Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                                        "  T  E  R  R  A  L  "

                         E  d  n  a  r  d  o


                       


 
Beto Araújo (na foto com sua linda esposa Jaqueline) é um amigo que fiz no Facebook, e que tem se revelado constante e inteligente. Natural de Nova Esperança-PR e formado em Direito  pela Universidade Estadual de Maringá, Beto hoje mora em Jandaia do Sul, onde é escrivão criminal do Fórum local. E é um homem apaixonado por música.
Sua escolha para a série "Canções que ficam pra sempre" foi excelente: "TERRAL", uma canção escrita e lançada pelo cearense EDNARDO, artista consagrado no Nordeste Brasileiro e em todo o País.
 
 
A beleza da canção TERRAL, lançada em 1973,  a gente curte no vídeo que abre esta postagem, com interpretação do próprio EDNARDO.  Vejam esta letra cheia de expressões forte e um final de arrepiar:
 
Eu venho das dunas brancas
Onde eu queria ficar
Deitando os olhos cansados
Por onde a vida alcançar

Meu céu é pleno de paz
Sem chaminés ou fumaça                         
No peito enganos mil
Na Terra é pleno abril
No peito enganos mil
Na Terra é pleno abril

Eu tenho a mão que aperreia
Eu tenho o sol e areia
Eu sou da América, sul da América
South America
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia
Eu sou do Ceará
Aldeia, Aldeota
Estou batendo na porta pra lhe aperriá
Prá lhe aperriá, prá lhe aperriá
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia
Eu sou do Ceará

A Praia do Futuro, o farol velho e o novo    
São os olhos do mar
São os olhos do mar, são os olhos do mar
O velho que apagado, o novo que espantado
Vento a vida espalhou
Luzindo na madrugada, braços, corpos suados
Na praia fazendo amor
 
 
Ednardo iniciou carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 70, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. E já de cara ganhou o Festival Nordestino de Música Brasileira. Nacionalmente, ele é conhecido como o compositor da música "Pavão Misterioso", que foi cantada em todo o País.
 

Uma carreira vitoriosa, que completou 40 anos há pouco tempo e hoje alcança projeção internacional, com suas músicas tocadas em vários países da América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Ednardo lançou 14 álbuns musicais e possui várias parcerias, chegando a mais de 300 canções compostas
 
 
José Ednardo Soares Costa Souza tem hoje 70 anos. Nasceu no município cearense de São Benedito, mas sempre esteve locado na capital Fortaleza. Ele atua também no cinema e no teatro, para os quais compõe inúmeras trilhas musicais.
O papel de Ednaldo no cenário musical cearense é importantíssimo. Ele contribuiu decisivamente para a promoção da cultura e dos artistas do Ceará.
E foi também protagonista do movimento "Massafeira", que reuniu grandes artistas cearenses na época da Ditadura Militar, em 1979, numa histórica participação.
Ele é pai da atriz, cineasta, produtora e apresentadora Joana Limaverde (foto).
 
Vários cantores da MPB vem interpretando as canções de Ednardo, entre os quais Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luiz e muito outros famosos.
Seus sucessos são muitos. Aqui no Sul, os mais conhecidos são "Pavão Misterioso",  "Terral",  "Ingazeiras",  "A Manga Rosa",  "Beiramar",  "Flora" e alguns outros.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário