Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vem aí a sua próxima atração !

 
                Se você pensa que vai descansar um pouco do desgastado futebol brasileiro, está enganado. No dia 2 de janeiro começa a Copa São Paulo de Futebol Junior, que no passado já foi uma grande competição, mas que hoje reúne um montão de times, a maioria tocado por empresários de jogadores.
  
                Serão 112 times (oito a mais que no ano passado) divididos em 28 grupos de quatro equipes. Serão utilizados 29 estádios de 27 cidades do Estado de São Paulo, com a decisão dia 25 de janeiro no Pacaembu. Duvido que eu consiga assistir a mais do que cinco ou seis jogos.
 
                Em 2015, o campeão foi o Corinthians, com o Botafogo de Ribeirão Preto em segundo lugar.

A "tal" Primeira Liga  está
   cada vez mais em baixa

 
                         O Cruzeiro já saiu da Sul-Minas, que agora só é chamada de "Primeira Liga". E tem mais clubes descontentes. É claro que será um torneio deficitário. O Inter quase pulou fora, mas por enquanto está "se segurando", certamente acreditando que o Grenal possa render um bom dinheiro. Porém os jogos contra Coritiba e Avaí serão prejuízos certos. O confronto gaúcho é a única atração do Grupo B.
 
                          E os outros dois grupos são piores ainda. No "A" estão Flamengo, Atlético Mineiro, América Mineiro e Figueirense. E no "C" os integrantes são Cruzeiro, Fluminense, Atlético Paranaense e Criciúma. Esta é o pior grupo, porque Cruzeiro e Flu estão em baixa e os outros dois não atraem grandes plateias.


É impossível governar assim !



           Se os números do Ibope são honestos, e eu acredito que sejam, não há como Dilma Rousseff continuar governando o Brasil. É realmente impossível.  Com apenas 9% de aprovação, a presidente está "sem chão".  Querem saber de uma coisa ?  Essa mulher é valente demais. Nenhum homem aguentaria tamanha  pressão. Estou começando a acreditar que "o cara mais macho deste país é uma mulher".
 
            Sempre acreditei no Ibope, mas a maior parte destes 70% que hoje estão contra Dilma, não acreditavam, quando esse  mesmo Ibope afirmava que ela seria eleita, antes e durante o último pleito. Diziam que o Instituto estava "comprado pelo PT", e outras coisas do tipo. Mas agora eles acreditam nos números.  Engraçado, não é ?
 
             Outra indagação: onde estavam estes 70% na hora de votar na última eleição ? Pelo menos 50% deles votaram na Dilma. Ou ela não teria sido eleita, não é mesmo ?  Repito: o Ibope está certo. Errado está o povo brasileiro, que não sabe mais o que faz.
 
 
 
             
Deu pra ti, Ceni. Tchau !



             Mas o goleiro Rogério Ceni não encerrou sua carreira ?  Então porque mantê-lo nas manchetes dos jornais, inclusive envolvido em polêmicas ?  Acho que o ex-presidente Carlos Miguel Aidar tem razão em algumas de suas colocações sobre o ex-goleiro.
 
            Rogério Ceni fazia questão de ser "o bom" no São Paulo.  Todos percebiam isso. Como era um bom jogador, todos toleravam. Mas agora que já parou, chega de "dar cartaz" pra ele. "Deu pra ti, Rogério", como costuma dizer a gauchada.
E lá se foi nosso Franchello !

 
                    Este foi mesmo um triste começo de semana, marcado pelo morte de Carlos Antônio Franchello.  No seu velório, no começo da tarde lá na Câmara, fiquei me lembrando desta mesma tristeza, sentida por ocasião da partida  de outros ex-presidentes do Tubarão, que foram nos deixando aos poucos.  Será que eles vão se reunir hoje à noite, lá no céu, pra conversar sobre o Londrina Esporte Clube ? Provavelmente sim.
 
                       Cada um a seu tempo, eles vão aumentando a nossa saudade. Que me recorde, desde que cheguei a Londrina, vi partir sete ex-presidentes do Tubarão: David dos Santos Filho, Jaci Scaff, Murilo Zamboni, José Carlos de Castro Costa (Zé Café) e mais recentemente, Mauro Viotto, Durval Dias Ribeiro e agora o Franchello. Na missa de daqui a pouco,  é por eles que vou rezar. Que estejam com o Bom Deus !  
CANÇÕES QUE FICAM PARA SEMPRE

"LOVE IS A MANY-SPLENDORED THING"

de: Sammy Fain e Paul Francis Webster 
                                                     
                                                                  com: Frank Sinatra

               


 
Quando o estimado amigo Hamilton Nassif (foto) gosta de uma música é porque ela é boa mesmo. Não é a toa que ele está aparecendo hoje pela terceira vez na série "Canções que ficam pra Sempre". E com mais uma canção daquelas que arrepiam a gente.
 
"LOVE IS A MANY-SPLENDORED THING" ("O Amor é uma coisa esplendorosa") foi escrita em 1955,  por SAMMY FAIN  e  PAUL FRANCIS WEBSTER, para ser a música de fundo do filme do mesmo nome. Foi uma das primeiras canções escritas para o cinema a se tornar número um das paradas de sucesso no mesmo ano.
 
Samuel E. Feinberg(foto a esquerda),  conhecido por Sammy Fain, nasceu em Nova York (em 1902) e morreu em Los Angeles aos 87 anos. Compôs músicas para mais de 30 filmes e ganhou dois Oscars de Melhor Canção, um deles justamente com "Love is a many-splendored thing".
 
Paul Francis Webster (foto a direita), que escreveu a letra da canção, também era de Nova York (1907), tendo morrido em Beverly Hills, na Califórnia, em 1984. Ganhou três Oscars e fez outras  canções maravilhosas, como "April Love", sucesso mundial com Pat Boone.
 



            Inúmeros intérpretes gravaram nossa canção de hoje, entre os quais The Four Ace, Jerry Vale e Nat King Cole. Versões em língua italiana também se destacaram com Nancy Cuomo, Neil Sedaka e Connie Francis. E Connie ainda gravou a música com sua letra original (inglês) e numa versão em alemão: "Sag, weibt du denn, foi Liebe ist".
                         Mas optei para o vídeo de abertura pela linda gravação do "eterno" Frank Sinatra

                 "O amor é a maneira da natureza de dar /  Uma razão para viver / A coroa de ouro que faz do homem um rei..."
                
                        ...Uma vez em uma colina alta e ventosa / Na névoa da manhã, dois amantes de beijaram /  E o mundo parou"
 

 
O filme "Love Is A Many-Splendored Thing", ou "O Amor É Uma Coisa Esplendorosa"   fez grande sucesso no mundo inteiro. Ganhou três Oscars em 1956: Melhor Figurino, Melhor Trilha Músical e Melhor Canção.
A história, passada em Hong Kong, na época da Guerra Civil da China, no final de 1940, conta a história de um repórter americano (interpretado por William Holden) que se apaixona por uma médica originária da China (vivida por Jennifer Jones). O filme foi escrito por John Patrick e dirigido por Henry King.
 
Com 102 minutos, "Love Is A Many-Splendored Thing" custou um milhão, setecentos e oitenta mil dólares. No lançamento oficial, "faturou" US$  4 milhões só nos Estados Unidos.
 
 
 
                                  
 
 
 
 



AS MELHORES DO FACEBOOK

 
 
Linda postagem que encontrei na página da amiga e ex-companheira de imprensa Ercília Fernandes.