Black Friday teve salto nas vendas
e queda nas reclamações
Parece que os brasileiros se renderam à Black Friday. Importada do comércio americano, a data de mega-promoções, celebrada na última sexta-feira pelo comércio, teve em 2016 seu ano de maturidade: as vendas pela internet cresceram 60% em relação ao ano passado e os negócios no comércio de rua e nos shoppings de grandes cidades.
" A Black Friday passou a fazer parte da cultura das empresas, que ampliam as promoções e os descontos em seus sites e nas lojas de rua, e dos consumidores, que se preparam para aproveitar a data"— analisam especialistas em marketing.
Neste ano, a data teve ainda a influência da crise econômica: como muitas redes de varejo não atingiram as metas de venda, as ofertas foram mais generosas e atingiram uma gama maior de produtos. Ao mesmo tempo, os consumidores, que passaram meses com sua lista de desejos na gaveta, aproveitaram para ir às compras.
O consumo estava represado, muita gente estava evitando gastar, e na Black Friday decidiu aproveitar as promoções. A promoção transcendeu o universo online: muitas lojas de rua e nos shoppings ampliaram o horário de atendimento e investiram pesado em propaganda, na tentativa de engolir uma fatia dos negócios.
As reclamações de propagandas enganosas, condições abusivas ou instabilidade nos sites que dominaram a Black Friday tupiniquim em anos anteriores — se repetiram, mas em menor grau.
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