Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 7 de setembro de 2014

 
                             UMA LINDA HEXACAMPEÃ
           Prestes a completar 33 anos, Serena Williams ganhou neste domingo pela sexta vez o título feminino do US Open. Na final desta tarde, ela superou facilmente a dinamarquesa Caroline Wozniacki, por dois sets a zero, em uma hora e quinze minutos. Foram sets tranquilos: 6/3 e 6/3.
            Na era moderna do tênis, só Chris Evert havia sido hexacampeã do Grand Slam norte-americano

Basquete conquista sua independência


        O Brasil despachou a Argentina e está nas quartas-de-final da Copa do Mundo de Basquete Masculino. No "Dia da Independência", o nosso basquetebol se livrou de um tabu que vinha incomodando  há muitos anos. Mesmo considerando que os argentinos não contaram com o seu melhor jogador, Manu Ginóbilli, a vitória tem alto significado para o nosso esporte. Eliminar a Argentina por vinte pontos de diferença (85 a 65) foi mesmo um grande feito.
         Mas quem viu o começo do jogo certamente não imaginou que a Seleção Brasileira iria finalmente derrotar seu mais tradicional adversário. A Argentina fez cinco cestas de três pontos e fechou o primeiro quarto com 21 a 13. O Brasil melhorou no segundo quarto, mas ainda foram os platinos que terminaram o primeiro tempo ganhando por 36 a 33.
           Entretanto, o técnico argentino que comanda o Brasil, Ruben Magnano, mudou o jogo no vestiário, durante o intervalo.  A Seleção voltou irresistivelmente forte, passou rapidamente a frente (37 a 36) e tomou conta da partida. O famoso Luis Scolla foi se apagando na quadra e os brasileiros foram abrindo a grande vantagem no placar, até fechar o jogo com um clássico 85 a 65.
          Atuações sensacionais de Nenê, Anderson Varejão e especialmente do armador Raulzinho, que me surpreende nesta Copa do Mundo. Eu não acreditava que ele pudesse jogar toda esta bola, inclusive tomando conta da posição que pertencia a Marcelinho Huertas.        

Brasil pega a Sérvia na Quartas-de-Final

           Lituânia, Sérvia, Turquia, Brasil, Estados Unidos, França, Eslovênia e Espanha venceram os jogos deste final-de-semana e são os classificados das oitavas-de-final para continuar brigando pelo título. Uma destas seleções será campeã mundial no domingo que vem. As demais vão lutar na repescagem pela classificação do 9º lugar em diante.

            As Quartas-de-Final serão disputadas e na terça e na quarta-feira. O Brasil enfrentará a Sérvia, a quem já venceu neste Mundial, por 81 a 73. Eis a tabela das Quartas, com horário de Brasília:
             Terça-feira - 17 horas - Lituânia x Turquia
                                  21 horas - Eslovênia x Estados Unidos

           Quarta-feira - 18 horas -  Sérvia x Brasil
                                  22 horas -  França x Espanha

De novo, Londrina joga mal, mas ganha

       Virou rotina agora. O Londrina continua jogando mal, mas segue somando pontos. Hoje, derrotou o fraco Pelotas, por 3 a 2, resultado que garantiu o primeiro lugar do Grupo A8 da Série D para o Tubarão.
         Mas foi um sufoco, porque depois de fazer 2 a 0, gols de Celsinho e  Rone Dias, o Alvi-celeste permitiu que os pelotenses reagissem e empatasse o jogo, com Gasparetto e Carlos Gato. E por pouco não saiu o terceiro gol dos gaúchos, que ainda reclamaram da anulação de um outro gol.
         O pior é que o povo já sabe que o time não está jogando nada. Com isso, acaba não comparecendo. Hoje, o público total no Estádio do Café foi de 2.198 pessoas, para uma renda de apenas R$26.200,00.
                                                                                             Folha de Londrina         
           No outro jogo da chave, disputado ontem, mesmo fora de casa, a Penapolense(SP) meteu 2 a 0 no Boavista.  A nova classificação:  1º- Londrina, 17; 2º- Penapolense, 9; 3º- Metropolitano (SC), 8; 4º- Pelotas, 4; e 5º- Boavista-RJ, 3 pontos.

Maringá já está fora

           O Maringá foi a Pelotas e até não jogou mal. Mas o empate sem gols, com o Brasil local, deixou o Tricolor Maringaense sem chances de classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
            O volante Zé Leandro foi expulso logo aos 20 minutos do primeiro tempo e deixou o Maringá em má situação. O time da Cidade Canção só tem mais um jogo para cumprir: domingo que vem contra o Guarani-SC, com os dois times desclassificados. O Estádio Willie Davids vai ficar vazio.
             Ainda pelo Grupo A7, o Ituano se garantiu para a próxima fase, goleando o Cabofriense por 4 a 2, em partida disputada ontem.  Esta é a classificação: 1º - Brasil e Ituano, 13; 3º- Maringá, 8; 4º- Cabofriense, 6; 5º- Boavista, 3 pontos.

Finalmente, a volta do bom boxe

     Nas últimas semanas, as emissoras de televisão não vinham nos mostrando boas lutas, mas ontem o Boxe voltou com força na Fox Sports, que transmitiu ao vivo a vitória do bem cotado Adrien Broner, conhecido como "The Problem", sobre Emmanuel Taylor, numa luta que teve um desfecho sensacional
       Marrento, pegador e cheio de picardia, o campeão dos meio-médios começou fazendo suas habituais gracinhas, mas levou um grande susto, porque Taylor surpreendeu com um ótimo boxe, chegando a liderar no critério de pontos. Entretanto, quando faltavam apenas 20 segundos para o final dos 12 rounds, Broner acertou uma "bomba" no queixo do jovem adversário, que foi a lona. Levantou-se durante a contagem, mas a sua queda definiu a vitória por pontos do marrento "The Problem".

          Vem bronca por aí, na Seleção Brasileira. O lateral-direito Maicon foi cortado agora há pouco. A explicação dada pelo coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, é a mais estranha possível: "Maicon foi cortado por um problema interno." E mais nada.

O crescimento do PSOL

         Não sou um "expert" em política, mas sou curioso e gosto de observar detalhes.  E me surpreendi com o crescimento do PSOL. Especialmente por ser o partido que está concorrendo em maior número de estados do País para o cargo de governador.  Segundo o TSE, só no Amapá é que o PSOL não tem candidato, não sei porque razão.  Nos outros 26 estados o partido está tentando conquistar o governo.  Pra que se tenha uma idéia do que significa isto,  o PMDB, segundo colocado, só tem candidato em 18 estados.  Até já me disseram que "o PSOL será um novo PT.
          Gosto da candidata a presidência da República que o PSOL lançou. Além de gaúcha e linda, Luciana Genro tem instinto político. Está no seu sangue, a gente logo percebe. Me agrada muito mais o seu estilo do que o estilo da Marina Silva, por exemplo. 
           Mas engraçado, comecei a raciocinar em termos de Londrina. E me dei conta de que provavelmente não tenho nenhum amigo que seja do PSOL.  Pelo menos que eu saiba.

A novidade é Felipe Massa no pódio


         Desde maio de 2013 (no GP da Espanha) que o piloto brasileiro Felipe Massa não subia ao pódio. Subiu hoje, em Monza, com o terceiro lugar obtido no GP da Itália, numa prova que acabou terminando do mesmo jeito que começou, com os dois pilotos da Mercedes na frente e os dois da Williams vindo logo a seguir. A vitória foi do inglês Lewis Hamilton.
             Talvez o incidente da corrida anterior tenha mexido com a cabeça do vice-líder do campeonato Hamilton. O fato é que hoje ele vacilou na largada e acabou sendo ultrapassado por Nico, Massa e Kevin Magnussen, da McLaren. Mas o britânico reabilitou-se rapidamente e logo chegou ao segundo lugar, só atrás de Nico. E aí foi a vez o alemão "engrossar" e perder a liderança da prova. Parece que aquele incidente mexeu mesmo com os pilotos da Mercedes. Mas o fato é que mais uma vez eles ficaram com os dois postos de honra.
             E a regularidade conseguida por Massa em todo o percurso acabou garantindo o terceiro lugar para o "necessitado" piloto paulista. Mas além da boa colocação, ele teve outra notícia boa neste domingo: ficou sabendo, antes da corrida,  que está confirmado para permanecer na Williams na próxima temporada. Talvez isto até tenha influenciado na sua boa atuação na pista.
               O "mico" do dia quem pagou foi a Ferrari, dona da casa, que viu Kimi Raikkonen chegar apenas em nono lugar, enquanto Fernando Alonso nem completou o GP da Itália, com problemas mecânicos.
               Faltam seis provas para o Mundial 2014 acabar: Cingapura, Japão, Rússia, EUA, Brasil e Abu Dhabi.  Rosberg lidera com 238 pontos e Hamilton é o segundo, com 216. O campeão Vettel é apenas o sexto colocado, com 106. E o nosso Massa está em nono, com apenas 55 pontos.

O trôco merecido !

        A torcida do Flamengo esperou a chegada dos gremistas, ontem no Maracanã, e jogou latas de cerveja neles, acusando-os de "racistas". A Polícia teve muito trabalho para impedir que as agressões fossem mais violentas.
        Mas o trôco veio rápido. Lá mesmo, dentro do campo, o Grêmio ganhou por 1 a 0 e calou a boca do Maracanã lotado. E segue vindo mais trôco. Li agora mesmo as postagens dos gremistas que o UOL recebeu. O leitor Ernande Filho dá uma resposta muito interessante aos rubro-negros: "Hipocrisia desses flamenguistas, dizerem que a torcida gremista é racista, tudo por causa de seis torcedores. Tudo bem, mas cadê o corpo de Elizia Samudio, assassinada pelo Bruno, goleiro do Flamengo ? Então todos os flamenguistas são assassinos ?"
         Já o leitor Everton Silvbeira "pega" pesado:  "FLAlido...clubinho sem estádio, sem time, sem dinheiro, com dívidas milionárias e sem alma"