Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 9 de dezembro de 2017

Samir Namur é o novo
presidente do Coritiba



                      Com 37% dos votos, Samir Namur (foto)  é o novo presidente do Coritiba. O candidato da chapa "Coritiba do Futuro" foi eleito com 1070 dos 2885 votos para comandar o clube entre 2018 e 2020.
            A posse acontecerá na próxima quinta-feira (14), no Couto Pereira e a primeira missão do novo mandatário será colocar o Coxa novamente na elite do futebol brasileiro.
O que os espiões do Grêmio
descobriram no jogo de hoje


                      O adversário do Grêmio na semifinal do Mundial de Clubes será o rico Pachuca, um clube cheio de investidores, afeito a compra e venda de jogadores à bordo de muitos milhões de dólares e que tenta se projetar como grande força do futebol mexicano, apesar de sua pequena torcida.

                         Mas, a julgar pelo que se viu hoje  no Estádio do Zayed Sports City, na vitória suada, feia, arrancada à fórceps na finaleira da prorrogação sobre os voluntariosos e ruins marroquinos do Wydad Casablanca, o Grêmio só não vai à final do dia 12 se tudo der totalmente errado. Enfrentará um inimigo que terminou a partida com a língua de fora, ainda por cima.

                         Será preciso o Pachuca jogar muito bem. E o Grêmio, muito mal.  É improvável  que isso aconteça, ainda que tudo possa acontecer em futebol.

                        O Wydad Casablanca é um time formado só por marroquinos, à exceção do lateral-esquerdo marfinês Comara. Isso já diz tudo. Sem a bola, organização defensiva. Na hora de atacar, velocidade. O problema, no caso do Wydad, sempre foi a bola. Muita transpiração, pouca inspiração.

                         Mesmo o assim, o Pachuca quase se atrapalhou. Só fez 1 a 0 na prorrogação e com o Wydad já com um jogador a menos, pois o capitão Nakach foi expulso a 29 minutos do segundo tempo. Bem, mas isso não interessa mais.   O que importa agora é saber com o que se preocupar no Pachuca, a julgar pela partida deste sábado aqui em Abu Dhabi.

                                       Os Pontos Fortes  do Pachuca
                        O jogador a ser marcado é Urretaviscaya (foto), o camisa 10. Ele não tem a grife do japonês Honda, mas é daqueles armadores que colam a bola no pé e sabem chegar à frente. Joga preferencialmente pela direita, aliás onde fez a jogada do gol salvador, um cruzamento estilo passe para Guzmán.
                                         O toque de bola é interessante, especialmente se Sanchez ficar no time. É um baixinho habilidoso, que empurrou Honda para um lado e Aguirre por outro, deixando o veloz Sagal (ou Jara, mais fixo) na frente. Os volantes também não são brucutus. Sabem jogar, ainda que sem a qualidade do estilo de troca curta de passes do Grêmio. As cobranças de falta não entraram. Mas elas são um perigo. Uma das armas do Pachuca, tanto com o japonês quanto Urretaviscaya.

                                     Os Pontos Fracos
                   Por mais que seja celebridade no clube pelo passado de glórias (saiu de campo cercado por três seguranças mexi anos), o goleiro Oscar Pérez tem 44 anos e 1m72cm, o que já diz tudo. Qualquer cruzamento é perigo de gol. E qualquer chute bem dado de fora da área igualmente. Não tem mais a mesma mobilidade.
                A zaga é lenta. Os zagueiros Murillo e Martinez explodem em câmara lenta e perdem na velocidade. O lateral-direito Herrera, a menos que tenha feito a pior partida da sua vida contra o Wydad, é horrível. Fernandinho pode se fartar.
            O Pachuca marca mal. Os meias não são solidários e abrem espaços no meio-campo. Honda não ajuda na recomposição, na condição de estrela. E Urretaviscaya não é exatamente operário na hora de recompor. Os atacantes, igualmente não trabalham muito sem a bola. Os volantes ficam sobrecarregados, e por ali Luan tem tudo para comandar a festa. O cansaço. Os mexicanos terminaram o jogo extenuados, com a língua de fora. A prorrogação os deixou cansados e levando contra-ataques mesmo com um jogador a mais durante uma hora. O Grêmio, ao contrário, está de tanque cheio.


                         Vivianne Araújo está de namorado novo. O escolhido da atriz se chama Kainan Ferraz, já concorreu ao concurso Mister Brasil e é 22 anos mais moço do que ela . Agora, o moço está apostando na carreira de ator e fez curso na escola de Wolf Maya. O casal já circula junto.
Raí assume  com poder
 o futebol do São Paulo




                   Aos 52 anos, Raí sentou-se pela primeira vez na sala de imprensa do CCT da Barra Funda para falar sobre sua nova função no São Paulo.
                Ainda considerado um ídolo no Tricolor assume o cargo de diretor-executivo de futebol, antes ocupado por Vinicius Pinotti, que pediu demissão na última quarta.
               O ex-jogador já estava envolvido com o clube, fazendo parte do Conselho de Administração até então. Há grande expectativa em torno da mudança.  E Raí já deixou claro que se não tiver carta branca não permanecerá no cargo
As eleições do Coritiba 


                     A nova diretoria do Coritiba, que estará a frente do clube nos três próximos anos, está sendo definida neste sábado. As eleições no Alviverde começaram às 10 horas e se às 16horas, no Espaço Belfort Duarte, no Estádio Couto Pereira. Ao todo, quase 7 mil associados (6.578) do Coxa podem votar e terão a missão de escolher o melhor grupo para administrar o clube a partir de 2018.
            Três chapas estão concorrendo nas eleições do Coritiba. Samir Namur, da chapa Coritiba do Futuro, Pedro de Castro, da chapa Novo Coritiba, e João Carlos Vialle, da chapa Sangue Verde, estão disputando o pleito coxa-branca. Dentre todas as propostas das três vias, uma será em comum: conduzir o Verdão, já em 2018, de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.
                   Como a contagem será realizada feita manualmente, a tendência é de que o resultado seja divulgado somente no início da noite. Os três candidatos destacaram a importância da presença do maior número de associados possível que têm direito a voto para definirem o futuro do clube para o próximo triênio.
A morte de Vitor Gropelli





              O Londrina recebeu com muita tristeza a notícia no falecimento do monsenhor Vitor Gropelli, fundador do Instituto da Família, ocorrido ontem.   O sacerdote morreu o ser atingido por um Fiat Punto em Crema, na Itália, na tarde desta sexta-feira (8), aos 78 anos. O atropelamento aconteceu por volta das 17 horas (horário local) e, segundo o monsenhor Bernard Carmel Gafá, da Arquidiocese de Londrina, já estava escuro, devido ao inverno italiano. 

            Italiano de nascimento, Vitor foi ordenado padre em 1964 e sempre quis se tornar missionário, diz Bernard. Em 1972, veio para o Brasil com os padres do Pime (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) e atuou em Porecatu, na região de Londrina. Poucos anos depois, foi convidado por Dom Geraldo Fernandes para ser vigário geral da Arquidiocese de Londrina. "Neste tempo ele era coordenador da Pastoral Arquidiocese, professor de teologia no Seminário Paulo VI e muito dedicado ao movimento familiar", recorda Bernard. Foi nomeado monsenhor em 1984.

             Ele também escreveu vários livros, mas a maior obra, diz monsenhor Bernard, é o Instituto da Família, onde ele residia. "É um lugar muito bonito e construído principalmente com recursos próprios, que ele recebeu da família." Ele atendia como vigário na Paróquia de São José, em Rolândia, e também foi pároco da igreja Imaculada Conceição, de Londrina, por dois anos. 

                 Monsenhor Vitor voltou para a Itália há cerca de dois anos e apresentava Mal de Alzheimer. Ainda assim, voltava para o Brasil para visitar os amigos com certa frequência - a última vinda foi neste ano, quando celebrou entre amigos seu aniversário, em 8 de julho. "Podemos dizer que a Igreja de Londrina deve muito ao Monsenhor Vitor, que era muito entusiasta em sua missão, dava palestras em todos os lugares e é muito amado por pessoas de todas as paróquias", diz Bernard.
              Só três votaram contra
        Geraldo Alckmin no PSDB




              O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi eleito presidente nacional do PSDB na convenção da legenda neste sábado, em Brasília. Foram 470 votos a favor da chapa liderada por ele, contra apenas três contrários e uma abstenção. Para contemplar os grupos dos "cabeças brancas" e cabeças pretas, que disputavam o comando da legenda, foram criadas duas vice-presidências no estatuto. A primeira ficou com Marconi Perillo (GO). Ricardo Trípoli (SP) será o segundo vice.

              Para as demais vice-presidências foram eleitos o ministro Aloysio Nunes Ferreira, o governador Beto Richa (PR), os senadores Paulo Bauer (SC) e Flecha Ribeiro (PA) e os deputados Shéridan (RR) e Carlos Sampaio (SP). A secretaria-geral ficará com o deputado Marcus Pestana (MG) e a tesouraria com o também deputado Silvio Torres (SP).

             Foi acomodado ainda na executiva, como membro vogal, o prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, que insiste em enfrentar Alckmin em prévias para a decisão sobre o candidato do partido à Presidência. O prefeito de São Paulo, João Dória, também ficou como vogal.




Grêmio pega o Pachuca na estréia !





                   O Grêmio enfrentará o Pachuca, do México, nas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA.   A equipe mexicana venceu o Wydad Casablanca do Marrocos pelo placar de 1x0. O gol (fotos) saiu apenas aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando Guzmán subiu mais alto que todo mundo para anotar de cabeça. O jogo foi marcado por poucas chances de gol e baixa qualidade técnica de ambas equipes. Grêmio e Pachuca se enfrentam na próxima terça-feira (12) no estádio Hazza Bin Zayed em Al Ain.