Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Futebol londrinense morre mais um pouco

         A morte de Ticão, ocorrida ontem em Curitiba, matou mais um pouco o futebol londrinense, já tão carente de gente que realmente saiba mexer com a arte de descobrir e revelar jogadores. Com problemas de circulação, Aliomar Mansano sofreu uma parada cardíaca e nos deixou aos 65 anos. Ele trabalhava no Atlético Paranaense, mas continuava sendo londrinense de coração.
        As maiores revelações do futebol londrinense passaram por Ticão, desde Everton, Sergio Peres e Nivaldo, no fim da década de 70, passando por Adalberto e chegando a Kleberson, Dagoberto, Fernandinho, Jadson e vários outros.
                     
        Em Londrina, Ticão destacou-se no Tubarão e no PSTC. Fora daqui, trabalhou no Cruzeiro de Belo Horizonte e no Atlético, com o qual tinha vínculo até agora. Mas o Brasil inteiro conhece o trabalho de Aliomar Mansano.
          Eu conheci Ticão na década de 60. Ele era o goleiro do "Corinthinhas Londrinense", time que brilhou no futebol amador de Londrina e foi campeão estadual (Taça Paraná).  Me tornei amigo dele, como também sempre privei da amizade de seus irmãos Osmar Mansano (ex-diretor do Londrina) e do saudoso Neymar Mansano (ex-gerente do Banco do Brasil e presidente da AABB). Uma família muito querida.
        Pelo twitter, Fernandinho e Jadson, já lamentaram a perda do "segundo pai". Jadson escreveu: Que você descanse em paz, meu amigo, meu pai, meu parceiro. Muito obrigado por você ter existido em minha vida !"
        O Clube Atlético Paranaense, por meio de uma nota oficial também já manifestou sua tristeza e agradeceu "pela dedicação durante anos de trabalho no Rubro-Negro".  O clube responsabilizou-se por todas as despesas, tanto junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças, como no transporte do corpo para Londrina. Ticão está sendo velado na Acesf e será sepultado amanhã às 17 horas, no Cemitério São Pedro.
         Seu legado é inesquecível. O futebol de Londrina deve muito ao trabalho que Ticão desenvolveu. Como muitos outros abnegados, certamente não foi reconhecido como merecia ser. Descansa em Paz, meu irmão !
     

Um comentário:



  1. ALIOMAR MANSANO-(TICÃO)---Um nome para ser perpetuado na História do Londrina E.C.!!!!


    Hamilton Nassif-10/01/2013

    ResponderExcluir