Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

                                                       Chegou a vez das nossas

                              G  A  L  I  N  H  A  S



                                   GALINHA é o nome popular da ave "Gallus gallus domesticus". É certamente um dos animais mais domesticados do mundo. Acredita-se que o costume tenha começado na Ásia, mais precisamente na Índia, há cerca de 4 mil anos. E o mais curioso: 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Ou seja, tivemos um ancestral comum.
                                   Galinha e Galo são respectivamente a fêmea e o macho da espécie. Os juvenis são chamados de frangos e os filhotes de pintos, pintainhos ou pintinhos. Uma coisa é certa: 
   A GALINHA  É REALMENTE UM "BICHO AMIGO"
 
     
 
Existem 25 milhões de galinhas no mundo. Em alguns países  da África moderna, 90% dos lares criam galinhas, que são aves omnívoras, tendo preferência por sementes e pequenos invertebrados.
                    É uma ave de bico pequeno, crista carnuda, pernas escamosas e asas curtas e largas. As galinhas domésticas não costumam voar, enquanto as selvagens podem voar por curtas distâncias. Em alguns casos, as galinhas têm suas asas cortadas, para evitar fugas.

As galinhas são importantíssimas na alimentação, há muitos séculos. Além da carne, seus ovos são excelentes fontes de proteínas, ferro e vitaminas B, E e B12.
 
 
Surpreendentemente, as galinhas são animais curiosos e interessantes, e têm muitas vezes
 mais habilidades cognitivas do que gatos, cães e até alguns primatas. Ou seja, elas adquirem conhecimentos mais facilmente do que eles. Se poderia até dizer que são mais "inteligentes".
O galo é o primeiro animal a acordar, e canta para avisar ao galinheiro que está vivo e no comando de tudo.
Uma galinha pode até viver cerca de 15 anos, mas normalmente as nossas nos deixam com cinco/seis anos.
 
 
 
As galinhas não dependem do galo para produzir os ovos, mas a participação dele é imprescindível para que ocorra a fertilização deles. O macho fornece os espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que ocorra a fecundação.
O galo não tem um órgão reprodutor que se pareça com um pênis. Mas tem uma abertura chamada cloaca, que coloca próxima à cloaca da galinha e deposita o esperma no seu interior. O tempo de incubação é de 21 dias
 
 
Existem várias raças de Galinhas, como Amarela, Branca, Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Parda e muitas outras. E há ainda tipos exóticos, como a Galinha Silkie (que quer dizer sedosa). Elas foram encontradas no século 13, na China, e levadas pelos holandeses para a Europa. Podem ser encontradas em várias cores, tipo vermelha, dourada, azul, preta, branca e perdiz.
 
 
 


                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário