Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tubarão tem boas chances

      É claro que todos estaríamos mais tranquilos se o Londrina tivesse marcado pelo menos mais um golzinho na partida de ontem. O placar de 1 a 0 foi pouco mesmo. Todos sabem que é dificil escapar da derrota lá no Estádio Alfredo Jaconi. Jogando na sua casa, o Juventude ganhou as quatro partidas que disputou, marcando seis gols e só levando um. Eles não perdem há 53 jogos lá.
      Mas é preciso analisar o outro lado. Embora não esteja jogando bem, nos quatro jogos da primeira fase da Série D o Tubarão só ficou sem fazer gol num deles. E mais, ganhou fora em duas oportunidades.  Só uma vez (contra o Botafogo em Ribeirão) perdeu por 2 a 0. A outra derrota longe de casa foi para o Metropolitano, por 2 a 1. E esse resultado garante a vaga lá em Caxias.
       O problema maior é que o Alviceleste não tem jogado bem. Caiu muito de produção, em relação ao futebol apresentado no primeiro semestre. Mas eu acho que não tem faltado raça e vontade. Tem faltado é bola mesmo. Ontem mesmo, jogou com um homem a mais durante 30 minutos e não conseguiu fazer o segundo gol.
 
                            A torcida do Juventude vai botar pressão pra cima do Tubarão
       Também é bobagem achar que o Juventude joga só o que jogou ontem. Será uma partida completamente diferente, podem acreditar. E vai haver pressão, está na cara. Até esta baixaria que alguns torcedores fizeram aqui, agredindo caxienses, vai pesar. Podem acreditar que eles vão tentar dar o troco.
        Mas me parece que o Tubarão vai mais inteiro pra esse segundo jogo. O Juventude não terá o zagueiro Diogo e o atacante Rogerinho, suspensos. E talvez não consiga recuperar o bom lateral-esquerdo Julinho, que está machucado e já não jogou ontem.
        Botando tudo o que foi colocado na balança, acho que o Londrina tem boas chances de garantir a vaga. Mas vai ser um jogo de matar do coração.

                                          V E R G O N H A


                Parte da imprensa londrinense ainda tentou esconder, fugindo do assunto, mas as emissoras sérias meteram a boca nos marginais que mostraram um elevado nível de ignorância, agredindo torcedores que vieram de Caxias do Sul para torcer pelo Juventude. Jogaram até bombas contra o ônibus dos caxienses, antes mesmo da partida começar, portanto sem motivo nenhum. Agora eu quero ver se os agressores vão a Caxias, no próximo domingo. Garanto que não. Esse tipo de gente é covarde mesmo.
                Denúncias foram feitas por torcedores daqui, durante o programa da Rádio Paiquerê, hoje ao meio-dia. São pessoas que ficaram horrorizadas com o que viram no Estádio do Café, e que não aceitam que esse tipo de bandidos atuem em nossa cidade.
                Depois surgiram algumas tentativas de justificar o que não tem justificativa. Alguém disse que em mil novecentos e nada  alguns torcedores londrinenses foram maltratados lá em Caxias do Sul. Mas nada ameniza a covardia e a ignorância deste pequeno grupo de maus torcedores que aprontaram ontem.
                 E ao que tudo indica, a agressão teria sido praticada porque a torcida do Juventude é amiga da torcida do Coritiba, enquanto os londrinenses são amigos do pessoal do Atlético. Mas que papo furado é esse ?  Até parece coisa de boiola. Que amiguinho dos atleticanos que nada.  
                Não há dúvida que a existência de torcidas organizadas é o maior câncro do futebol brasileiro. Elas só afastam os bons torcedores dos estádios.

O mau começo da Terceirona

                Logo na primeira rodada do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão já tivemos um WO, porque a Platinense não apareceu para jogar com a Portuguesa, sábado em Rolândia, como estava programado. Não entendi, porque há poucos dias a Platinense veio a Londrina para um jogo-treino com o Tubarão. Na hora do jogo de verdade, o rubronegro não apareceu.
                A Portuguesa até que se deu bem, porque pelo regulamento da Federação quem ganha por WO conta como 3 a 0. Graças a ausência do time de Santo Antonio da Platina, a Lusa é a lider pelo saldo de gols, após a primeira rodada. Nos jogos disputados, o Cascavel ganhou por 2 a 0 do Grecal, com gols de William Tarta e Bruninho. E o Pato Branco, jogando em seu reduto, venceu o Campo Mourão, por 1 a 0, gol de Batata.
                Mas é uma vergonha o que ocorre aqui no Paraná, da Segunda Divisão pra baixo. Não vou nem citar Rio e São Paulo, que organizam ótimos campeonatos nas divisões inferiores, mas eu acompanho a Terceirona Gaúcha, que conta com 14 participantes. E não se ouve falar em WO por lá. Aqui, com apenas 7 times, já temos fiasco na rodada inaugural.

Pérolas que o Facebook nos traz


      Muita bonita a saudação que a minha amiga Gigi Duarte fez para o mês que chegou ontem. Setembro é o meu mês. E o mês da primavera