Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 30 de junho de 2015

    O maior ídolo dos adolescentes nos anos 50/60. E um compositor que conseguiu ver quatro grandes astros fazendo sucesso com canções suas: Buddy Holly, Tom Jones, Elvis Presley e Frank Sinatra. Mais do que isso: ele "explodiu" num teste, cantando uma canção de amor, "DIANA", que está  no vídeo abaixo.  Por tudo isso, ele é um dos maiores nomes da música

                                    P  A  U  L       A  N  K  A


                   

                                             Se você fizer uma pesquisa perguntando onde nasceu PAUL ANKA, mais de noventa por cento dos pesquisados dirão que foi nos Estados Unidos. Realmente, Paul é "Cidadão Estadunidense" desde 1990, quando recebeu o título. Mas Paul Albert Anka nasceu em Ottawa, Ontário, no Canadá, no dia 30 de julho de 1941.


                                              Descendente de sírios, filho de Andy Ankain e de Camelia Ankain, o nosso Paul começou a cantar no cortal da Igreja Ortodoxa Síria Santo Elias, lá mesmo em Ottawa. E como estudante da Fischer Park High Scool de Ottawa, fez parte de um trio chamado Bobby Soxers.


                                              Encorajado pelos pais, com 14 anos gravou "I Confess", que só lhe deu mais coragem para ir a Nova Iorque, em 1957, para fazer um teste para a ABC. E aí, ele surpreendeu o mundo, cantando uma canção de amor que fizera para uma babá, Diana Ayoub. A canção "DIANA", colocou instantaneamente aquele menino de apenas 16 anos no estrelato.
                                              Diana é uma das canções mais vendidas da história da música, e fez inclusive enorme sucesso no Brasil, numa versão para o português, cantada por Carlos Gonzaga, que aliás já passou aqui por esse espaço do blog.  E até hoje, as pessoas adoram esta canção maravilhosa, como se pode ver no vídeo acima, gravado em 2013.  O mundo adora Diana e Paul Anka.


                                             Mas Paul Anka não era um compositor de uma só música, como pensaram alguns quando ouviram "Diana". E ele provou isso escrevendo  "It Doesn'tMatter Anymore", grande sucesso de Buddy Holly;  o tema de Tonight Show do comediante e apresentador  Johnny Carson;  o maior sucesso de Tom Jones ("She's A Lady"); e "My Way", canção que estourou com Elvis Presley e Frank Sinatra.


                                                A partir dos anos 60, Paul Anka começou a atuar em filmes e a escrever músicas para eles, mais notavelmente o tema de The Longest Day. E paralelamente, se tornou um dos primeiros cantores de pop a se apresentar nos cassinos de Las Vegas. O mundo inteiro queria vê-lo e ouvir suas canções.
                                                 E nos anos 80, Paul Anka fez dueto com Peter Cetera na canção "Hold Me Til The Morning Comes", que fez parte da Trilha Sonora da novela Guerra dos Sexos, em 1983.


                                          Atualmente, com 73  anos e um patrimônio estimado em US$ 60 milhões, Paul Anka vive com a esposa Anna Anka num apartamento em Ottawa, sua cidade natal. Tem um filho, Ethan Anka ,e cinco filhas: Amanda, Anthea, Alexandra, Amélia e Alícia Anka.




 










Nenhum comentário:

Postar um comentário