Fogo no Congresso Nacional ! 


                 Um incêndio de pequenas proporções atingiu o plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira. Algumas cadeiras destinadas aos parlamentares foram danificadas. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, o incêndio foi causado por um curto-circuito no Plenário.
            Ninguém ficou ferido. Não havia parlamentares no local porque o Congresso está de recesso e as atividades só serão retomadas em fevereiro.
           De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, um funcionário identificou o fogo por volta das 6h30m e acionou a brigada de incêndio da Câmara, que controlou as chamas em cerca de cinco minutos.
               O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já periciou o local e, segundo a Câmara, houve um curto-circuito em uma luminária no teto do plenário. O material em chamas caiu sobre as poltronas onde normalmente ficam os deputados. Quatro delas pegaram fogo.
              O Salão Verde e o comitê de imprensa, que dão acesso ao plenário, foram isolados. Agora à  tarde, a Polícia Civil do Distrito Federal fará uma nova perícia no local.
               Os seguranças da Câmara impediram o acesso da imprensa e fotógrafos ao local do incêndio, que somente será liberado após a perícia. As únicas imagens do fogo e do local foram obtidas por um funcionário da Câmara, que as repassou para a imprensa.

Tubarão ganhou o Clássico do Café !   



         Vitória no tradicional clássico Londrina/Maringá é sempre muito importante. Por isto, os 1.411 torcedores pagantes deixaram o Estádio do Café satisfeitos, agora à noite, com os 2 a 0 impostos pelo time londrinense. Mas não foi um jogo fácil. O Maringá até estava melhor no jogo, aos 23 minutos do primeiro tempo, quando o árbitro Edivaldo Elias da Silva marcou um penalti discutível, que Germano converteu no primeiro gol.

          Mas depois o Tubarão foi melhor,  fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, aos 32 minutos  numa cabeçada de Luizão,  e poderia até ter marcado mais gols no segundo tempo. O time de Ricardinho começa a mostrar os primeiros acertos, e o resultado de hoje pode servir para embalar o Alviceleste para uma boa campanha.


           A chuvinha que caiu não atrapalhou o jogo, mas prejudicou a renda, afastando o público que certamente seria maior em condições normais. Acho que a hora em que o volante Jardel se recuperar e voltar a jogar, o Tubarão vai ficar bem melhor. Um bom teste virá no fim-de-semana, contra o Paraná na Capital. 


Os outros resultados desta noite pelo Paranaense foram: Paraná Clube 0 x Atlético 3, Cascavel 2 x Prudentópolis 0, Cianorte 2 x União-FB 0 e Foz do Iguaçu 1 x Toledo 1.