Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

 
ZIZI POSSI E A INESQUECÍVEL
 "ASA MORENA"
 

                   Parece que foi ontem, mas já se passaram quase 33 anos desde que o Brasil inteiro cantou uma música criada por um compositor gaúcho, nascido em Canoas, na Grande Porto Alegre, e que só era conhecido na capital sul-rio-grandense. Seu nome era José Luiz Fernandes, mas todos só o chamavam pelo apelido: "Zé Caradípia" (foto à esquerda).  E a música era "ASA MORENA". 
                   A linda canção acabaria se tornando o maior sucesso de uma cantora controvertida, que alternou momento expressivos com fases de baixa: ZIZI POSSI.  Ela teve outros grandes sucessos, como a música italiana "Per Amore" e pelo menos outras seis ou oito melodias que figuraram nas paradas.

                     Particularmente, acho que o prejudicou sensivelmente a carreira de Zizi Possi foi o seu envolvimento sentimental e sexual com a também cantora Ângela Ro Ro, marcado por alguns escândalos e explorado intensamente pela imprensa.
                    Anos mais tarde, Zizi  passou por um duro processo de depressão, tendo que se afastar dos palcos por cerca de três anos. Mas "Asa Morena" nunca foi esquecida.
                     Zizi nasceu em São Paulo como Maria Izildinha Possi, descendente de italianos do bairro do Brás, típico reduto da colônia. Ela hoje tem 58 anos e é mãe de Luiza Possi, uma das melhores cantoras brasileiras da atualidade.
                      Zizi Possi continua cantando MPB, pop, acústico e rock progressivo.  Confira a sua linda interpretação para "Asa Morena".

Nenhum comentário:

Postar um comentário