Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia de homenagear os músicos

       Dizem que Santa Cecília cantava com tanta douçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Pois ela é a padroeira dos músicos.  Nascida de numa família nobre que viveu em Roma no Século III, ela mostrou-se decidida desde pequena a viver como monja. Apesar de seus pais a terem dado em casamento a um homem chamado Valeriano, ela acabou convencendo o noivo a respeitar-lhe os votos e a seguir a sua fé. Valeriano fez o mesmo com o irmão Tibúrcio o amigo Máximo. E os três rapazes acabaram sendo martirizados pouco tempo depois. Prevendo que lhe aconteceria a mesma coisa, Cecília distribuiu aos pobres tudo o que possuia.
       No ano 230, no reinado de Alexandre Severo, Cecília foi presa e condenada a morrer queimada. Porém,  ficou um dia e uma noite exposta ao fogo e nada lhe aconteceu. Nem um ferimento. O carrasco recebeu então ordem para decapitá-la. Mas em seu primeiro golpe também falhou. Entretanto, ela acabou morrendo e, na casa em que residia foi mais tarde construida a Igreja de Santa Cecília, uma das mais notáveis de Roma.


        Embora apenas um limitado número de pessoas seja reconhecido oficialmente como músico, muita gente nasceu com este sublime dom de cantar ou executar um instrumento musical. E é a todas estas pessoas que desejamos homenagear neste 22 de novembro, data em que se comemora o Dia do Músico. Que Santa Cecília derrame sobre elas cada vez mais talento e sensibilidade. E que a Música continue embalando o mundo por toda a vida. 
                                                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário