Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 16 de setembro de 2012

Muitos problemas e vitória de Valdeno em Cascavel

       Na reabertura do Autódromo de Cascavel, a oitava etapa da temporada 2012 da Stock Car se transformou num verdadeiro caos. Quinze pilotos tiveram problemas com os pneus, diante da combinação de fortes curvas velozes para a esquerda e um calor fortíssimo. No final, a vitória de  Valdeno Brito (foto), um dos poucos a escapar do sofrimento com os pneus.


       Muitos carros rodaram na pista, que não recebia uma prova de categoria há 20 anos. A todo instante apareciam as vítimas com a borracha em destroços. O lider do campeonato Cacá Bueno foi um deles, rodando e sendo tocado Por Allam Khodair.
     Com Valdeno em primeiro, Julio Campos foi o segundo, Allam Khodair o terceiro e Átila Abreu ficou em quarto. Cacá Bueno continua liderando, com 115 pontos, e Ricardo Maurício é o vice-lider, com 113.

Cianorte está a um empate da Série C

         Confirmando  sua excepcional fase no Campeonato Brasileiro, o Cianorte derrotou esta tarde o Mogi Mirim, em pleno Estádio Romildo Ferreira, em Mogi, por 2 a 1. Foi um resultado sensacional, que deixou o Leão do Vale precisando apenas de um empate, no próximo domingo, para chegar à Serie C Nacional do ano que vem.
         Reinaldo e Thiago Santos fizeram os gols paranaenses, enquanto Franciel marcou para o Mogi, cobrando um penalti. Arbitragem do carioca Pathrice Walllace Correa Maia.

A festa de 105 anos de dona Canô

     
       A velhinha mais famosa da Bahia está completando 105 anos. Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, ganhou uma festa logo pela manhã em sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, que fica a menos de 100 km de Salvador. Uma multidão lotou a igreja. Bethânia e Caetano estiveram ao lado da mãe, que parecia feliz: "Não ligo pra essas coisas de idade não" - disse a aniversariante.
      Dona Claudionor Vianna Telles Velloso é seu nome de batismo. Dona Canô tem 1m60 e pesa apenas 45 quilos, mas permanece lúcida e com a saúde elogiada pelos médicos. Além de Caetano e Bethânia, ela tem outros cinco filhos vivos. Nicinha, que era a mais velha, morreu no ano passado. A matriarca tem ainda nove netos, seis bisnetos e mais de cem afilhados. A maior parte desta gente esteve na missa desta manhã. E todos queriam beijar a mão de dona Canô.


      

Desta vez, valeu a pena esperar

      Eu assisto a tudo o que passa de boxe pela televisão, mas já fazia um bom tempo que eu não via uma grande luta, como esta que o SporTV mostrou na última madrugada. Um grande combate e um resultado surpreendente, sobretudo justo. O argentino Sergio Martinez é o novo campeão dos pesos médios do Conselho Mundial de Boxe.

         
         O Thomas & Mark Center, em Las Vegas, estava praticamente lotado. Foram 19.186 pagantes e uma renda que superou a casa dos R$ 6 milhões. A grande maioria era de mexicanos, que foram na certeza de que o então campeão Julio César Cháves Jr. conservaria o seu título. Ele é filho do lendário Julio César Cháves, que foi campeão mundial em três categorias diferentes e até hoje figura no rol dos des maiores boxeadores de todos os tempos.  O Junior tem 26 anos e um cartel de 49 lutas, com 46 vitórias, sendo 32 por nocaute. Esta foi sua primeira derrota.


        Já o argentino Martinez (à esquerda na foto) é um veterano. Com 37 anos, ele já havia sido campeão dos médios. Antes da luta desta noite, tinha 50 vitórias em 54 lutas, com 28 nocautes. A minoria argentina (que não era pequena) vibrou com o desempenho de seu compatriota, que dominou praticamente todo o combate, mostrando mais técnica que Cháves e uma disposição impressionante. Arrebentou a cara do mexicano e ganhou por decisão unânime dos jurados. Mas no último assalto teve que suportar a pressão total do adversário e chegou a ir a lona, porém recuperou-se e resistiu os 25 segundos finais, garantindo a vitória.